Questão de Concurso

ola!!!
Gostaria de uma explicação aos mais sábios, esta questão eu li num concurso e fiquei confusa.
Assinale a alternativa incorreta

a- uma superficie azul assim se apresenta porque absorve os raios vermelhos e verdes da luz que incide sore ela enviando para os nossos olhos os azuis
b- uma superficie vermelha assim se apresenta porque absorve os raios azuis e verdes da luz que incide sobre ela refletindo os vermelhos.
c-uma superficie verde assim se apresenta porque absorve os raios vermelhos e azuis da luz incidente refletindo para os nossos olhos os raios verdes
d-uma superficie preta assim se apresenta porque reflete os raios vermelhos azuis e verdes.

outra questão

Sobre o efeito do contraste de cores nas fotografias considere as afirmalçoes abaixo
I O contraste entre duas cores depende do contexto em que elas estão inseridas ja quem uma mesma combinação de fundo azul e texto preto não e boa no contexto preto mas no branco e razoavel
II Cores puras intensas primarias não são tao afetadas pelo contexto mas as de baixa intensidade e cores nao primarias ou espectrais podem mudar de aparencia radicalmente
III Geralmente o contraste excessivo prejudica a harmonia de uma layout porque chama muito a atenção para um determinado ponto
Esta correto o que se afrima em
a I apenas
b II apenas
c II e III apenas
d I II e III apenas

Obrigada

Falando apenas sobre a teoria da primeira questão:
Imagine as 3 cores (RGB) Se o R e G são absorvidos, o que sobra? Resposta Blue.
Se você usa uma blusa preta e uma branca em dias ensolarados, qual absorverá mais calor? Então a branca refletirá mais energia (luz também é energia).

~Então a questão incorreta seria a A?

D

Obrigada pela resposta agora só falta a segunda questão :ok:

:ok:
D

Questão bem confusa, o enunciado fala em contraste de cores na fotografia e as afirmativas falam em cores em layouts. Esquisito.
A questão é bastante relativa, as cores e suas combinações não são ciência exata. Mas por bom senso dá pra dizer que apenas a afirmativa II faz sentido.

Abraço.

Obrigada a todos pelas respostas.

Eu fiquei entre I e II. mas na verdade tive o mesmo sentimento do Plínio, NÃO é ciência exata.

Hide,

A I dessa segunda questão fala em “combinação de preto e azul em contexto preto”. Sei lá o que é contexto preto. E pra terminar a confusão ele chama a combinação de “boa”. Boa pra quê? Tudo depende da intenção da peça. Ser bom, ruim ou razoável é relativo ao objetivo, sem ele fica impossível definir, e mesmo com ele é difícil.

Por isso fiquei em dúvida. Por causa da subjetividade da questão.
Eu ACHO que o que ele quis dizer foi: 1º plano, letras pretas; 2º plano, fundo azul; 3º plano, contexto (fundo?) preto = ruim de se ler, não agradável à visão, etc…
1º plano, letras pretas; 2º plano, fundo azul; 3º contexto (fundo?) branco = mais fácil de se ler, agradável à visão, etc…
Ou será que viajei???

e o pior que o gabarito diz que é a letra C

Não sei, Hyde! A afirmação é muito confusa, permite inúmeras interpretações. Típica questão que deveria ser cancelada. rs

Abraço!

c II e III apenas

A II parece-me razoável, como disse acima.

Mas a III é confusa.
Geralmente o contraste excessivo prejudica a harmonia de uma layout porque chama muito a atenção para um determinado ponto.

Prejudica a harmonia? Tá cheio de layouts super contrastados e super harmônicos.
Chamar a atenção para um determinado ponto? Como é isso? rs Sendo a peça de alto contraste ela chama atenção pra si mas não para um ponto específico dentro dela.

Uma curiosidade, que concurso foi esse, Natalia?

Concurso para Fotografo

Aquela ‘análise’ foi ao 1º raciocínio que o cérebro formou. Tb acho que deveria ser cancelada. E tb acho que a III não tem nada a ver. E nessa não consegui formar uma teoria (por mais maluca que seja…rsrs).

vou tentar entrar com recurso e depois eu posto a resposta.