Eu gostaria de saber se alguém tem alguma informação concreta, atualizada, sobre como está o entendimento dos fiscais da Receita Federal, em Cumbica, com relação à importação de máquinas fotográficas (SLR + 01 lente (grande)), após as alterações no regramento de importação para bagagem acompanhada, em outubro passado.
Pergunto isso porque pretendo em maio/11 viajar (USA, 10 dias) e, se der, trazer uma 400 mm com corpo D7000 (na verdade, meu interesse é somente a lente mas, vou ter que trazer um corpo junto!), que eu tô pensando em comprar lá e usar para caracterizar como objeto de uso pessoal. A idéia é tirar da caixa (que é gigante e não dá para dobrar e trazer na mala (http://www.bhphotovideo.com/c/product/520641-USA/Nikon_4934_CT_404_Trunk_Case.html) e colocar corpo + lente (montados) numa mochila, que virá como bagagem de mão.
Agradeceria se quem já passou por esse aeroporto pudesse dar um depoimento. Obs: o voô de volta vai ser Atlanta-SP.
Amigo,
Você deve ter noção do risco, pois a interpretação esta a acargo de cada fiscal… se ele entender que vc não precisou comprar a maquina paraseu uso profissional em viagem… já viu neh…
Agora caso vc leve uma camera daqui, exija a declaração de saida dela na partida para o USA, dai fica mais fácil vc trazer uma lente.
Segundo informações postadas em outros tópicos, já não existe mais as ‘declarações de saída’ quando vc embarga com um determinado equipo aqui no Brasil. A saída é levar consigo as notas fiscais de compra do equipo, mas correndo o risco de ser taxado na entrada se eles ‘interpretarem’ diferente.
Já li relatos que a entrada de equipo é tranquila, desde que sejam um item de cada (1 cam, 1 flash, 1 lente). Qualquer coisa acima disso sai da questão ‘uso pessoal’ e será taxado. Evidentemente não se deve dar o mole de trazer caixas e manuais. Envio-os pelo correio.
Há relatos aqui no fórum de entrada de mais equipo do que isso e em diversas ocasiões distintas (mas todas antes da nova legislação). E tb relatos de entradas de equipo comprado fora e com entrada tranquila (os fiscais nem olharam para o cidadão) já sob a nova legislação, mas sempre naquele esquema de 1 equipo de cada.
Assim que sai com a lente da BH, role ela sobre o asfalto para ganhar uns arranhões, cole uns adesivos do flamengo e pronto… vai ficar com cara de usada. :hysterical:
Desculpe a brincadeira Armello, mas acho que vc vai ter que correr o risco. Regressei recentemente dos EUA, havia levado minha 40D com lente 50mm. Comprei uma tamron 17-50 e vim com ela acoplada à camera, pendurada no pescoço, e passei pela alfândega sem nenhuma pergunta.
Ah! declaração de saída não é mais necessária, no terminal de Guarulhos esta opção nem é mais feita.
Voltei do Canadá em janeiro com uma câmera (d7000) e 5 lentes. Além disso trouxe vários eletrônicos de pequeno e médio porte. Veio tudo dentro de bagagem de mão e bagagem despachada. Ninguém nem olhou para mim e para as pessoas que estavam na minha frente.
Acho que é questão de sorte.
Acredito que uma câmera e uma lente, mesmo sendo grande, é bem tranquilo.
Grato a todos pelas respostas. Eu ainda não estou certo da compra (pelo menos a viagem tá confirmada) mas, se não tiver “coragem” ($$$) para trazer a 400 mm, vou trazer outra lente com uma câmera (provavelmente a D7000) e a intenção é vendê-la de imediato.
Hum o problema é que uma 400mm é muito grande, não tem como vir com ela pendurada no pescoço… se for para os EUA a chance de ser parado é muitíssimo maior do que indo pro Canadá ou Europa. Nos EUA, até a tripulação do avião é revistada, segundo meu primo que é piloto internacional da TAM.
