Qual a melhor câmera para iniciantes?

Olá a todos!
Amo fotografia desde que me conheço por gente, tiro fotos e sempre procuro o mais belo para capturar mas somente com o básico que é meu celular. Quero trabalhar um dia com fotografia mas sei que tenho muito a aprender.
Economizei e pesquisei aparentemente a Rebel T7 me parece uma boa, mas como não conheço achei melhor perguntar…
:ponder:

Sugiro ver esse video do Vergnalia; boa referência no youtube.

Pra aprender, estudar e quer comprer nova?

Canon T100 ou t7. T100 mais barata e pra inciar tem tudo que precisa.

https://www.loja.canon.com.br/pt/canonbr/camera-eos-rebel-t100-com-lente-ef-s-18-55mm-f-3-5-5-6-iii-reembalada-ec

Acredito que a melhor câmera pra iniciar nos estudos da fotografia é a que seu dinheiro pode pagar. Tem de 400 a 1.000 reais - compra uma DSLR da Canon ou da Nikon usada tipo T3i, Xti, ou D40, D60, D3100.

Tem entre 1.000 a 2.500 - Canon T100 ou T7

Tem acima de 2.500 - SL2 usada, 80D usada, T7i ou SL3 novas.

Se for falar a melhor das the best é a d5600. Ou d3500 mais barata

Essa linha D5X00 da Nikon tem câmeras muito simpáticas, pequenas e com boa ergonomia para o meu gosto. Porém nunca as indico por duas omissões estranhas nessa linha: não fotografam com flash em High Speed Sync e não são capazes de controlar um flash externo pelo flash pop up. Está certo que, neste segundo caso, quase ninguém usa o pop up para ativar um flash externo na prática; mas serve para aprender a usar um flash externo, fazendo algumas experiências em casa ou num estúdio pequeno. Então, como a criadora do tópico expressou desejo de aprender, quando chegar na parte de aprender a usar o flash já vai ter que lidar com essas limitações chatas e bem inconvenientes.

São características, mas acho que a Canon tem muito mais limitações.

Cada uma tem pontos positivos e os destaques.
Canon câmeras e lentes baratas. Tem uma 10-18mm 24mm 40mm 50mm e 85mm acessíveis.

Nikon iso alto melhor, mais pontos de foco e vários cruzados, lentes mais caras mas bem melhores que as baratas da Canon. Possibilidade de usar iso preferencial e máximo como os terços dos isos, melhor recuperação de sombra, sensores top de linha. Tem três lentes incríveis a 18-55af-p, 35mm 1.8 dx e 50mm 1.8g

Essa é uma decisão complicada.

Só vi da maioria dos usuarios que foram da canon pra nikon muito satisfeitos e os que foram de nikon pra Canon com saudades.

Já usei bastante os dois sistemas. Falo sem fanboyzises

A melhor câmera para iniciante é aquela que cabe no bolso e que permite fazer os controles manuais. Sem mais… :ok:

Certamente você tem mais conhecimento do que eu. Por exemplo, quanto às lentes Nikon não sei nada. Ressaltei esse detalhe porque quando iniciei no hobby há uns 5 anos quase peguei essa linha da Nikon. Por detalhes fui na 70D e só quando comprei um flash e fui estudar sobre o assunto que fiquei sabendo dessas limitações nessa linha da Nikon e dei graças a Deus de não ter comprado.

Mas, como você disse, cada uma tem prós e contras. Li uma vez que a Nikon faz a medição na mesma área em que faz o foco (é isso mesmo?) e achei isso muito mais razoável que a Canon que avalia a exposição só no centro do quadro.

Enfim… Tudo tem o lado bom e o lado ruim. Mas opções boas não faltam.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Essa vou deixar pro Ernesto responder.

Vixe… [emoji23]

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Uma câmera com micro ajuste de foco também é uma boa opção, se tiver problema não tem que trocar de câmera por isso…

Na época desisti da linha D3000 e D5000 por causa do HSS que era fundamental pra mim. Até minha antiga Canon Xti tinha suporte ao recurso HSS dos flashs, pra quem faz ensaio externo de dia é fundamental HSS ou filtro Nd variável.

Outro ponto fraco da Nikon (Nikonzeiros detestam a verdade kkkkk ) é o lance das câmeras com e sem motor de foco, coisa que a Nikon só corrigiu na série G. Ter autofoco na lente é muito mais rápido e efetivo do que feito apenas pelo corpo da câmera. Tanto que se espetar uma lente D numa câmera que tem motor de foco e depois espetar a G, fazendo o foco pela lente a diferença de velocidade é muito melhor pra G.

