Ricoh GXR - Lentes intercambiaveis e sensor fixado na lente. Câmera verde?

Pessoal,

Pelo jeito o negócio é sério mesmo. A Ricoh deverá lançar uma concorrente para as Micro 4/3 (M4/3), o nome provavelmente será GXR e o lado interessante disso é a responsabilidade ambiental com esse novo tipo de câmera, pois existe uma pacote com o sensor e a lente , com isso não precisaríamos ficar trocando de câmera somente pra ter um novo sensor, além disso a lente sempre será dimensionada pro sensor dela…fantástica a idéia.

As especificações preliminares são.
1- 24-72mm f/2.5-4.4 com 10MP CCD built-in sensor and VGA video. Price: £300.
2- 50mm f/2.5 macro lens with a 12.3MP CMOS sensor and HD video. Price: £600.

http://www.ricoh.com/r_dc/gxr/

Video

Estava pensando que a idéia é tão interessante que não obriga um tamanho fixo de sensor, ou seja, eles podem lançar no futuro pacotinhos com sensores FF, APS-C e até mesmo com sensores de compacta pra deixar a câmera bem portátil.

Além disso evita que o sensor fique exposto a sejeira…rsrs

Sei não. Achei até legal a idéia e tudo, mas duvido que eles tenham feito isso por causa do meio ambiente. Empresa nenhuma joga para perder, acho que o motivo verdadeiro é o bom e velho lucro. :ponder:

Mas realmente não ter problema com poeira no sensor é ótimo.

[ ]s

Formel

Achei complicado.

Estava pensando que esse desenho possibilita uma infinidade de opcoes pra quem tem lentes antigas, por exemplo a Ricoh pode liberar um adaptador pra lentes Nikon ou Canon e esse adaptador pode ser perfeito, mantendo inclusive features como AF e exposicao.

No meu caso por exemplo que tenho duas lentes Nikon e tenho como objetivo manter somente um equipamento, mas que seja muito portatil e tenha um bom modo de video, com isso precisaria ter os seguintes equipamentos:
1- Corpo Ricoh GXR
2- Adaptador com sensor 1/1.7" e optica S10 24-72mm (mas que filme em FHD)
3- Adaptdor para mount Nikon com sensor APS-C.
4- Minhas duas lentes Nikon.

Com esse conjuntinho acima consigo ter duas cameras em um unico corpo, uma camera bem compacta com features excelentes e uma camera nao tao compacta, mas com qualidade de imagem superior.

Eu achei a ideia legal, principalmente para pessoas que buscam sempre a melhor qualidade de imagem, com isso a atualizacao sera mais simples, apenas trocaremos o sensor, o resto sera mantido…o ambiente agradece.

Um outro detalhe que achei interessante eh que existe uma possivel parceria da Ricoh com a Pentax, e que logo teremos um adaptador para lentes Pentax.

Valeu

Segue o link mostrando a nova camera…

Destaques eh o corpo liga de magnesio, LCD de 3" de 920k.

As duas primeiras lentes liberadas sao uma com sensor APS-C e DF 50mm eq F2.5 e a segunda com sensor 1/1.7" e lente de DF 24-72mm F2.5-4.4 com IS.

Valeu

A idéia é até interessante/curiosa. Mas vai demorar para vingar.
Sensores diferentes, lentes diferentes, acopláveis no corpo…

Parece meio complicado.

Além disso a câmera é muito feia (na minha opinião, é claro)…

Sou mais da E-P1 e E-P2.

O maior erro deles na minha opiniao foi nao ter lancado junto com essas duas lentes algum adaptador para algum mount, pois dai ficaria mais facil pro consumidor entender.

Eu ja achei ao contrario de vc, o corpo eh muito bem feito com acabamento de primeira e os encaixes aparentemente sao muito bem feitos…uma obra prima.

De momento tambem prefiro o M4/3, pois eh muito melhor distribuido, a garantia de permanencia eh muito maior, mas essa ideia eh melhor que do M4/3, pois deixa a camera toda modular, principalmente nos pontos principais que cobre a qualidade da image.

