Riscos ao descarregar as fotos da Fuji S9000

Amigos,
Tenho uma Fuji S9000 e o manual cita mais de uma vez para não se fazer o descarregamento de fotos usando da máquina para o micro usando apenas as pilhas da máquina, sob risco das pilhas se esgotarem (A S9000 não mostra no visor o estado das baterias exceto quando já estão nas últimas…), e DANIFICAR o cartão de memória, além das fotos gravadas!!!
Existe realmente o risco de se danificar o cartão caso a máquina fique sem alimentação durante a descarga?
se for verdade, onde encontro o adaptador de energia AC-5VX para comprar aqui no Brasil?
Confesso que tenho medo toda vez que estou descarregando a máquina!
Alguém pode me ajudar com esta informação?
Obrigado.

Ola Meireles , tudo bem …

Colm relação em acabar a cargas da pilhas/baterias no meio da transferencia da camera para o computador e danificar o cartão , creio que isso não ocorre … nesse instante a uma leitura no cartão de memoria … o que pode danificar a camera ou o cartão , são diferenças de potencial ( entre o equipamento e a camera , pelo cabo USB ) !!! , como por exemplo um aterramento com problemas ou a não existencia do mesmo … isso já aconteceu comigo … há um tempo atrás , houve uma manutenção no predio onde resido e o pessoal cortou o cabo do aterramento …levei um choque ao conectar a camera no micro … hoje uso um leitor de cartão … prevenir é melhor que remediar …

T+

Serio que o manual fala isso?

O que vi no manual, é para não descarregar arquivos do PC para a Cam - usar a cam como storage device. Isso faz sentido, imagina que vc está carregando na cam um arquivo monstro e a pilhas acabam. Vc fica com um arquivo corrompido no cartão.

Mas nada que danifique o cartão irremediavlemente.

Para o procedimento regular, descarregar as fotos da cam no PC, não há problema. O maximo que pode acontecer é vc ficar com uma imagem corrompida no PC. Na descarga do cartão, nada é gravado.

Agora, quando se tratar de upgrade de firmware. Aí sim vc TEM estar com a cam alimentada por fonte externa. Pq se se alimentação falhar, vc danifica a memoria onde é armazanda o firmware. Note essa é outra memória, não tem nada a ver com o xD ou CF.

assis.mauro a falta de aterramento seria problema, em potencial, se vc estivesse usando um fonte externa. Para o caso de conexão com a cam operada por bateria não deverá haver problema. Quer dizer, exceto o choque para vc.

Legal tudo isso, mas Meireles se te interesa uma fonte, se vc for de SP capital tem uma loja que faz fontes sob encomenda, todas balanceadas e com garantia, é só passar as especificações, a loja se chama NODAJI e fica na rua aurora, uma travessa da Rua Sta ifigênia, tem o site deles mas aí eu não sei como eles trabalham pela internet, www.nodaji.com.br