Oi pessoal,
apesar de procurar ler sobre isso, ainda não consigo diferenciar as características de uma rangefinder. O que é ??
Obrigada!
Sao cameras fabricadas nos anos 60 -70 utilizam lentes com distancia focal ficas e bem claras, utiliza o sistema de medicao por CDS. Nesses sitess vc pode esclarecer todas as duvidas. Eu mesmo comecei a utilizar agora e ja tenho 4 cameras. Tem um preco oti mo e a qualidade e excelente. Qualquer duvida conversa com Ivan que ele que esta espalhando o virus Rangefinder
http://www.kyphoto.com/classics/forum/
http://homepage.mac.com/mattdenton/photo/cameras/rangefinders.html
[], Carlos
Valeu, Carlos!
Bem legais esses links, mas a sua explicação foi mais direta, impossível!
Então quer dizer que tá rolando uma “mania rangefinder”? Legaaaalll!!
Vamos ver as fotos dessas câmeras!
guigui, aqui foi um teste de uma Canon QL17 GIII depois que fiz uma limpeza geral e troquei o light seal.
Edit: Boas fotos. Vi o Ivan falando que comprou no ebay, tenho medo do calote. Acham seguro?
Abraço.
Roberto, as rangefinder estao valorizadas no e-bay. Sai em torno de $100 uma funcionando com light seal novos.
Aproveitando o embalo, tenho em casa uma antiga Olympus Trip 35, de 40mm. Acho que foi fabricada em meados dos anos 80. Ela é classificada como uma rangefinder? :unsure:
Marcos, e sim. Nesse link tem as caracteristicas.
http://homepage.mac.com/mattdenton/photo/cameras/olympus_trip35.html
Valeu amigo, obrigado!
utilizam lentes com distancia focal ficas e bem claras
Aproveitando o espaço, vou perguntar uma coisa que anda me incomodando.
Sempre vejo o pessoal comentando e tb vejo na pouca literatura que estou lendo essa expressão “lentes bem claras”.
O que realmente isso quer dizer?
Existe como medir a clareza de uma lente? Qual a unidade usada?
Grato,
pellon, quando se diz lente clara estamos falando da quantidade de luz que incide no filme ou sensor. Por exemplo, fazendo uma analogia com a abertura do diafragma uma lente f2.8 e muito mais aberta ( passa mais luz ) que uma lente f4 por isso lentes que tenha um menor f e melhor e muito mais cara.
Vc pode ver lentes com distancia focal variavel:
70-200mm f3.5/f4 por exemplo, nesse caso vc le dessa maneira
70mm - f3.5 / 300mm f4
Espero que tenha sido claro.
Carlos
cralx2000, foi claro sim.
Mas ainda ficou uma dúvida.
Por exemplo, eu tenho uma lente 300mm f4.
Se eu precisar de uma 300mm com um f2.8 eu encontro?
São mais caras?
E porque que, na maioria das vezes quanto maior a distância focal menor é a abertura?
Existe algum impedimento técnico para que eu tenha grandes distâncias focais com grandes aberturas?
Um exemplo é o que encontrei no review da S5100 onde em wide (acho que 37mm) tem uma abertura de f2.8. Já em tele (300mm ±) a abertura já cai para f3.5.
Grato,
pelhon, tem a Canon 300mm f/2.8L IS Lens. Como te falei lentes com menor f sao muitos mais caras e sao maiores.
Faz uma comparacao entre a 300 f4 que vc tem por esse http://www.luminous-landscape.com/reviews/lenses/300mm_f_2_8.shtml
S5100 tem 5.7-57.0mm (37-370mm, 35 mm equivalent) sendo F2.8 - 3.1
aproveitando o tópico…
como fica o zoom numa rangefinder? o foco parece que tem um esquemas de espelhos e tal… quando troca-se a lente tem alguma coisa que coloca-se no visor?
falando nisto tenho uma trip 35, sempre apanho do foco… odeio aqueles deseinhos de montainha e pessoazinha…
abracos
O foco e bem simples e preciso, vc olhando no viewfinder tem um pequeno quadrado de outra tonalidade onde se formar uma imagem tipo “fantasma”, dai e so acerta o foco e assim que nao tiver uma imagem sopreposta da outra nao provocando mais esse “fantasma” o foco esta feito. Explicando e meio estranho, mas e bem simples e preciso.
e quanto ao zoom?
As rangefinder nao utilizam tele-lentes longas geralemente menor de 90mm. Mas existe um auxiliar viewnfinder que se acopla no slot do hot shoe. Eu nao tenho e nunca utilizei porque minhas rangefinder tem lente fixa de 40mm,45mm por isso nao preciso.
Também tenho uma trip 35, não consegui abri o link que vc passou referente ao trip.
Tem algumas dicas sobre ela?
e quanto ao zoom?As RF em geral não t~em lentes variáveis (zoom). Elas são feitas para um outro tipo de prática fotográfica, e o típico fotógrafo de RF usa uma ou duas lentes somente.
As RF modernas têm no visor retãngulos (frames) que mostram as distãncias focais mais usadas (35mm, 50mm, 85mm). As mais antigas mostram apenas o enquadramento da 50mm e voc~e precisa de um sobrevisor.
Elas t~em algumas vantagens sobre as reflex. Uma das vnatagens é serem mais estáveis, outra é por não terem espelho permitem o uso de lentes de construção mais simples que t~em desempenho ótico igual ou superior ao das reflex mais caras, que precisam compensar a distãncia da lente ao filme provocada pelo espelho.
O foco da RF é muito preciso, pois o telêmetro é um instrumento de precisão.
Eu particularmente gosto muito das minhas, uma Kiev IV e uma Canonet 17. Recentemente vendi duas lentes da Kiev, ou melhor, troquei por lentes M42, pois cheguei à conclusão que gosto mesmo é de usá-la com a 50mm que é excelente.
Também sou usuário de RFs, atualmente uma Kiev 4AM com duas lentes (53 1.8 e 35 2.8), e gostaria de fazer algumas considerações:
Algumas RFs ainda são fabricadas hoje em dia, e além das chiques Leica temos as Cosina Voigtlander, que usam baionetas M (Leica), Contax e reviveram as lentes LTM (Leica de rosca 39mm), As Zeiss Ikon (TB Cosina), Nikon S3, Contax G (uma RF híbrida, está mais para AF).
A Olympus Trip, assim como as Rollei 35 e suas variantes não são rangefinder, por não possuirem o telêmetro (rangefinder). São câmeras que usam o foco por escala, o que torna o uso de grandes aberturas um tanto crítico e exige uma atenção constante quanto à escala de profundidade de campo - oque na Trip é mais difícil ainda por ser uma câmera de modo automático.
As RF são geralmente pequenas e discretas, o que aliado ao baixo ruído do obturador as tornam a ferramenta ideal da ‘street photography’, estilo e linguagem tornados possíveis com a invenção destas ‘câmeras miniatura’ (num mundo dominado pelo grande e médio formato de filme) no final dos anos 20