A Canon tem mil defeitos, a Nikon também, e ambas tem muitas qualidades. Tem uns vídeos antigos no canal do Tales que ele cita algumas vantagens e desvantagens em geral da Canon e Nikon, achei bem interessante e concordo com a maioria dos pontos.

Sobre o tópico: eu acredito que qualquer câmera DSLR da Canon ou da Nikon pra quem tá começando a aprender fotografia serve tranquilamente. O único fator é o seu orçamento… como disse, se tem menos de 1.000 reais, terá que comprar uma câmera usada, entre 1.500 a 3.000 poderá pegar uma nova mais básica.

Acima de 3.000 dai entramos em APSC mais avançadas como a linha D7000 da Nikon (gosto muito da D7200, acho uma das melhores câmeras da Nikon) e a linha 80D-90D da Canon (que tem construção e qualidade de imagem muito boas também). Mas ai você terá que desembolsar um pouco mais de grana.

Acima dos 4.000 reais começamos a adentrar no terreno das câmeras Fullframe. Mas ai é outro nível de investimento; eu acho que não compensa pra quem tá começando iniciar com uma Fullframe. Uma câmera fullframe não vai melhorar suas fotos se você não souber a técnica, iluminação, foco, balanço de branco, etc.

Já que falou nisso bateu saudades da Xti, cara , se há uma crítica à Canon é que como ela fazia umas cores legais nos sensores até 2009-2010. Gostava demais dela.

Sobre isso aqui … eu acho que as pessoas não entenderam. Quem veio do filme entendeu e apoiou.

Vamos lá. Tem que ver o fator histórico.

Quem veio do filme tinha coleções de lentes e a Nikon deu o benefício de adquirir apenas o corpo e manter as lentes.

A Canon inutilizou toda a linha antiga e você era obrigado a comprar uma câmera digital e atualizar todas as lentes.

Se você se colocar na pele de quem tinha lentes maravilhosas FD ficaria frustado com a Canon.

Já o HSS eu não sinto falta pro meu trabalho dar certo, mas sim deveria ter.

Para mim a linha Rebel sempre foi melhor que a série D3xxx ou D5xxx da Nikon para o objetivo de aprendizagem.

Colocando ainda o fator liquidez, mercado de usados, etc… Eu tentaria pegar uma T4i ou T5i mesmo. O ideal era já conseguir uma SL2 ou T6i por conta do sensor e alguns outros features mais modernos.

Problema que as T4i e T5i tão super valorizadas… por aqui difícil encontrar T5i em bom estado com a lente do kit abaixo de 2000 reais… já as D3200 você encontra fácil na faixa de R$1000,00

Mas não se esqueça que quem concorre mesmo com T4i e T5i é a D5200/5300.

A D3100/D3200 tá entre uma T5 e T5i com tamanho de SL1/SL2.

Sempre indiquei as Rebels da Canon para aprendizado e até mesmo pra uso profissional. Já fotografei muito corridas de rua com T2i, T3i, e sempre tive bons resultados. Minha T2i antiga já tomou até respingos de água e sobreviveu rsrsrs.

Sobre a T5i, sempre achei muito valorizada, assim como a T3.

Tá ai, sempre achei a D3100 e 3200 super valorizadas. No mercado de usados, tem opções bem melhores na linha da Nikon, como a D90 por exemplo, sempre gostei mais. Lembrando que D3000 e D5000 não possuem motor de foco na câmera e nem HSS, recursos que pelo menos pro meu uso me fizeram optar pela Canon. Mas quero pegar uma Nikon antiga pra brincar ainda rs

Verdade… nesse ponto tens razão… a D5100 estou achando na faixa de 1000 e pouco também, já a D5200 é mais cara.

O fato de eu ter comparado os modelos é pelo fato de a Nikon já ter entrada pra microfone externo enquanto a Canon só dispõe disso na linha Txi …

Estou procurando uma câmera básica e barata para meu irmão, que permita fotografias com mais qualidade que o celular e também fazer vídeos (que a maioria consiste dele falando sobre indicadores e economia) para a empresa dele… mas o mínimo que precisa é fazer full hd e ter entrada pro microfone de lapela que ele inclusive já tem.