Bom, estou pensando em melhorar meu pc que atualmente está com um fx-6300, porém estou em duvida entre um i3-8100 ou um Ryzen 3 2200g, queria saber qual dos dois é melhor para edição de fotos. Futuramente penso em trocar a placa de video, a minha atual é uma gt 710 1gb.
Não entendendo muito o quanto o processador pode influenciar na edição de fotos, o que posso dizer é que meu RYzen 3 2200g se sai muito bem com LR, PS, In, Ai, enfim os softwares que uso.
Ele está apenas com 8GB de RAM, pretendo por mais 8 logo ou quem sabe 16Gb, fechando 24gb, mas acho exagero pro que faço kkk, mais 8 GB apenas ta de bom tamanho.
Eu tenho uma VGA R7 260x de 2Gb DDR5 que supre bem, e até roda uns joguinhos bacanas.
Acho muito importante casar no conjunto um SSD, isso influencia bastante na rapidez do fluxo de trabalho.
Assim que eu comprar o processador e a placa mãe, eu vou vender meu kit antigo e comprar um ssd de 480gb, eu estava pesquisando e acho que vou pegar o Ryzen 5 2400g por causa do video integrado, acho que se sai melhor do que minha gt 710.
Processador ajuda, mas não é fundamental.
Invista em memória e SSD M.2 se conseguir.
Video onboard nunca foi uma boa. Acho que será inútil pra você, até por que você tem já uma placa de vídeo.
Video onboard com pouca memória não é o ideal, a GPU do Ryzen 5 até que é bem honesta pra coisas simples, mas se vc tiver uns 16GB de ram pelo menos em dual channel. Pensando no futuro, eu pegaria um R3 e com a economia investia numa VGA dedicada, vai ser melhor que o R5 sozinho. Pensando nisso já comprei uma placa mãe mais “fudida” pra no futuro colocar um R7 nela. :assobi:
Isso sim é um investimento que vale a pena.
Comprar placa-mãe boa, passível de upgrades de processador, memória e com slot SSD M.2.
Então seria melhor eu comprar o R3 e comprar uma placa mae boa e usar a placa de video que eu tenho mesmo ?
E qual placa mãe seria bom eu comprar ?
Se você vai apenas editar foto uma gtx 1050 atende com sobra! Agora se for para editar vídeo eu recomendaria uma GTX 1060 para cima (se for Full hd) ou a 1080 (se for 4k). Para o Lightroom e Photoshop usar ssd traz um ganho de performance muitas vezes maior do que a troca de processador. Principalmente trabalhando com arquivos raw aonde o HD comum demora demais para ler os muitos MB do arquivo.
Investir mais em uma placa mãe decente é ótima escolha. Garante estabilidade ao sistema e facilita upgrade. Dê preferência para placas com slot m2 (para instalar um ssd direto na placa) e com 4 slots de memória (procure comprar e instalar memória sempre em pares para aproveitar a tecnologia dual channel - placas mais modernas trabalham até em quad channel)
Eu coloquei a TUF B360 Plus Gaming da ASUS foi o melhor custo benefício sem gastar mais de R$500 na placa mãe. Veja se o vendedor já vai te vender ela com a BIOS atualizada, senão ela não reconhece os processadores Ryzen com GPU integrada. Normalmente o pessoal já atualiza pra vender.
Tem placas melhores, tem, mas tbm mais caras. Essa é bacana, suporta SSD M.2 e até aceita overclock.
Quanto ao SSD M2 vou explicar melhor pq existem dois tipos. O melhor deles é o padrão M.2 NVMe, com velocidade até 3x mais rápido que o M2 comum.
Na hora de comprar preste atenção na diferença nas especificações:
Veja que esse tipo de SSD una um barramento diferente da interface com o cabinho do SSD comum, então a sua placa mãe tem que ter o slot com o mesmo padrão, as mais modernas já vem com esse conector, parece um pente de memória com os contatos do lado menor da placa.
tem um vídeo explicando aqui:
Outra coisa, nvme é o futuro, até pode parecer que custa caro, mas um ano e meio atrás eu paguei 3 vezes esse valor, ou seja, caiu bem o valor.
Melhor se vc compre um com capacidade de ao menos 500GB, 240gb é pouco.
E se a grana estiver curta hoje, depois mais no futuro, compre um outro SSD ou HD comum para bkp e arquivamento de dados.
Pois é… Como baixou!
Ano passado comprei um Samsung EVO 960 de 240 GB p/ 650… Hoje dá pra comprar um de 500 GB p/ 750. :doh:
Mas vale muito a pena.
Eu tenho esse de 240 e o único cuidado que tenho que ter é ficar limpando o cache do LR e as bibliotecas ao final de cada trabalho. Senão ele enche rápido.
Eu comprei um Ryzen 5 1600, uma Gigabyte B450M DS3H e uma memória de 8gb 2400Mhz, ai quando chegar eu vendo o meu kit antigo e compro o SSD m2.
Aliás, foi uma boa compra ?
Sim ótima compra, o memória vc comprou apenas um pente ou 2x4GB???
Eu comprei só 1, no futuro penso em colocar outro de 8gb
o problema é o seguinte, pra funcionar em dual channel direitinho a especificação dos dois pentes tem que ser idêntica, tem varias características embutidas na especificação das memórias, e é certo que se vc não compra junto o mesmo pente exatamente do mesmo lote, o próximo daqui ha alguns meses será diferente, e ai não vai funcionar direito; seria melhor vc ter comprado hoje 2 pentes de 4GB, ou então correr pra compra mais um de 8GB exatamente igual à esse que vc comprou. (sim, eu sei que o problema é o dinheiro).
É que o meu orçamento era muito pouco por isso deixei pra comprar depois outro pente de memoria
Compensa pegar esse SSD ?
https://www.kabum.com.br/produto/100025/ssd-adata-xpg-gammix-s11-pro-512gb-m-2-nvme-leitura-3500mb-s-gravacao-2300mb-s-agammixs11p-512gt-c
Nem abri… Não pega!
Marca é importante! É muito importante! Afeta a durabilidade e confiança que, se der algum problema, você terá suporte.
Eu gastei um pouco mais na época, mas fui atrás de um Samsung… Eu ficaria entre Samsung, Corsair ou Kingston.