Samsung lança série NX10 - Concorrente do sistema Micro 4/3

Um negocio q ainda me deixa insatisfeito com essas cameras sem espelho é a falta de criatividade na criação das lentes zoom do kit…eu acho que eles poderiam ter feito algo mais compacto, assim como vemos nas compactas com ate 04 tambores. O corpinho é até bem compacto, mas na hora de espetar a lente com zoom fica quase do mesmo tamanho de uma DSLR.

Oque a E-P1 tem de menos que a GF1 para ser mais barata? Elas tem quase 200 dolares de diferença no preço na BH

A diferença mais considerável é a velocidade de foco. Em contrapartida, a EP1 possui IS no corpo.

De importante ela nao tem flash e o AF bem mais lento.

Não haveria nenhuma utilidade em fazer com mount K. Porque como o registro é completamente diferente, montar uma lente K diretamente na câmera não daria certo. Como necessariamente tem de haver uma transição, ou seja, um adaptador que reconstrói o registro da lente, tanto faz o adaptador ter K dos dois lados ou ter K para a lente e o novo mount para a câmera. Aliás, no micro 4:3 não se aproveitou também o mount 4:3 comum, é outro mount com um adaptador para o 4:3 comum (sobre isso: “The flange diameter is 6 mm less than that of the Four Thirds system”).

Com certeza, os mounts atuais tem um tamanho exagerado para o sensor utilizado…Os mount dessas cameras sem espelho sao melhores projetadas pro tamanho de sensor e tambem pela falta do espelho. Por isso que a diminuição da distância entre o sensor e o mount nao pode ser compensada na lente, pois nao teriamos uma vantagem em portabilidade, eles precisam ser mais criativos em nao somente fazer o corpo mais fino, mas a lente tambem.

Eu até acredito que logo Nikon e Canon terão suas versões sem espelho com novos mounts também.

Compensada para usar as lentes que já temos, é claro. Essa é a função da compatibilidade de baioneta.

Para portabilidade, é claro que as lentes novas serão melhores.

Quanto as lentes, a Olympus até que fez uma solução interessante, tipo tambor de compacta, mas ainda acho qe elas podem ser bem mais compactas.

http://img20.imageshack.us/img20/2811/sideout3.jpg

http://img193.imageshack.us/img193/3359/ep1vse450.jpg

Lente zoom nunca vai ser tão pequena.

Essa PEn é show, pena que não tem flash imbutido.
Sera que a Samsung vai ter futuro no mundo das Dslr?

Eu acho q a Samsung já saiu do mercado de DSLR…a ultima foi a GX-20 no inicio de 2008.

Para cameras de lentes intercambiaveis a Samsung tem nome, entao cabe a ela fazer uma boa politica de precos para formar seu proprio mercado…Se ela quiser praticar o mesmo preco da concorrencia q ja tem seu mercado ela vai se ferrar.

Também duvido que seja.
Essas câmeras estão sem mercado. Não são compactas como as m4/3 nem tem grip das DSLR.
Ainda não encontrei nenhum site sério (fórum, blog, portal…) que indicasse a durabilidade do sistema m4/3.
Já sabemos que praticamente todas as reflex de hoje saem de fábrica para 100.000.
Gosto muito das Olys (como diria Caetano, “é linda”) mas a GF1 está mostrando um resultado show.

Já a NX10 é… nada. Nem compacta, nem profissional, nem nada a não ser uma mirrorless.

Comparação NX com GF1. A Panasonic consegue melhores detalhes em baixo ISO, mas em altas sensibilidades a Samsung tem menos ruído por conta da redução que a câmera deve aplicar, eu acho. Não sei como o teste foi feito, nem as lentes usadas (mas acho que foi a 30mm f/2 e a 20mm f/1.7) e nem se foi jpeg ou raw, mas fica aí.

http://blogfile.paran.com/BLOG_217918/201001/1262863974_10_NoiseAndDetail_WithGF1_01.jpg

Bem, não é só isso não…

Com o registro curtíssimo, podemos usar nessas câmeras quase qualquer lente, INCLUSIVE AS SOBERBAS LENTES DE RANGEFINDER.

Por exemplo, podemos enroscar nela uma Jupiter-8, lente fantástica, uma Biogon, uma Elmar, uma Helios 503, e por aí vai.

Esse é que o nome da brincadeira. Com o registro curto, qualquer lente serve, e com o sensor igual ao das DSLRs APS-C, a imagem terá a mesma qualidade.

Quem está preocupado com compatibilidade, está redondamente enganado. A não ser que esteja pensando na fórmula “uso Canon com lentes para Canon para ter todo o autotudo”.

Mesmo com EVF por essa imagem parece que ela é tão compacta quanto a GF1.

Primeiro review dela…
http://fototrend.hu/teszt/samsung_nx10_teszt_elso_resz/bevezeto_kulso_es_ergonomia_i.html

Um segundo review mas muito bem feito.

Comparação entre a lente pancake Samsung NX 30mm f/2 e as Pentax 31mm f/1.8 Limited e 35mm f/2:

Qualidade ótica excelente, ao que tudo indica…

Realmente parece que a Samsung acertou a mão na construção dessas lentes, eu cheguei a ver algumas imagens da NX10 com a lente do kit e achei a óptica muito boa.

Segue o meio cronograma de lançamentos Samsung.

  • F2.0, 30 mm pancake (available soon)
  • F3.5-5.6, 18 - 55 mm IS (available soon)
  • F4.0-5.6, 50 - 200 mm IS (available soon)
  • F3.5-5.6, 18 - 55 mm (cheaper version of above, coming first half 2010)
  • F3.5-5.6, 20 - 50 mm (second half 2010)
  • F2.8, 20 mm pancake (second half 2010)
  • F3.5-6.3, 18 - 200 mm IS (date TBD)
  • F2.8, 60 mm macro (date TBD)