Relação entre o zoom de compactas e reflex?

Prezados amigos, sou novo no forum e gostaria que tirassem uma dúvida minha: As câmeras compactas vem com zoom de 3x, 6x, 10x e assim por diante. O zoom das câmeras reflex vem em milímetros, 35mm, 55mm 105mm etc. Existe relação entre eles? Qual?

Outra coisa: Tenho uma lente Nikkor 18-105mm que já ouvi dizer que equivale a 3x de zoom. E tenho uma conpacta que tem 10x. Como pode isso? A Nikkor é mais cara, maior, etc. Não entendo como as compactas podem apresentar zoom alto sendo muito menores e mais baratas do que as objetivas caras que compramos. Só estou falando de zoom ótico. Não estou levando em consideração o zoom digital. A minha filmadora tem zoom de 30x!!! E a minha D90 com 18-105 só 3x? Podem me ajudar?
Abs

Karl,

Acho que você está confundindo dois conceitos bem diferentes: o de teleobjetiva e objetiva “zoom”.

Objetiva zoom é toda aquela que possui distância focal variável, seja ela uma 11-16mm, 28-75mm, 200-500mm, etc. À zoom se contrapõe as objetivas fixas ou “prime”, que possuem distância focal fixa. O fator de zoom é tão somente a divisão da maior distância focal pela menor: a sua 18-105mm, por exemplo, é 5,83x. Mas esse valor não diz praticamente nada, e ao contrário do que você crê, valores muito grandes em geral indicam lentes de baixa qualidade ótica.

Sugiro pra você “O novo manual de fotografia”, de John Hedgecoe.

Além do já explicado pelo Claudio, cameras com sensores menores usam lentes que entregam um círculo de imagem também menor e com isso também conseguem ser menores. Aliás, este conceito é aproveitado pelos fabricantes que fazem lentes específicas para cameras de sensor cropado (EF-S na Canon, na Nikon acho que é DX) valendo-se do fato que estas podem ser mais leves e menores.

Não existe milagre, dentro de uma mesma categoria de lente, quanto maior o zoom menor a qualidade. As novas compactas com zoom de 30x quase sempre apresentam problemas de nitidez e aberrações cromáticas, mas normalmente são satisfatórias para o uso a que se destinam. E quanto às filmadoras, além da resolução ser muito menor, a percepção de nitidez é diferente para imagens em movimento do que para imagens estáticas. De um pause no meio de um DVD e verá que a imagem está longe de ser realmente nitida como a conseguida em uma foto com uma boa camera e boa lente.

Uma lente com variação focal (zoom) de 30x para a D90, além de provavelmente ter baixíssima qualidade óptica, provavelmente seria maior que um carro. Lentes profissionais boas, pelo menos até o momento, mantém um limite máximo de 5x de zoom, independente da distância focal.

Dividindo-se a maior e menor distância focal da lente zoom obtem-se, a grosso modo, o nº de X aumento. Exemplo: uma lente 55-250mm tem como menor DF 55mm e maior 250mm. 250/55=4,54X de zoom ótico da lente. Isso não quer dizer que ela aumente em 4,45X a realidade. Aí deve-se levrar em consideração o ângulo de visão humano e o fator crop da cam (se houver).

Mas, no fundo, é o que o Alexandre falou… Esqueça esse história de X zoom de aumento ótico. Isso não quer dizer absolutamente nada em point and shot ou SuperZoom/UltraZoom. Tenha em mente que boas lente tem construção extremamente complexa, materiais de 1ª qualidade (ou muuuuuito superiores às lentes de P&S, SZ/UZ) e altíssima nitidez (em relação às P&S, SZ/UZ). Abç,

Aí pessoal, gostei muito das respostas. Muito obrigado pela atenção.
Estou querendo estudar e entender mesmo do assunto.
Onde encontro esse livro que o Cláudio sugeriu: O Novo Manual de Fotografia do John Hedgecoe. Tem como baixar ou tenho que comprar?

Normalmente na FNAC tem

Link para o livro - FNAC Suplementos e Vitaminas com preço barato no Brasil tudo em promoção

Custando 82 reais, mais ou menos, tem na submarino e americanas, mas ambos esta custando 89 reais.

Site de sebos. estantevirtual.com.br

Boa tarde pessoal.
Fora este livro teria mais alguma indicação para quem esta iniciando?

Mito obrigado
André

Pupulam livros. Basta uma pesquisa básica usando o botão ‘Pesquisa’, logo ali acima, ou o Google.