Vou pedir mais uma vez a ajuda de vocês…
Vou comprar uma câmera para a minha mãe, e não sei qual é a melhor opção. Não precisa necessariamente de controles manuais, algumas opções de cenas pré-programadas já resolvem o problema. Ela faz muitas trilhas e viagens ecológicas, e gosta de fotografar as paisagens naturais que conhece nessas viagens. Estava pensando em uma câmera com 3 ou 4 Mp, com zoom óptico de 3x…
Inicialmente pensei nas Axx da canon.
O que vocês me recomendam?
Olá Bruno,
para trilhas e naturezas aconselharia um zoom um pouco mais potente.
A Canon A510 é uma excelente máquina com 4x zoom, relativamente barata e com controles manuais, porém zoom digital nunca é demais.
Dê uma olhada, claro que dependendo do seu bolso, nos modelos superzoom da
- konica minolta: Z1, Z2, Z3, Z5, Z10, Z20…
- ou nas Panasonic´s FZ4, FZ5, FZ10, FZ20…
alguns modelos possuem até 12x zoom, estabilizador de imagens, etc…
abraço,
Melhor custo x benefício atual … Fuji S5100 … 4 megapixels … controles desde totalmente automático com boa qualidade até totalmente manuais … e um belo zoom ótico de 10x … ótimo para quem faz caminhadas, trilhas e tal … e tem tb um visor eletrônico real.
Pois é, mas acho que essas Minolta e Panasonic seriam um pouco além do que ela vai usar… claro que tem a questão do superzoom, mas por outro lado são maiores, mais pesadas (e mais caras hehehe). Como ela sempre fotografou com uma automática de filme, bem comum, e só agora disse que “seria bom uma máquina com zoom”, acho que 3 ou 4x poderiam ser suficientes. O lance é amador mesmo: fotografar, imprimir (sem nem utilizar PS) e mostrar para a família e para as amigas… De fato, estou pensando mais na faixa da A510, A75, A85 ou A95.
De qualquer forma, obrigado
Abraço!
A A510 substituiu a A75, e a A520 substituiu a A85… Aliás, A75 e A85 saíram de linha, agora é só A510, A520 e A95. A Fuji S5100 pelo que tenho visto tá custando o mesmo que a A95, e às vezes até mais em conta, mas realmente ela é maiorzinha… Considerando que não queres pagar muito, que tamanho reduzido é importante e que um zoom óptico de 4x (140 mm) satisfaz, então sobraria a A510 mesmo. Vantagem é que ela é bem mais leve que a A75 também, e um pouco menor.
Embora eu não seja um grande fan da Olympus Verve, pelo que entendi o sentido de natureza de que você fala não é de zoom poderoso e sim paisagens, uma câmera resistente a quedas e talvez chuva. A Verve é pequena, tem diversos modos pré-programados, um excelente macro, um excelente lcd visível mesmo em dias de mt luz, resiste à àgua, corpo resistente em metal e o preço está razoável, em torno de U$220 no exterior e R$950 aqui.
Uma outra vantagem, com apenas U$70 compra-se o underwater case dela (o mais barato do mercado) e se pode usar em mergulhos ou dentro d’água.
Contras: bateria acaba logo (uma extra resolve), apenas 35-70mm de zoom (2X), não possuí visor apenas lcd, e a imagem parece um pouco over-processed (embora seja de boa para muito boa qualidade para uma câmera desse tamanho), não é ruim, só fornece uma imagem mais pronta, dependendo do ponto de vista pode ser algo bom.
Acabei de falar com ela, e talvez o tamanho não seja muito problema… Estava pensando que uma câmera com estabilizador de imagem poderia ser uma boa para ela. Pelo preço, o que acham da Canon S1 IS e da Panasonic FZ3?
Ps: Guss, valeu a dica, mas acho que zoom de 2x acaba sendo muito pouco…
Tamanho n sendo problema acho que iria de FZ5 ou S5100 da Fuji.
Provavelmente S5100 levando em conta a diferença de valor.
Mas a S5100 não tem estabilizador, né? Se tivesse, também acho que seria a melhor opção, principalmente pelo preço. A FZ5 já estoura o orçamento…
As duas que eu citei (Canon S1 IS e da Panasonic FZ3) são muito fraquinhas?
Acho a S1IS fraca, a FZ3 não, mas não gosto de câmera prata e sou suspeito p falar. Mesmo gostando do estabilizador (já estou na segunda Panasonic e já tive Fuji, então acho que tenho algum crédito) eu iria de Fuji, não tem estabilizador mas está mais próxima de uma FZ15 que de uma FZ3 e custa bem menos. Mas aí vai do gosto pessoal tbm, acho que as duas são ótimas escolhas, já a S1IS só optaria se o modo de vídeo fosse necessidade pq como câmera acho inferior.
É, dei uma olhada agora em alguns reviews e eles não foram muito “amigáveis” com a canon, não. Parece que ela tem um problema considerável com foco e algumas outras coisinhas…
Acho que fico entre a FZ3 e a S5100 mesmo. Só tenho que decidir sobre a relevância do estabilizador para escolher, mas aí é mais - como você disse - uma questão pessoal mesmo.
Sobre preço, vou ver agora com o André (Fotohennemann), mas acho que a diferença entre as duas não deve ser muito grande.
Bom, é isso.
Valeu e um abraço!
Bom, fui dar idéia para ela, e ela se “apegou” ao estabilizador. Só que não estou conseguindo encontrar a FZ3 (o André não está trabalhando com ela). Alguém conhece outras opções de máquinas com estab. na faixa de preço da S5100?
Bruno.
No caso da máquina que sua mãe irá utilizar eu aconselharia a série A da Canon e a P da Sony. Tanto pelo conjunto de recursos e facilidade para uma pessoa.
Bem como a resistência delas… elas aguentam uma queda, água, garoa e afins.
Abraços
André
Olha para trilhas eu até recomendo uma resistente a água como a Olympus Verve, que atende ao perfil que vc está procurando.
Ma se tiver interesse tenho uma X-31 que tbm é ultra compacta e tem Zoom ótico de 3X aqui para vender.
Não tem Bruno… A ultrazoom com estabilizador mais em conta, é a Canon S1 IS mesmo, que sai uns 400 dólares na A1 Nettrading. A Panasonic FZ3 ao que tudo indica saiu de linha, dando espaço pras novas FZ4 e FZ5. Aliás, talvez dê pra encomendá-la na A1, verifique… Já as demais (FZ5, FZ15, FZ20, Canon S2 IS) parecem estourar o orçamento. Lembrei agora de uma outra possibilidade: a nova Panasonic LZ1. Ela tem 6x de zoom óptico (37 - 222 mm), com estabilizador de imagens. Ela realmente tem só metade do zoom das ultrazoons, mas por outro lado é bem menor (veja aqui), e custa 249 dólares na B&H. Talvez a A1 a venda por volta dos 300 dólares, é uma opção bem interessante, já que não é nenhum trambolo, tem bom zoom óptico, estabilizador, e custa menos. Então falando dos modelos da Panasonic, eu veria estas que se encaixam no orçamento: FZ4 e LZ1. Olha na loja da MTT Trading, no Paraguai (não tem nenhuma das duas, infelizmente): MTT Trading
Obrigado a todos pelas sugestões! No fim, fui de A520 mesmo, e acho que ela vai gostar bastante. Encomendei com o André, e assim que chegar eu posto aqui para dizer como foi tudo (acho que é fundamental essa troca de informações sobre vendedores desse ramo estar sempre atualizada).
Novamente obrigado e um
abraço atodos!