Samsung lança série NX10 - Concorrente do sistema Micro 4/3

Pessoal, agora eh oficial, a Samsung acaba de lancar a NX10. Camera com sensor APS, lentes removiveis e sem espelho.

Será que o mount vai ser Pentax K? Se não for, acho difícil tornarem essa Samsung uma alternativa mais atraente do que as Olympus e Panasonic micro 4/3.

Parece q eles vao lancar na sequencia um adaptador pra mount Pentax q mantenha as caracteristicas eletronicas.

Eu gostei bastante do tamanho do corpo e das lentes, apesar de preferir a Panasonic GF1, essa samsung pode ser uma boa alternativa pra quem mora no Brasil.

É a primeira de muitas outras concorrentes do Micro 4:3. Mas o mount é completamente novo (pelo que falam inclusive na eletrônica e mecânica do controle de abertura) e por isso não deve apresentar compatibilidade real com o Pentax K. Como eu acreito que a Samsung não tenha folego para manter um Mount dela não vejo esta como a câmera que irá dar trabalho ao micro 4:3, penso que mounts mais conceituados e difundidos poderão impor desafios maiores para a dupla Oly e Pana.

Leo, eu ja acho q Samsung pode ser um perigo pra qualquer concorrente japones, eles sao muito competitivos nos precos. Eu ainda nao li nada sobre valores, mas essa camera na casa dos U$500,00 com a lente 18-55 e mais uns U$150,00 pela lente 30mm vai vender muito.

Leandro o problema ai não é preço, é um novo sistema, o mundo mal tem espaço para os 5 principais sistemas que estão disputando hoje, com bases sólidas e tudo mais, imagine para mais um que sequer tem base e vai querer começar a entrar agora na festa. O Sistema é uma barreira de entrada incrível.
Quando a Sony resolveu entrar no mercado uma das principais preocupações dela foi exatamente com o mount, a Samsung devia ter se esforçado para continuar com algum relacionamento com a Pentax, porque mal com isso eles vinham conseguindo emplacar.

Eu também acho que cinco sistema já é exagerado pro mercado, mas se o preço da NX10 for arrojado eles vão acabar vendendo e até desbancar fabricantes menores como a própria Pentax, normalmente um consumidor iniciante não está muito preocupado com o portfólio de lentes que um sistema tem, normalmente esse consumidor pensa em ter apenas a quantidade suficiente de lentes pra cobrir o range de uma UZ e no máximo uma lente fixa bem clarinha…ou seja, o sistema NX já tem lentes suficientes pra maioria dos iniciantes. Partindo dessa idéia, o sistema Samsung já entra pra brigar pau a pau com outros em vendas.

Mas o encaixe da baioneta dessa câmera é menor que o da Pentax, então não iria importar uma parceria com eles em termos de lentes, já que nenhuma objetiva para SLR iria servir nessa NX (da mesma forma que lentes 4/3 não cabem na Micro 4/3 sem adaptador).

No Dpreview eles falaram que existem planos de se lançar um adaptador para o mount K também.

Ter uma câmera dessa sem o sensor 4:3 supercropado já é um alívio.

Fotos:

http://www.dpreview.com/gallery/samsungnx10_preview/

Interessante isso q esta dizendo, muita gente torce o nariz pro sistema Olympus por causa disso. Eu particularmente nao me importo, uma que tenho cortado quase tudo em 16:9 entao cortar e enquadrar fora da proporcao final eu já estou acostumado.

Ate agora nao li absolutamente nada sobre preco e nem se ela faz foco durante a filmagem.

Leandro, o formato 4:3 é incômodo, mas o pior mesmo é o crop na distância focal das lentes em x2. Para quem gosta de GA, como eu, é uma tortura. Uma 50mm com a visada equivalente a uma 100mm em full frame é simplesmente inaceitável pra mim.

Sim é verdade, nesse caso a NX pode ser uma alternativa um pouco melhor que o M4/3, pois mantem 1.5x em 3:2. Apesar que a GH1 solucionou em partes colocando um sensor multi aspecto…apesar de ainda manter 2x, pelo menos é 2x pra todas proporcoes 2:3, 16:9 e 4:3.

Na boa, eu acho que esse formato 4:3 nao encomoda em nada, muita gente reclama, mas no fundo nao muda em nada… esse sistema novo é legal mesmo, mas acho tbm que se o mont da pentax seria mais negocio…

quero ver o preço desse brinquedinho…to achando que vai ser muito baixo tbm, so assim emplaca com o novo mont.

abs turma

Eu li algo em torno de U$800,00 com a 18-55mm. Por esse preço prefiro mil vezes a Panasonic GF1.

Um teste mostrando o AF.
http://www.popco.net/zboard/zboard.php?id=slr_samsung_forum&page=1&sn1=&divpage=1&sn=off&ss=on&sc=on&select_arrange=headnum&desc=asc&no=1107

Só para informação:

Pentax Digital K concept

... Another interesting digital concept is the Pentax Digital K. You may heard of the Olympus E-330 DSLR that offers 'live view' with digital SLR photography. Well in 1997, yes that is almost ten years ago…, Pentax studied on a concept that actually had the same basic idea as today's digital SLR cameras with live view mode. The Pentax Digital K concept is a digital system camera with interchangeable lenses and supposed to offer full features of a digital SLR camera. A digital SLR camera with live view…. almost ten years ago! ...

Fonte: Pentax digital camera concepts

Atualizando, temos quase 13 anos que a tecnologia já era cogitada. Na página também consta o sistema “Pentax X-Change” que é uma compacta que troca as lentes junto com o sensor (acho que foi lançada uma, recentemente, com essas características).

Enquanto a gente está indo, eles já estão voltando. Por isso um fabricante lança alguma característica nova e o concorrente lança um modelo semelhante logo em seguida. Até parece que o setor de pesquisa e desenvolvimento é super rápido. Mas eles devem apenas abrir o arquivo (coisa antiga) e colocar o projeto em execução.

Guaracy, eu achei o lancamento da Ricoh um dos mais interessantes desde q acompanho mais de perto equipamentos fotograficos. Com ele podemos reunir em um unico corpo todo tipo de camera, alem de permitir uma infinidade de adaptadores pra todo tipo de mount…somando a isso eles fizeram um corpo extremamente robusto, ou seja, o corpo em si poderemos carregar pra sempre e atualizar somente os modulos e adaptadores.

Pena q isso aconteceu com a Ricoh, poderia ter sido Sony.

Bom, talvez nesse assunto um iniciante como eu tenha alguma opinião válida. Eu quero passar para uma DSLR, mas não sei se compensaria investir numa câmera que não tenha um sistema de lentes com uma boa base. E se for por volta de $800 eu prefiro mais uma D5000, assim eu posso comprar lentes usadas, ou ter um leque de lentes maior para escolher.

Com certeza GuiCastro, alem das vantagens de acesso a lentes antigas e um portfólio gigante de acessórios e lentes, as DSLR tem um preco melhor com uma qualidade de modo geral superior. Essa nova categoria de cameras sem OVF (E-P1, GF1, GH1 & NX10) levam como unica vantagem a melhor portabilidade, mas o preco por essa unica vantagem esta sendo ainda muito alto.

Na medida em que os volumes de vendas dessas cameras forem subindo os precos devem cair e elas vao se posicionar como cameras de entrada na categoria de cameras de lentes intercambiaveis, deixando os precos na casa dos U$400,00 a U$500,00 e ai sim ficarao cameras bem mais interessantes.

Eu acho que essa NX10 deve chegar ainda em 2010 na casa dos U$500,00…veja que a EP1 ja está nos U$600,00.