Oi pessoal, tudo bem? Sou novo aqui, mas acompanho o fórum faz um tempo!
Há tempos quero comprar uma câmera nova, e acho que agora é o momento certo. Irei viajar de férias para Maceió nos próximos dias e gostaria muito de levar uma câmera para fotografar os momentos nesse período. Já tenho certa experiência com câmeras e gosto muito de fotografia num geral, desde pequeno. Fiz faculdade de design gráfico e tive algumas disciplinas de fotografia durante o curso, utilizando principalmente uma Nikon analógica na época (modelo F-301 / N2000), pelo qual sempre fui apaixonado. Porém, apesar disso, ainda não tive oportunidade de utilizar uma DSLR ou mirrorless, e acho que agora é o momento! Lembrando que não pretendo utilizar a câmera nova somente para a viagem e deixar ela parada depois… Pretendo seguir com esse hobby e, de repente, fazer até alguns trabalhos profissionais no futuro.
Sendo assim, que câmera vocês me recomendariam para essa viagem à Maceió? Gostaria de uma opção que atendesse meu uso mesmo após a viagem.
Pensando em câmeras compactas, pensei na Fuji X-T2 ou X-T3 (principalmente por ter os dials que lembram as câmeras analógicas, os quais sempre gostei), ou então em algum modelo da Sony, como a A6500 ou alguma A7II ou coisa assim. Tinha até pensado em comprar uma GoPro Hero 8 Black, mas acho o valor muito elevado para o que ela pode entregar em termos de fotografia… O que me chamou atenção nela foi justamente o tamanho compacto, que seria fácil para levar em praias e etc. Meu foco é principalmente em fotografia, mas seria interessante se a câmera também fizesse vídeos com boa qualidade!
Não precisaria de um modelo full frame agora, talvez mais para o futuro. Mas prezo pela qualidade de imagem! Por isso, pensei nas Fuji.
Em relação as lentes, acredito que uma de kit em um primeiro momento, como a 18-55, já iria me atender nessa viagem. Abs!
Para este fim acho imbatíveis as m4/3… as lentes são muito compactas. Um kit com uma Pana m4/3 + 12-35mm f2.8 Pana + 35-100mm f2.8 e + uma prime 17mm f1.7 é um ótimo kit para viagem, muita qualidade de imagem e ainda assim compacto.
As Fujis atenderiam muito bem na relação qualidade vs tamanho. Mas eu não iria nos modelos que vc comentou pq não são tão pequenas assim. Iria de xt20/xt30 que essas sim são compactas e acredito que mais indicadas pra viagens.
Fuji XT 20-30, tamanho compacto. Com a Lente 27mm cabe num bolso largo ou pelo menos não pesa num strap em volta do pescoço
Não gosto muito do “Look” das fotos de gopro, pra quem fotografa esporte e movimento já acho outros 500
Se não tiver pretensão de fazer o upgrade para FF, hoje em dia eu acho que as Fujis são as melhores, especialmente as que o pessoal mencionou aí em cima.
Mas mesmo no dentro do ecossistema Fuji, as mais avançadas hoje fazem frente a muitas FF em diversos quesitos.
Cara eu carrego minha Fuji X-E1 pra todo o canto, pequenininha.
Acho que uma X-E2/3 ou T20/30 seriam o ideal pra vc. Com uma XC 16-50, que é de plástico, leve, simples, barata e tem a mesma qualidade (óptica) que a 18-55, que a grande vantagem é a construção, abertura e estabilização.
Se combinar esses corpos com 18mm e 27mm pancake, cabe até no bolso hehe.