Rastro de estrelas no feriadão

Faz algum tempo que tento fazer uma foto decente de rastro de estrela. De todas que eu já fiz essa foi a melhor.
Espero que gostem.

http://img93.imageshack.us/img93/150/dsc4844.jpg

Muito legal, Groba. A GA deu um clima muito interessante também!
Foi quanto tempo de exposição?

Pedro,

obrigado. adoro usar GA :slight_smile:
A exposição foi de 40 minutos. :smiley: depois mais 40 para a camera processar a foto, haja bateria.

Bela foto…

Eu ia mesmo te perguntar como vc fez ela.

nossa… 40 minutos é tempo em…

Qual a abertura e iso vc utilizou ?

abraços

40 minutos de exposição !!!
Vitor, e quanto a um possível super-aquecimento do sensor? :ponder:
Gostaria de um comentário seu a respeito.

Abraços

Muuito boa! :clap:
essa GA deu um angulo bom demais…

que horas eram quando bateu a foto?

Foi com ISO100 e F/11 :ok:

pela Internet tem exposições maiores que isso.
Pensando em super-aquecimento já entramos em questões que o Leo Terra pode nos ajudar, ele manja bem desses detalhes tecnicos de sensor.

Vou desenvolver um raciocínio aqui, se pensarmos que a diferença de uma SLR digital e uma analógica é a midia que será sensibilizada, sendo no analógico uma película e no digital um sensor, não teríamos problema de super-aquecimento, pois o sensor está “expondo” a todo o comento da mesma maneira que uma película no analógico. Quem controla a exposição em ambos os casos é o sistema de espelhos.
Já no caso de uma compacta que não tem esse sistema e o sensor é ligado acredito que poderíamos ter o super aquecimento. :ponder:

O que vc acha?

Obrigado. Eu adoro as GAs :smiley:

Não era muito tarde não, por volta das 21:00. O horário ideal seria por volta das 3:00h da manhã, pois temos poucas luzes artificiais ligadas e a chance de um avião passar é bem menor. Mas como estava frio pacas, resolvi não esperar. :assobi:

Vitor, eu entendo assim: a película só é sensível à luz que a atinge e sensibiliza seus cristais enquanto o sensor precisa de uma fonte de força que o ativa (o que gera calor) para fazer o registro da luz. Assim poderia deixar uma câmera de filme ligada (fazendo uma captura) praticamente pelo tempo que durasse sua bateria sem que houvesse dano físico. Provavelmente as câmera digitais desligam ao detectar um super aquecimento do cartão - se for o caso deve estar no manual, vou reler.

[ ]s

Sensacional. Nunca tinha pensado nem visto uma foto de “rastro de estrelas”. Parabéns

Groba, vê esse site http://www.startrails.de/
Tem um software que dá pra melhorar bastante o rastro das estrelas. Você fai fazendo exposições de 30 segundos com o diafragma mais aberto e depois junta as imagens com esse programinha, da pra fazer startrails excelentes, e te dá mais controle sobre outras luzes que não sejam das estrelas.
Já fiz startrails com mais de 140 fotos e fica muito bom

Eu acho que o sensor fica “ligado” todo o tempo por causa do sistema mecânico de exposição. E realmente rega calor, mas talvez não o suficiente para queimar. Imagine o uso em situações extremas na Africa que o sensor fica ligado em um ambiente de 40 graus.
Vou mandar um MP para Leo para ele dar uma passada aqui e comentar algo.

Obrigado :ok:

Bacana, não conhecia. Vou dar uma olhada.
Eu fiz a foto em f/11, mas as “regras” para fazer rastro de estrela falam que o ideal seria usar f/4 mas com aquele monte luz artificial não teve outro jeito.
É luz de estrela que não acaba mais :dizzy_face:

O sensor pode superaquecer sim, ele só é ligado mseg antes de vc apertar o botão do disparo, e desliga logo após (até p/ economizar bateria), mas de qquer forma, com as novas cameras com liveview esse problema deve ser sido endereçado.

Pessoal podem usar sem medo que o sensor não superaquece como vocês estão pensando. O ponto de ruptura é muito mais alto do que ele atinge neste tipo de imagem, pois o dissipador de calor que ele possui equilibra a temperatura com o meio, a temperatura disso a noite em uma exposição de 1h não vai passar muito o que se teria em uma foto feita ao meio dia no sol de 45 graus. A única coisa é que certamente terá um aumento do ruído, pois irá captar luz e ruído por um período maior e na temperatura máxima de operação do sensor, o que certamente vai gerar mais ruído. :slight_smile: