Qual o uso dessas câmeras

Pessoal,

Qual o uso dessas câmeras médio formato ? Para que tipo de serviço elas são indicadas.

Achei uma na BH por US$ 44.000,00 :eek:

O curioso é que apesar do sensor gigantesco, o ISO máximo é relativamente baixo, comparado com as DSLR.

:ok:

Para quem precisa de resolução e nitidez máximos sem usar filme (grande formato).

Esse preco alto das camera medio formatos digitais nao sao reais. O interesse eh mais em vender para um publico pequeno disposto a pagar e lucrar produzindo menos, do que vender de verdade.

Mas a Fuji esta para lancar uma camera medio formato por menos de 10.000 dolares. Mas que infelismente ainda nao vem com obturador nas lentes e nao tem lentes rapidas. Mas tem muitos pontos de focos, comparado com as cameras MFD lancadas ate hoje que so vem com um ou pouco pontos de focos.

Mas essas cameras MFD nao sao medio formato de verdade. Sao sub-medio formatos com sensor “cropado”. Algo entre medio formato e 35mm.

A vantagem das camera medio formato de verdade esta na qualidade das lentes (principalmente as com obturadores), maior dynamic renge, menos ruido, maior definicao pq a imagem maior demanda menos ampliacao, entre outras coisas. O objetivo das medio formatos eh ter um pouco das vantagens do grande formato (qualidade de imagem maior) com um pouco das vantagens das cameras portateis (peso menor, tamanho menor, portabilidade maior, mais facilidade em estocar e portar negativos assim como maior praticidade em revelar negativos).

Em questao de qualidade de imagem de verdade, vale mais a pena comprar e usar uma D800 do que uma Medio Formato Digital que tem qualidade de imagens paralelas sendo que a D800 tem ISO muito maio, mais leve, lentes mais rapidas, mais opcoes de lentes, etc.

Ja se quiser pular no mundo do medio formato real o negocio eh pegar uma camera 6x7 6x8 ou 6x9 para sentir a diferenca, mas que ainda nao esta disponivel como digital, apenas filme.

Comentário perfeito! Lúcido, coerente, e, acima de tudo, com a experiência de quem trabalha com fotografia. Marcio, parabéns!!! :worship:

Tomo a liberdade de dizer (e me corrijam se eu estiver errado) que uma médio formato de filme, como disse o Marcio, mais um bom scanner, a coisa pode render muito em termos de qualidade de imagem mas gastando muito menos dinheiro. Aliás, não só médio formato, mas, dependendo do quê e como vai ser fazer, talvez uma grande formato + scanner, também isso possa ser uma excelente opção.

Ainda hoje, escanear de modo sério uma película bem grande é algo que não pode ser desprezado. Obviamente, aqui leva-se em conta a questão da qualidade. É claro que se começarmos a colocar os custos disso, tendo como objetivo a fotografia comercial, isto é, ser remunerado por esse trabalho, bem, aí as coisas podem tomar outro rumo. Não sei direito, não tenho conhecimento nem experiência nesse sentido.

De qualquer modo, deixo aqui um convite à reflexão: imaginem uma película no formato 8x10" (20 x 25cm) bem escaneada num Drum Scanner, imagem essa digitalizada por um expert no assunto. Duvido que alguém possa afirmar – e provar! – que isso não tem lá seus méritos. :wink:

Ah! Só pra jogar conversa fora.

Médio Formato digital abaixo dos U$ 10,000.00 já existe. Tem, por exemplo, no mercado a PENTAX 645D. E em termos lentes, todos sabemos que as objetivas Pentax não deixam nada a desejar a ninguém.

Concordo com o Marcio sobre a D800 como opção. Comercialmente falando, sim.

Coloco o link abaixo apenas como referência do produto. Falar em preço, acho que se consegue coisa melhor em algum outro lugar no mundo. No Japão, por exemplo. Certa vez, um amigo que mora lá (o Sr. Yoshida) me disse que conseguiria uma se eu quisesse. Querer eu queria, mas… $$$$$$ :hysterical:

Pentax 645D Digital SLR Camera


Fabricante:

http://www.ricoh-imaging.co.uk/en/medium-format-digital/645D.html

Samples:

A URL é muito longa, ficaria “quebrada” aqui no forum. Então, CLIQUE AQUI

Ah! outra coisa.

Considere-se usar as lentes da série
Pentax-A*
(no asterisco leia-se “STAR”, esse é o nome).

So para nao deixar falsas impressoes, ate pq em outro topico alguem indiretamente me chamou de profissional. Minha experiencia profissionalmente falando eh muito curta e leve, e de um pouco mais de um ano para ca eu quase nao prestei nenhum servico se nao fosse por alguns pouco gatos pingados. Eu fotografo quase que diareamente mas para mim mesmo e mesmo assim mal estou conseguindo ganhar dinheiro com fotografia.

Eu sei que o topico nao eh sobre mim e nao quero ficar chamando atencao para assuntos sobre mim, eu so quero ter certeza que ninguem tenha a imagem errada sobre mim, que apesar de ser uma imagem boa eu nao quero correr o risco de ser julgado por ser conveniente ao engano. :smiley:

Eh so isso mesmo. Fim. Continuem com o assunto do topico. :ok:

Uma FF não resolve ?

Pode dar um exemplo prático ?

:ok:

Os resultados com médio formato digital ainda não me convencem. :no:

Posso fotografar minhas festas infantis com uma médio ou grande formato ? :ponder:

Pode sim. Só vai ter que pagar uma boa grana com revelação e digitalização. Não vai poder sair da festa com 600 fotos.

