Qual o valor médio que o mercado paga para um assistente de Fotográfo?

Como podemos ou devemos calcular os valores para pagamento de um assistente de fotografo, para ambos os casos
Assistente FreeLancer e Assistente periodo integral? Qual o valor médio que o mercado paga para um assistente de Fotográfo?

freelancer - R$ 300,00 - R$ 350,00

Caramba, R$ 300tão. :o
Aqui em Campo Grande/MS andam pagando R$ 150,00. :frowning: Mas tem horas que dá dó dos clientes. Um amigo meu formou-se em Medicina e quando vi as fotos do álbum dele fiquei chocado. Baixíssimo nível, escuras, cheias de ruído. Acho até que para os freela daquela formatura R$ 150,00 teria sido muito, mas muuuito meeesmo.
Tem alguns poucos bons profissionais aqui que se salvam, mas o resto, exageros à parte, nem por hobby deveriam fotografar.
Acho que minha crítica às fotos do album do meu amigo foram tão contundentes e o seu trauma da decepção tão grande que para o seu casamento ele contratou o camarada mais caro daqui, o Namour (Blog | namourphoto) e o custo da brincadeira ficou em R$ 7.000,00. Eu pagaria isso a um bom profissional, até falei para minha esposa que no casamento da minha filha não faço questão de filmagem, mas foto faço e pago o preço que for necessário para ter qualidade.

Obrigado pelas respostas, mas vejo que este tema é um pouco polêmico, mas acharia legal que mais pessoas respondessem, pois é uma forma de avaliar o mercado e quanto o profissional é valorizado.

Hmmmm… :ponder:
é… muito polemico mesmo…pois nas semanas e modado Rio e Sampa, vi "Fotógrafas"trabalhando a troco de crédito, por 50 reais, de graça mesmo e até quem pagasse por convites para pooderem clicar e dar um gás no portfólio… Vi assistentes-sócios dividindo o trabalho e o $$, assistentes trabalhando de graça e assistente pagando pra trabalhar tb a troco ded dar um gás no portfólio… como tb vi o PIT cheio de amigos dos amigos e fotógrafos profissionais com equipamento amador (a maioria,diga-se de passagem)…quer dizer acho que os valores dependem de quem paga e de quem cobra e principalmente da necessidade de ambos… tudo reflexo da livre negociação num mercado capitalista. Diga-se de passagem que acho melhor assim mesmo … muito melhor do que uma transloucada regulamentação impondo valores discrepantes… Acredito que deve-se deixar o mercado regular a atividade…

Depende muito da área.
Normalmente paga-se pouco, de R$50 a R$150 a diária.

Depende: tem equipamento ? Qual equipamento ? tem experiência ? Qualidade ?
Um novato com uma câmera básica+18-55 eu não pago nem R$ 100 porque sei que 80% das fotos provavelmente não terão utilidade. Se o cara já tem experiência razoável e um equipamento um pouco melhor dá para pagar R$ 150-200. Se o cara é bom mesmo e tem um equipamento legal pago R$ 300. Mas isso vai variar em função do tipo de trabalho.

Mas, qual é a real função de um assistente de fotografo? Acompanhar o Fotografo Principal, ajuda-lo quanto a iluminação, composição, ajustes de equipamentos, montagem ou fazer todo o serviço para o Fotografo Principal?

Assistente de fotógrafo é para iluminação, montagem/desmontagem/transportar equipamentos, etc. Enfim, trabalho secundário.
Para fotografar, é usado um segundo ou terceiro fotógrafo. Que é um outro trabalho, por isso pagamento maior.
Assistente de fotógrafo, no máximo $50/70 por noite acho que está bem pago. Salvo em eventos gigantes, de longa duração…

Mauro

Mauro, eu uso outra nomenclatura.
Para mim o “segundo ou terceiro” fotógrafos são as pessoas que cobrirão 100% o evento. O assistente vai me ajudar sim em algumas fotos mas também vai fazer outras que são mais “fáceis” mas que tomariam muito tempo, que em eventos é muito precioso. Assistência em estúdio é outro papo. aí realmente não fotografa, só ajuda.

Guto,

Assistente nosso não fotografa.

A função do assistente é ser um facilitador em nossas produções.

Isso inclui desde ajudar a montar/desmontar sets, carregar equipamento, segurar rebatedores/difusores/etc, checar se todas os flashes/tochas estão disparando conforme desejado, e/ou qualquer outra atividade que torne o nosso trabalho mais fácil/eficiente.

O valor pago varia de acordo com a experiência do assistente, a duração/dificuldade do job, etc.

[ ]s

ig

É isso aí. Muitas pessoas confundem assistente com 2º fotógrafo…
Por isso que digo que depende de área, normalmente publicidade, moda, etc, não necessita de 2º fotógrafo e sim de assistente, já evento é outros quinhentos.

Abraço.