SB800 fora da camera

Olá Pessoal,

Gostaria de saber do pessoal que tem o SB-800 se ele pode ser usado fora da câmera. Se sim, de que maneira?
O cabo de sincronismo dele serve somente para usá-lo fora da camera?

primeiro: qual sua câmera ?
Dependendo do modelo ele trabalha em wireless com TTL… se for D50 só com fotocélula…

É uma D50.

Pelo que eu li, o SB800 tem fotocelula embutida, né? Outra coisa, esse modo de disparo remoto por fotocélula funciona bem em externas ?

Eu tenho o cabinho original NIKON SC-29 (i-ttl) pra vender, você pode trabalhar com o FLASH fora da sapata a uma distância de até uns 80CM colocando o SB em varias posições.

Se tiver interesse! Não é como um FLASH Wirelles mas da pra inventar já.

Abraços!

[ ]s

você tem que colocar o SB800 em SU-4, e no menu da D50 programar o flash dela para MANUAL. Aí use uma baixa potência no flash embutido, de modo que não interfira muito na foto, e aproveite a luz do SB800… Eu tenho uma D50 de backup e às vezes brinco de wireless desta forma.

É isso mesmo!
Modo SU-4 e flash da d50 no menu em modo M.

Se quiser usar 2 luzes, deixe o flash da D50 FULL, e ajuste a exposição pela abertura e velocidade.

Você pode usar mais de 1 SB-800.

Abraços!

hmm, legal.

Tiago, quanto ao cabo, eu provavelmente iria querer se já não tivesse comprado.
O cabo, o flash e mais algumas coisinhas devem estar no meio do caminho da B&H até minha casa :slight_smile:

Hhehehe…
Sem problemas!
Abraços

Olá pessoal.
Bem acabei de adquirir um SB800, e tenho uma D80, e esta madrugada comi, vesti, dormi e sonhei os manuais dos equipamentos, gastei dois jogos de pilhas e não consegui fazê-lo funcionar. Minha questão é a seguinte:
Há algum modo de fazer o SB800 disparar fora da D80? Se sim como configuro os equipamentos? Tem se que disparar o flash popup junto?

vc tem que colocar o SB800 no modo wireless, pelo menu dele. Depois vá no menu da D80 e configure o flash interno tbm para wireless.
No manual do SB800 e da D80 tem explicado certinho… não é difícil.

Ok, vou tentar, se ainda assim não conseguir, volto a pedir uma help.
Obrigado