As 6x4,5 costumam ser mais leve e ágeis pra trabalho com eventos. De uma olhada nas pentax/mamiya/contax (645)

Médio formto, sim, ou talvez, depende do que vai usar. Mas para festas infantis, Grande Formato nem pensar. É outra pegada, é outra praia. Veja o tipo de câmera, o que ela faz e você vai entender.

OK! Entendi. :assobi:

Foi justamente essa dúvida que me fez abrir o tópico. :ok:

Nao sai caro se revelar os proprios negativos e digitalizar em casa. Mas isso eh para quem gosta, pq quem nao gosta e quer economizar tempo para algo que prefira fazer o melhor eh ficar na digital mesmo.

Pentax 6x7 eh uma beleza para se fotografar igual uma 35mm, so que eh mais grande e pesada.

6x4.5 as cameras sao mais leves e menores, mas o negativo nao eh tao grande assim. Mas a vantagem eh que vc consegue fazer 15 fotos por negativo enquanto que no tamanho 6x7 se faz 10 fotos por negatovo.

As cameras de lente dupla 6x6 costumam ser mais leves e portateis, e para fotogragar criacas eh uma beleza pq a lente tende a ficar mais proximo do nivel delas sem vc ter que se amaixar tanto.

O que muitos consideram desvantagem eh nao poder sair fotografando descontroladamente para ter uma montanha de opcao em escolher qual saiu melhor. Ou seja, vc tem que ser preciso e atento no que rende uma boa cena/foto e no que nao rende. Eh um reaprendizado para muitos.

Se o objetivo é fotografar festa infantil, como foi dito aqui em algum momento, a Pentax 67 tem a limitação do baixo sincronismo de velocidade. Nesse tipo de trabalho não dá, penso eu, para abrir mão do flash. Filmes mais rápidos, como ISO 800 por exemplo, não são suficientes em diversas situações. Ainda que fossem, teria o inconveniente da granulação mais alta, detalhe esse que nem sempre é bem-vindo.

Você mencionou as câmeras TLR, né. Concordo, acho uma boa opção. Formato 6x6, ele é quadrado e é bom lembrarmos disso porque na ampliação perde-se um pouco da imagem na película considerando-se que haverá um “corte” ao transformar a saída em formato retangular.

Outro ponto importante. Nas TLR’s (Twin Lens Reflex) são 12 poses num filme 120 e a troca de filme exige um pouco mais de habilidade, pois é uma operação um pouquinho mais trabalhosa quando comparamos com qualquer câmera 35mm.

E nessa situação eu diria que temos outra opção a ser, pelo menos, avaliada. Falo da Hasselblad. É uma câmera reflex que também se usa ao nível da cintura do fotógrafo, assim como é as TLR’s, mas por se tratar de uma câmera “modular”, ela tem a vantagem de se poder trocar as lentes, variando de grande angular, normal ou tele, de acordo com o gosto do freguês, além, é claro, da possibilidade de se ter back’s adicionais com filme já carregado. Tem mais ainda na Hassel, ela tem sincronismo em todas as velocidades por causa do seu obturador central. Também é uma câmera cuja portabilidade não deixa nada a desejar para suas concorrentes. O único senão, na minha opinião, é que aqui no Brasil ainda é um sistema caro, muito caro. Essas danadas andam super valorizadas ultimamente. Quanto às objetivas desse sistema, bem, aqui eu não vou falar nada. Aliás, não precisa falar nada. Com os nomes de seus fabricantes estampados ali, isso dispensa qualquer comentário.

Fotografar festa infantil com essas câmeras foi somente uma ideia para tentar ilustrar ou entender o uso delas, fazendo uma comparação com o uso das APS-C e FF. Nunca pensei de fato nessa possibilidade, ok ? :smiley:

Engraçado, na casa de meu avô tinha uma câmera dessas, que você olha de cima, como essa Hasselblad do exemplo acima. Na época já não funcionava (eu acho). Infelizmente naquele tempo eu não curtia fotografia. Que desperdício. Hoje ela deve ter ido pro lixo como sucata. :frowning:

Lado a lado, olha que interessante:

Era o que se usava nos anos 60, 70, 80. Eu comecei a levar a fotografia de modo mais sério no início dos anos 90. Nessa época, quando eu morava em Valinhos-SP, havia um cara que usava uma Hassel nos trabalhos que ele fazia.

Por mais de uma vez eu entrei na igreja, em cerimônias de casamento de gente que eu nem conhecia, só pra ver aquele fotógrafo trabalhando. Sério! Fiz isso sim.

Ele trabalha com dois flash’s, às vezes três. Tinha assistente só pra descarregar/carregar filmes nos chassis adicionais. Era muito se ver a “dança” daquelas pessoas em ação. Com um equipe que se entendia muito bem, a movimentação deles parecia ensaiada, parecia coreografada. Terminava um filme e rapidamente o Chico inseria o dark slide no back, retirava-o, apanhava outro das mãos do assistente, colocava na câmera, retirava o dark slide desse novo chassi e… pau na jaca.

Morei em Valinhos mas não sou de lá. Eu venho de Pederneiras-SP, lugar onde tinha outro cara, o Luiz Boldin, que trabalhava com Rollei e Hassel também. Nessa época, ainda moleque, meu interesse era menor, mas me lembro também de muita coisa que ele fazia com esses equipamentos.

Pode-se passar essa função para bons laboratoristas e se preocupar somente com o fazer fotográfico. O proprio Salgado faz assim :). Tem muitos profissionais da fotografia que também não revelam em casa. O custo é maior, mas como são profissionais, os trabalhos acabam bancando. Mas, de qualquer forma, pra fazer isso, não dá pra cobrar barato, pois tem que se levar em conta o custo com os filmes/revelação/digitalização. E não dá pra sair clicando igual um “analfabeto digital” (termo usado por outro forista aqui no fórum há algum tempo que até gerou certa polemica rsrs)