Pessoal, não sei se vocês acompanham um fotógrafo famoso chamado Rosa Everton. No Instagram ele pode ser facilmente encontrado (@rosaeverton).
Ele faz fotografias de casamento e publica muitos trabalhos de retratos em estúdio.
Recentemente ele publicou umas fotos de seus filhos, entre outras de amigos (talvez clientes) como esta: https://www.instagram.com/p/Bi5b0HBnkjg/?taken-by=rosaeverton
em que a edição faz a imagem parecer que foi pintada. Não sei como fazer um efeito como este no Lightroom ou Photoshop. Vocês tem alguma ideia? Eu achei esse efeito sensacional.
Dá pra fazer tranquilamente algo do tipo, tem presets quase prontos disso, mas a ideia da foto acho que algo em tons de areia, aumentar a granulação e tirar as altas luzes.
Quer algo que sai pronto da câmera que gera efeitos também parecidos com pintura, procure pelas lentes petzval 85mm e 58mm. Essas lentes possuem um corte no corpo da lente que você coloca umas fichas com desenhos, alguns com furos geram um efeito parecido com o de espelho d’agua. Tenho uma 58mm e são impressionantes os resultados dela.
este tipo de retrato com um pouco de sombras artificiais, que passam a aparência de desenho, em geral, foram obtidos com alguma interferência de brush, seja nas sombras, seja nos brilhos. Observe nas sombras que existe uma linearidade perfeita demais, é bonita sim, mas justamente esta perfeição e característica artificial que torna a imagem “desenhada”.
No mais é "presetão"na veia, ruído, microcontraste, compressão dos tons altos e baixos.
Porém, sempre tem um porém, o ponto de partida é uma luz muito bem feita, no caso do exemplo, suave e controlada.
E repare que neste caso ele até tirou nitidez, sharpen negativo mesmo, em muitos casos, sharpen atrapalha a imagem. É tipo tempero, sal e pimenta demais podem arruinar uma boa receita.