Imagens…
http://www.dpreview.com/gallery/ricohgxr_A12_preview/

Obviamente eles não criaram o sistema em prol da natureza, mas enfim, existe um certo grau de “reciclabilidade” na idéia. Seria ainda mais legal se o conceito fosse ainda mais modular, com lentes e sensores separados. Não sei se todo mundo vai comprar a idéia de adquirir uma lente que fique permanentemente acoplada a um sensor…

Mas espero que o mercado caminhe nessa direnção, com fabricantes lançando cada vez mais equipamentos compactos e customisáveis. Se a Ricoh lançar um sensor full-frame com uma lente angular clara eu entro de cabeça nesse sistema deles :smiley:

Bucephalus, esse sistema permite o sensor separado da lente tambem, resta apenas a Ricoh liberar os adaptadores pra isso.

Eles erraram nesse lancamento em nao comentar essa possibilidade tambem.

É claro. O sensor torna-se obsoleto, então jogamos fora a lente?

A idéia parece-me ruim. Não senti a mínima vontade de ter um treco desses, ainda mais com a existência de corpos mirror-less baratos que haverá no futuro próximo.

Pois é, que isso é permitido em princípio é verdade, mas se eles vão realmente fazer algo do tipo na prática já é outra história. Como você disse eles não sinalizaram que vão lançar módulos separados, então até onde a gente sabe e até onde eles declararam só existirão unidades com lentes acopladas a um sensor.

Seria até meio contra intuitivo eles lançarem um módulo de lente+sensor e alguns meses depois lançarem um sistema separado que é mais eficaz. Sinceramente eu acho que eles não vão fazer isso e só vão ficar com a idéia atual.

O que pode acontecer é que fabricantes “third-party” façam isso, mas aí vai depender do sucesso da idéia. Considerando-se que até hoje nenhum fabricante third-party lançou nada pra m4/3, o prospecto pra Ricoh não é muito bom.

Eles colocaram alguns textos como “Uma infinidade de possibilidades”, mas achei muito pouco, eles deveriam deixar mais claro, principalmente pra quem hoje tem lentes antigas consiga enxergar nesse lancamento uma possibilidade de compra.

Eu acredito que nao teremos um mount Ricoh, pois isso sim seria fugir daquilo que eles estao anunciando nesse lancamento das vantagens de portabilidade e limpeza do sensor, mas adaptadores para mount eh perfeitamente possivel, nao sei se legalmente possivel.

O conceito não é novo, há 10 anos uma empresa inovadora lançou algo semelhante.

Se vingar a idéia é interessante, voce pode ter uma compacta e uma APS no mesmo corpo. O difícil é dar certo.

Acho que não aparece na página principal do Dpreview, mas eles já tem uma análise preliminar da câmera:

http://www.dpreview.com/previews/RicohGXR/

Quem sabe a Sony nao libere algo semelhante pra competir com o M4/3.

Eu achei a idéia péssima, pois implica em jogar fora um bloco ótico de boa qualidade cada vez que um sensor ficar obsoleto. E os sensores ficam obsoletos mais rapidamente que a ótica.

É como alguém ficar fiel a uma marca de computadores somente porque tem um monitor, um teclado e um mouse…

Ivan, essa ideia pode ser melhor explorada pela Ricoh se eles fizerem a separacao do sensor com a optica. Eu acredito que a Ricoh vai liberar novos slides, mas tambem alguns adaptadores para lentes de outros fabricantes.

Se isso ocorrer teriamos uma reflex e uma compacta num mesmo corpo, aproveitando as lentes que possuimos.

Mas você está supondo algo bem diferente do que eles estão fazendo de fato… Quase o oposto, pois se o fulcro desta tecnologia é exatamente integrar o bloco ótico ao sensor, por que razão você está supondo que eles farão o oposto?

Rumores de uma parceria entre Ricoh e Pentax…

Alem disso vejo isso como uma possibilidade de projeto, mesmo que nao seja adotada pela Ricoh…