Gostei desse artigo…
Aproveita e coloca qual sua lente preferida para street e por que?
Eu gosto muito da 24mm e 28mm, é muito mais fácil de enquadrar e qualquer elemento indesejado nas bordas da para cortar de boa sem perder muito a noção angulo e as vezes de proximidade que as grande angulares dão, já a 35mm eu acho uma lente muito difícil de trabalhar, é preciso ter um noção muito grande de espaço, pq é como o rapaz fala no video no min 4:27 as vezes fica muito apertado.
E de quebra uma 24mm @f11 te dá uma hiperfocal com foco em menos de 2m.
DoF calculadora:
https://www.cambridgeincolour.com/tutorials/dof-calculator.htm
Não costumo fotografar na rua, mas seu post me lembrou dessa calculadora aqui, a “oficial” do fórum:
Gosto do campo de visão de 46 graus, que a 50mm oferece em full frame ou 28mm em APS-C (Canon) ou 33mm nas outras marcas.
Às vezes, quando me sinto tímido demais e não quero muito contato nas ruas, vou para um ângulo mais fechado, 28 graus: 85mm (FF) ou 50mm (APS-C).
Ângulos mais abertos do que 46 graus é para quem é “muito destemido” nas ruas. O que, definitivamente, não é meu caso
Cara sendo bem sincero, se fosse escolher apenas uma lente pra fotografia de rua, seria no Fullframe a 40MM EF 2.8 . Pensa numa lente versátil que não é nem “wide” demais, nem “estreita” demais. A 50MM na Fullframe também fica show.
No Crop, embora ache por exemplo a 24MM 2.8 da Canon uma lente excelente, prefiro os 28MM que dá a equivalência de 42 (Sony, Nikon e Fuji APSC) e 46MM na Canon. Acho um ângulo extremamente favorável . Como uso lentes mecânicas, a 28MM me atende muito bem quando saio com uma cropada.
Exemplo de 28MM na Cropada:
Image08 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr
Tem razão Cheferson.
A 40mm dá o “verdadeiro” ângulo normal em full frame. E ainda tem o custo favorável dela e da 24mm.
Eu vou em duas direções, gosto muito de 24mm, mas gosto também de teles, 85mm talvez, para pegar expressões sem ser tão invasivo.
Sim e é importante também levarmos em conta qual sensor de câmera se está usando. Se formos falar de APSC, uma 24MM vai pra algo em torno de 35-38MM e a 50MM fica algo em torno de 80MM . Então um combo 24 + 50 FF (35 + 80 APSC) daria uma boa combinação.
Eu gosto muito da 28MM pois dá um ângulo muito bom no Fullframe e bem normal no APSC (42/46MM) . Mas cada um tem seus gostos kkkk
Por muito tempo usei 50mm no APSC , que sempre me pareceu ser a visão normal. Sempre gostei de fotografar corpo inteiro, meio corpo, detalhes.
Tambem usei muito 24 mm no APSC que sempre me pareceu oferecer efeitos muito diferentes da 50mm conforme a perspectiva. Apesar de ter muitas fotos que gosto, eu enjoei dessa distância focal no aps c. Talvez eu desaprendi. No FF a 24 quando emplaca, na minha opinião a foto fica lindíssima. Mas eu particularmente detesto fotos de momentos muito encenadas. Há não ser retrato.
Eu gosto muito de 35 no apsc, no FF usei em 3.2 … 4 . O desfoque é crítico. Nem sei se eu gostei dessa lente no FF, pois testei pouco.
105 mm no aps c e muito legal para detalhes , palco. No FF eu não testei muito.
18 mm no APSC também é bem interessante , para retratos ambientais.
Para fotografia de rua, eu acho que eu preferiria ter uma zoom 18 105.
Quero vender algumas lentes , que eu enjoei delas. Quase dez anos.
APS-C, 50mm e normal na mesma frase da um nó na minha cabeça
Juro que percebo a 50mm mais natural . Inclusive para detalhes. Mas Vangelismm, fotografar próximo, perceber a distorção natural de perspectiva… Eu só comecei a entender esse tipo de coisa recentemente
Não é sempre que gosto…