Como eu começei a fotografar com minha nova XSI a pouco tempo, ainda faço confusão entre as lentes e seus ranges! Pincipalmente com as lentes fixas!
Por exemplo… a diferença entre as grande angulares, zoom, e standards eu sei… mas para que serviria uma 85mm ou 50mm, 70mm, 30mm fixas ? Qual tipo de fotografia ? Produto, retratos etc …
Grande angular tem um ângulo aberto na frente da câmera. Por exemplo, uma lente 50mm capta a imagem 46º na frente da câmera. Uma 17mm abre o ângulo para 104º (o ângulo fica “grande”).
Uma lente com zoom aumenta ou diminui a imagem. Por exemplo: uma 17-40, aumenta a imagem da angular de 17mm para uma normal de 40mm, cobrindo todo o intervalo, de 17 até 40. Uma imagem em 40mm será muito maior que a imagem em 17mm (regra de 3).
Lentes fixas não variam o tamanho da imagem projetada (exceto se você se aproximar ou afastar do objeto).
Em geral as fixas têm melhor qualidade que as zoom, e em geral as zoom são mais caras.
Mas tendo uma lente 18-250, por exemplo, você terá grandes distorções MAS não precisará trocar a lente se você quiser “aproximar” o objeto (fechar o ângulo).