Qual foi a câmera que você mais gostou de usar?

Então galera, tava pensando sobre as câmeras que mais gostei de usar em toda minha vida (não necessariamente as com melhores especificações)… dividi em categorias:

DSLR
5D MKII

Mirrorless
Olympus PEN-F

Compacta
Fujifilm X10

Câmera de Filme
Contax G2

Quais as suas?

DSLR:

D7200

Mirrorless:
Fuji X-E3

Compacta:
Nunca tive

Camera de Filme:
Voigtlander Bessa R2

DSLR
5D MkIII

Mirrorless
EOS R

Compacta
N/A

SLR
EOS 1n (2nd = EOS 3)

MF
PENTAX 645n II (2nd = Pentax 67 II)

DSLR
Canon 1Dx

Mirrorless
Fuji X-T3 (não testei nada mais recente)

Compacta
Sony RX100 (não testei nada mais recente)

Câmera de Filme
Pentax K1000 (a única que usei, rsrs)

DSLR
nunca usei :eek:

Mirrorless
Fuji Xpro1

Compacta
Nikon P7800

Câmera de Filme
Canon Canonet

Dslr : Fuji S3 Pro

Mirrorless : Sony A7III

Compacta: faz tempo que não uso e não lembro qual foi

Filme : Canon EOS 30 com Eye Control

dslr: Pentax K3-II

Mirrorless: Panasonic GX85

Compacta: Panasonic LX100

De Filme: Se for SLR, Olympus OM-4T, se for compacta Minolta TC1

Medio formato: Fuji GA645 Pro

SLR: Fuji S3 Pro.
Mirrorless: Sony A6500
Compacta: DJI Osmo Pocket
Câmera de Filme: Minolta Dynax 7

DSLR
Nikon d750

ML
Nunca tive

Compacta.
Só tive uma Sony de 7mp. Não vale, era muito simples.

SLR
Canon AE-1
As Nikon F da época eram excelentes também.

Filme.
Nunca comprei uma, nem usei.
Só aqueles elefantes que filmavam em VHS, na pré história. :smiley:

DSLR
D750 (e olha q eu era Canonzeiro)

Mirrorless
Fuji XPRO2

Compacta
Sony DSC-H10 (Suzperzoom)

DSLR: Nikon D2x e D700

Mirrorless:
Fujifilm X-E2 e X-T3 (câmera que uso atualmente)

SLR: Nikon F100 e Olympus OM1n

SLR: Para escolher uma somente, Olympus OM-1, pelo visor, lentes e pelo corpinho. Mas não poderia deixar de citar Pentax KX e Nikon F, as que mais usei.

DSLR: Nikon D7000. Minha porta de entrada no mundo dslr.

Compacta: Canon S95 (paixão antiga, inseparável) ou Fuji X20 (paixão recente, que me fez voltar a ter T em compactas)

ML: sem afinidades pois nunca tive nenhuma com visor decente até aqui.

DSLR acho que foi a 5D2 bem empatada com a D700. 5D2 pela ergonomia e a D700 pelo barulho do obturador e imagens excepcionais que ela me dava.

ML: vale usos curtos de equipamento de demonstração? Se sim, Nikon Z6/Z7.

Um detalhe que me intriga até hoje.

Eu uso Nikon mas lembro de me encantar com o viewfinder da 5DII.
Tudo bem que na época eu só tinha a D3100 com um OVF bem mais simples, mas
mesmo ao passar para as Nikon FF e experimentar até a linha D8X0, não me esqueço
do viewfinder da 5DII.
Aos que usaram bem as duas marcas, também acham os OVF da Canon melhores, ou é
uma impressão só minha?

Eu acho que foi só porque na época você comparou com a D3100 (além de bem menor, deve ser com espelho que nem as Rebel da Canon, não é prisma), no comparativo ficou parecendo que era excelente, e daí ficou essa memória. Eu uso Canon e já usei muitas Nikons, acho o viewfinder delas bem equivalente. Mas Nada se compara ao visor das top de linha, 1D e D6, que são muito grandes, rsrs.

Eu olhei o ovf de uma Canon 6D e também gostei. Faz uns 2 anos, e já tinha a D610 na época.
Podia estar ainda influenciado pela primeira experiência, mas achei ligeiramente melhor que a Nikon também. :smiley:

DSLR:
5DmkIII

Mirrorless:
Fujifilm X100S (se tivesse testado uma mais nova provavelmente seria essa no lugar da S)

Compacta:
RX100 (ando de olho na Fuji X30, provavelmente vou gostar mais dela se colocar as mãos em uma)

Filme:
Mamiya C330

É, daí é curioso, mas pode ser apenas questão de gosto pessoal mesmo. Dei uma pesquisada rapidinho e parece que as especificações são bem parecidas. O da D610 é um tiquinho maior (0,7x contra 0,71x), mas na prática são iguais. Mas muitas vezes a gente prefere uma coisa ou outra sem ser baseado em especificações, mas só no gosto pessoal mesmo. Tipo ergonomia.

Se tem uma coisa em uma câmera que valorizo muito é o visor. Votei na Olympus OM-1 como a câmera que gostei de usar basicamente por esta razão (as outras OM deviam ser semelhantes, mas não usei). Mesmo sendo usuário pentax e posteriormente nikon nesta época, por conta do conjunto de lentes que tinha, o visor Olympus era campeão e quando adquiri uma, fiquei viciado em usá-la mesmo com uma única lente.

Para falar a verdade ainda sinto falta do auxílio de foco baseado em micro primas, split image, fator de ampliacao de ~1 e luminosidade.

Faz falta na minha D7200.

Só posso dizer que de tudo o que eu já tive (compacta compacta, compacta superzoom, DSLR APS-C e FF, mirrorless APS-C e m4/3) e considerando um monte de coisa, o que eu mais gostei de usar foi mesmo o sistema micro 4/3. Mais do que todo o resto, mesmo sendo as superzoom (que foram minha opção durante um tempão) mais práticas. Se Olympus der pra trás nas câmeras, espero que Panasonic continue tocando o sistema, pois eu gosto demais da conta.