Segunda câmera para viagens

Caros oráculos, quero comprar uma segunda câmera para viagens.

Minha D610 de longe já é muita areia para meu caminhão e me serve muito bem, no entanto, seu tamanho e peso, especialmente com a lente paupratodaobra 24-120mm que uso, ficam impraticável para viagens. Ocupam um bruto espaço na mochila ou preciso levar uma mochila fotografica de saque rápido, pra não carregar no pescoço/ombro ou mão.

em janeiro farei uma viagem mais longa, com crianças e tal, e, como, pra mim, metade da diversão de uma viagem são fotos, realmente preciso de uma câmera mais compacta. É carregar criança cansada no colo, mochila etc e tal, entra e desce de onibus, trem etc. Minha querida câmera andou virando um trombolho nas últimas viagens… :no:

então pergunto:

1. Estive vendo modelos da fujifilm e fiquei bastante atraído por elas, especialmente a X-T30 (acho que porque me lembra os modelos F da nikon). Ela com uma lente fixa 27mm fica bem compacta, me parece que caberia em um bolso de casaco ou de uma calça cargo. O que acham? alguma outra dica nessa pegada (prefiro ML para ter possibilidade de ter 1-2 lentes diferentes)? (não tenho nenhuma experiencia com o que não é nikon)

2. O preço desta câmera é razoável fora do Brasil, mas aqui meio difícil de encontrar, mesmo no ML, ainda assim quase no dobro do preço. Indicam alguma loja ou vendedor confiável e com preço razoável?

Abrax!

Ou talvez a X100F, me pareceu um tanto interessante, embora perca a versatilidade das lentes, é perfeita pra bolsos.

Faz questão de EVF?

Sempre fui muito apegado ao OVF, mas depois que adquiri uma lente antiga foco manual, já me adaptei um pouco mais ao LCD

Estou de férias; tenho duas Canons pra uso profissional, mas pra passeio a Sony Nex já roubou meu coração rsrsrs além disso uso muito lentes manuais e as mirrorless pra isso (Sony, Fuji, Canon série M) são excelentes.

Considere uma Sony Nex ou uma Canon SL2 com a lente 18-55 do kit pra passeios. Eu acho que são duas ótimas opções econômicas e portáteis.

Eu diria pra pegar uma Fuji com uma lente pequena, tem a 27mm, 18mm, 15-45mm, 16mm… São muitas opções boas para viajar. O modelo da camera vai depender do seu orçamento mesmo, a X-T30 é um modelo novo e você encontra por volta de 4,5mil o corpo. Se estiver disposto a pegar uma geração anterior a X-T20 encontra por menos de 3mil. Tem outras opções como a X-E3 que é até menor que a X-T20. Gerações mais antigas como a X-T10 e X-E2 encontra por menos de 2mil…

Agora se quiser algo menor ainda tem a Pana LX100 e a Sony RX100, ambas de boa qualidade, a primeira m4/3 e a segunda 1". As duas possuem lente com bom zoom e bem abertas.

Olha pra viagem eu não preciso de mais nada além da minha X-E1 e a 16-50, quer dizer preciso sim…uma 27mm. :aua:

Qualquer uma geração anterior a X-T30 vai servir perfeitamente também. Eu acho a linha X-E mais portátil pra se carregar numa viagem, com uma 27mm ou 18mm cabe até no bolso.
Com uns R$ 3 paus compra uma X-E2 + 27mm 2.8. Se bobear sobra grana.
Como eu usaria pra trabalho tbm acredito que a X-T30 cairia bem, ou então a X-T2. :ponder: mas ai não levaria ela pra viagem e sim a X-e1.

Com certeza um kit muito bom! Levei na minha ultima viagem a X-E2 com a 23 F/2, se não fosse pela lente (que nem é tão grande assim) a camera caberia no bolso fácil fácil com uma 27mm…

Inclusive to vendendo a minha :smiley: :assobi:

E no aeroporto vi a X-T30, achei linda e super portátil, ela com a 27 deve ficar lindo pra viagem!

Concordo completamente. E olha que a minha ainda é a X100 clássica. Dá conta perfeitamente.

Se quer extrema portabilidade eu ficaria com a linha a6000 da Sony. Daria preferência para a a6400 que tem um sistema de foco incrível e baixo ruído em ISO alto. Se a grana tá curta, a a6300 que já tem o sensor retroiluminado e tem praticamente o mesmo tamanho. Pega com a lente 16-50 do kit, que é uma lente boa, compacta e estabilizada e aí compra uma fixa que ache interessante.
Outra opção é na x-t100 da Fuji que apesar de não usar o sensor Xtrans tem um ótimo resultado

Esse preço de 4500 o corpo estaria bem interessante, onde viu?. No ML so encontro pra mais de 5300 e 4829 com o Nakamura. Com o nakamura sairia 5500 a XT30 + 27 mm, proposta que achei a melhor, já que a 18-55, que tem estabilização, é cara demais.

na amazon a Xt30 + 18-55 sai por 5 mil. Vocês sabem se a garantia é valida se for comprada fora do Br?

Canon M50 + 22mm 1.8

Vai gastar uns 4k num kit compacto e que entrega qualidade jóia!

Seria minha sugestão, so um detalhe que a 22mm é f/2.

Tem algumas lojas que anunciam em grupo de vendas Fuji. Acho que raitai e brasiltronics são as mais em conta geralmente

Agora mesmo anunciaram esse mesmo kit por 5500 com garantia de 1 ano

Exato :ok:

tem que ser Aps-c e ter lente intercambiável?? Porque eu considero a Panasonic LX100 uma opção maravilhosa…

Liguei na Raitec! realmente são revendedores autorizados mesmo (cheguei a ligar na FujibR pra confirmar)… nessa ainda estão com preço melhor que o ML!! tava pensando comprar na amazon us via alguma “mula” com a 18-55 mm, o que ia sair mais barato, mas sem garantia…

Vou pegar o Kit pela raitec!! depois posto aqui umas fotos rsrs Valeu a dica!!

Obrigado pelas dicas meus caros !!!

Ia falar exatamente isso. A LX100 para mim é imbatível nesta situação.

Aproveitando a deixa, quais linhas da Fuji costumam ter o recurso de fazer foto panorâmica no próprio corpo ?
Particularmente, acho esse recurso muito util em viagens, principalmente para quem nao curte muito pós.

Vale mais a pena uma XTn, XTn0 mais antiga ou uma XEn mais atual ?

Usei pouca vezes o panorama, prefiro fotografar em raw e editar com mais liberdade. Direto da câmera só sai jpeg!
Não sei a primeira gen, mas a partir da segunda com ctz tem.

A escolha do modelo vai depender da sua grana e do seu gosto. As XT# são maiores, mas são seladas e tem um visor maior. As XT#0 e XE# são menores e mais leves. Qualquer uma vai te entregar a mesma qualidade de imagem em uma mesma geração e todas as gen’s tem boa qualidade. O AF melhora bem a cada geração também (algo que não faz muita diferença em viagens).

Particularmente eu gosto muito das XE pelo estilo rangefinder, elas são mais baratas também. A diferença para xt#0 é praticamente só no estilo dslr, dá quase no mesmo. Só pegaria uma XT# se viajar com frequência para lugar com neve, aventura, etc, mas aí tem que pegar lentes WR também.