O problema é o lugar da onde se vem… e os EUA é o pior para isso, pois como disse esse meu primo, o perfil de quem vai pros EUA é para compra, o de quem vai pro Canadá pra estudos e de quem vai pro restante do Mundo, pra viagem.
Não estou querendo te desanimar, mas já fazendo isso, uma 400mm, pelo seu porte (ah não ser que seja uma 80-400, daí a coisa muda)… a chance de ser parado vindo dos EUA é grande, daí terás que provar que essa lente era pra uso pessoal… só isso.
Armello…Isso que o Natão escreveu ai esta certo.
Tudo depende de onde voce vem. Se vem dos EUA, 80% de certeza que voce vai ser parado. Se vem de outros lugares ja fica mais facil.
Meus pais vieram me visitar aqui na Australia e eles levaram muuuuuuita coisa eletronica e não tiveram problema nenhum.
Em compensação quando foram pros EUA na volta tiveram um pouco dor de cabeça. Fui uma Vez pro Brasil saindo daqui da Australia e nem viram o meu passaporte. Sai tranquilo sem alfandega nem nada.
Mas é so ser tranquilo. Chega com ela montada dentro da mochila e pronto. E rezar pra não ter problemas. hhehehe
Grato, mais uma vez pela “divisão do problema”. A questão é realmente o porte da lente. A idéia é trazê-la montada na D7000, numa mochila. Vou tentar que a B&H ou a Adorama me comprem o case (novo) para vender como usado, sendo que o que vão me pagar (bem menos que o valor de um novo), eu gasto lá mesmo, na hora. O que tá me animando (e desanimando ao mesmo tempo, já que eu não preciso de mais uma mochila) é que eu consegui identificar duas mochilas que, visualmente, não se encaixam no padrão “mochila com material fotográfico” e que levam corpo e essa lente, montados, de forma discreta (se e que isso é possível, nesse caso): a MP-3http://www.moosepeterson.com/blog/?page_id=12533, do Moose Peterson e a Kiboko
, da Gura Gear. Eu ainda não sei se vou ter coragem ($$$) de tentar, mas, com certeza, posto o resultado. Com disse antes, o que tá animando é que o vôo de volta vem de Atlanta, que não é centro de compras nos EE.UU. - isso ajuda (um pouquinho, eu sei…) e que eu vou ter como comprovar a necessidade. Ainda, já está certo que vou para o canal de “bens a declarar” por conta de um notebook que me foi encomendado. Nesse caso, vou só informar que também estou trazendo um câmera com lente, de acordo com a tal resolução da RF.
Uma coisa é vc passar sem ser revistado, outra coisa é ser sorteado e ter que explicar sobre o equipo que está trazendo.
E convenhamos, se vc não for um fotógrafo da Reuters ou AP, como vai explicar a objetiva de 5Kg?
Outra coisa, uma 400mm F/2.8 cabe em uma mochila média de uns 40 litros. Não sei se vc consegue embarcar como bagagem de mão a não ser que vá de 1º classe.
É isso que quero mencionar… se não fores escolhido dá pra trazer uma coleção delas desde a 200 f/2 até a 600 f/4, passando pela 400mm f/2.8. E ums 3 corpos, mas se fores o sorteado, terás que explicar o uso delas… e olha que vai ter que ser uma boa desculpa… como explicar prum fiscal da receita que precisa de todos esses equipamentos?
Mesmo só a 400mm como explicar pro fiscal que é pra uso pessoal… na hora ele vai sacar que é algo “profissional” da qual se usa para ganhar dinheiro, afinal ninguém anda com uma destas na rua… uma D3s com uma 70-200 já é dificil engolir. Bem, daí vai depender da interpretação dele e do seu humor… por isso eu te digo, se trouxeres… bem, boa sorte. mesmo, espero muito que consigas sair de lá sem pagar nada.