RawTherapee

RawTherapee V2.4 final :ok:

http://www.rawtherapee.com/?mitem=3

Que beleza, agora ele consegue ler os raws da T1i/500D!

Valeu, Pictus!

:ok:

Mas está com um BUG e não consegue converter RAW da Sony a300 :no:

Pictus, vc acha o RAWTherapee melhor que o UFRAW? Os dois sao free…

Sim

opa, eu tb gosto, até pq é o melhor para quem usa Linux.
Qdo me aventuro no RAW só uso o Rawtherapee.

Ele converte vários arquivos em sequencia sem intervenção do usuário?

Por exemplo, eu tenho uma pasta com vários RAW, e gostaria de convertê-los todos para JPEG sem alterar nada no arquivo, deixando a imagem como foi tirada, tem como fazer isso de uma vez sem precisar abrir cada um dos arquivos?

Pergunto isso porque muitas vezes tenho algumas fotos que não quero tratá-las, e gostaria de converte-las direto, mas ainda assim preciso abrir uma a uma e converter em jpeg, este recurso seria muito util.

Pela documentação diz que sim, mas eu nunca usei em batch, o ideal é criar um
profile customizado e aplicar nas imagens referentes.

http://www.rawtherapee.com/?mitem=6&artid=29

Em termos de resposta de cores eu fiquei bem satisfeito com o RT e o Capture NX2. Realmente para quem usa Nikon o ACR deixa muita a desejar, principalmente em tons de pele e nas cores “quentes”. Mas a interface do ACR, que acho mais racional e intuitiva e a velocidade dele as vezes é um fator de decisão na hora de trabalhar uma grande quantidade de fotos.

Os profiles de cor e como a Adobe renderiza as cores não me agrada, os controles de
HSL + mascaras ao menos são a salvação, o ruido é renderizado de modo muito feio tb…
Por isto quase nunca uso ACR, o Lightroom é a mesma kaka.

Eu gosto do NX2, mas os profiles de cor são ajustados para que a galera do sushi
fique com a cor de pele mais ocidental, ou seja são horríveis para os caucasianos!
É o famoso efeito “porquinho cor de rosa”, fotografa uma loira e converte via NX2…

Bom, a Pentax K10d produz RAW em DNG que é o formato nativo da Adobe… Acho que agora é que eu estou relativamente familiarizado com o programa. Faço quase tudo nele, acho mto bom pra conveter grandes volumes de fotos ao mesmo tempo.

Então no quesito facilidade para grandes qtdades, este programa é bom como o LR?

Não chega nem aos pés do LR… :no:

RawTherapee V2.4.1

Changelog:

  • dcraw 8.97/1.428
  • Updated translations
  • Many bugs fixed

http://www.rawtherapee.com/?mitem=3&artid=45

Ainda tem bugs…
Se der tilt, copie esta DLL para o diretorio onde instalou o RawTherapee, não esquecer de descompactar antes.

Ola pessoal,

To começando agora com dslr e edição de fotos. Tenho feito todas minhas fotos em raw mas tenho algumas duvidas. É possível mudar pra P&B no RT? Supondo que eu queira editar essa foto depois no PS, devo salvar mesmo como JPG (se sim, alguma configuração em especial?

Não sei se postei no local adequado, se quiserem remover fiquem a vontade :frowning:

Só se usar saturação em zero, mas fica feio.
Para edição de imagens use TIF 16 bit

Obrigado Pictus.

:ok:

Update…
Se desaturar e usar o channel mixer até que não fica ruim…

Baixei a última versão e ainda está com o bug na Alpha 300… :no:

Qualquer novidade avisa a gente!!! :ok:

Valeu!!

Gostei

Use o DLL mencionado RawTherapee