Quem determina o preço de um equipamento é o mercado (oferta x demanda), no fim das contas…
A Fujifilm X-H1 (uma APS-C “topo de linha”) podia ser encontrada em 21/10/2018, na B&H por 1,649.00 USD (estava com desconto de 250,00 USD em relação ao preço de tabela)
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1388297-REG/fujifilm_16568731_x_h1_mirrorless_digital_camera.html
O preço de lançamento da XT-3 foi 1.499,00 USD. A X-T2 custava 1.599,95 USD quando foi lançada e a X-T1, custava 1.299,00 USD por ocasião de seu lançamento…
A Nikon D500, com seus 1.896,95 USD (B&H) é praticamente uma exceção no universo APS-C . Porém, trata-se de uma câmera com aplicações específicas (esportes, etc). Dessa forma, não compraria uma pois não fotografo esportes (nem como hobby), tampouco trabalho para a National Geographic.
Nem citei aqui as M4/3 pois não acompanho este mercado em particular mas sei que uma Olympus ou Panasonic topo de linha custa mais ou menos a mesma coisa. Como escrevi acima, a Panasonic já anunciou o lançamento de suas FF para o próximo ano. Qual a razão deste interesse da empresa em câmeras FF? Veremos os preços destes equipamentos quando forem anunciados em 2019… :snack:
Tirando demandas muito específicas (que, novamente, seriam exceção e não a regra), continuo não vendo justificativa para uma câmera APS-C custar 2.000 USD em 2018 quando já temos câmeras FF (DSLR, mirrorless) custando abaixo deste valor, ainda que seja 1.999,00 USD (e já temos algumas DSLR custando bem abaixo disto). Claro que, uma Nikon D5 ou uma Canon [i]EOS 1DX Mk II /i custam por volta de 6.000,00 USD mas, novamente, elas são exceções, utilizadas em finalidades muito específicas - não são câmeras para pessoas comuns (que não fotografam esportes, aves e vida selvagem etc, etc, etc).
Hoje, qualquer câmera APS-C (DSLR/mirrorless) ou M4/3 na faixa de 1.200,00 USD ou abaixo disso atende as necessidades da maioria dos fotógrafos e são estas as câmeras que vejo com frequência quando viajo ao exterior. No caso das FF, vejo muitas D600 / 610 / 750; EOS 5D; 6D etc… E, em alguns anos, as FF começarão a ser vendidas nesta faixa de preço também (entre 1.000,00 e 1.500,00 USD). O modelo da câmera que uso atualmente (APS-C de 24MP) custa hoje menos de 800,00 USD e tenho duas do mesmo modelo. Ambas (mais as 4 lentes que tenho atualmente) estão cobrindo praticamente todas as minhas necessidades atuais. Falando em lentes, nenhuma das que tenho atualmente custou mais de 1.000,00 USD quando as comprei (comprei todas novas). Para pagar mais de 1.000,00 USD em uma lente hoje, seja APS-C, seja FF, ela teria que ser selada (mas, antigamente, os fotógrafos usavam capas de proteção para suas câmeras/lentes e tais capas são vendidas até hoje :assobi:…).
Mas, esta percepção é minha, apesar de tal percepção ter como base o que tenho visto no mercado nestes últimos anos! Para outras pessoas, vale o que se costuma dizer nos países anglófonos: “…your mileage may vary…”
NOTA: Quando falo “mercado” em meus textos, me refiro à: América do Norte; Europa; Oriente Médio e região da Ásia/Pacífico.
Boa semana a todos