Caros oráculos, quero comprar uma segunda câmera para viagens.
Minha D610 de longe já é muita areia para meu caminhão e me serve muito bem, no entanto, seu tamanho e peso, especialmente com a lente paupratodaobra 24-120mm que uso, ficam impraticável para viagens. Ocupam um bruto espaço na mochila ou preciso levar uma mochila fotografica de saque rápido, pra não carregar no pescoço/ombro ou mão.
em janeiro farei uma viagem mais longa, com crianças e tal, e, como, pra mim, metade da diversão de uma viagem são fotos, realmente preciso de uma câmera mais compacta. É carregar criança cansada no colo, mochila etc e tal, entra e desce de onibus, trem etc. Minha querida câmera andou virando um trombolho nas últimas viagens… :no:
então pergunto:
Estive vendo modelos da fujifilm e fiquei bastante atraído por elas, especialmente a X-T30 (acho que porque me lembra os modelos F da nikon). Ela com uma lente fixa 27mm fica bem compacta, me parece que caberia em um bolso de casaco ou de uma calça cargo. O que acham? alguma outra dica nessa pegada (prefiro ML para ter possibilidade de ter 1-2 lentes diferentes)? (não tenho nenhuma experiencia com o que não é nikon)
O preço desta câmera é razoável fora do Brasil, mas aqui meio difícil de encontrar, mesmo no ML, ainda assim quase no dobro do preço. Indicam alguma loja ou vendedor confiável e com preço razoável?
Estou de férias; tenho duas Canons pra uso profissional, mas pra passeio a Sony Nex já roubou meu coração rsrsrs além disso uso muito lentes manuais e as mirrorless pra isso (Sony, Fuji, Canon série M) são excelentes.
Considere uma Sony Nex ou uma Canon SL2 com a lente 18-55 do kit pra passeios. Eu acho que são duas ótimas opções econômicas e portáteis.
Eu diria pra pegar uma Fuji com uma lente pequena, tem a 27mm, 18mm, 15-45mm, 16mm… São muitas opções boas para viajar. O modelo da camera vai depender do seu orçamento mesmo, a X-T30 é um modelo novo e você encontra por volta de 4,5mil o corpo. Se estiver disposto a pegar uma geração anterior a X-T20 encontra por menos de 3mil. Tem outras opções como a X-E3 que é até menor que a X-T20. Gerações mais antigas como a X-T10 e X-E2 encontra por menos de 2mil…
Agora se quiser algo menor ainda tem a Pana LX100 e a Sony RX100, ambas de boa qualidade, a primeira m4/3 e a segunda 1". As duas possuem lente com bom zoom e bem abertas.
Olha pra viagem eu não preciso de mais nada além da minha X-E1 e a 16-50, quer dizer preciso sim…uma 27mm. :aua:
Qualquer uma geração anterior a X-T30 vai servir perfeitamente também. Eu acho a linha X-E mais portátil pra se carregar numa viagem, com uma 27mm ou 18mm cabe até no bolso.
Com uns R$ 3 paus compra uma X-E2 + 27mm 2.8. Se bobear sobra grana.
Como eu usaria pra trabalho tbm acredito que a X-T30 cairia bem, ou então a X-T2. :ponder: mas ai não levaria ela pra viagem e sim a X-e1.
Com certeza um kit muito bom! Levei na minha ultima viagem a X-E2 com a 23 F/2, se não fosse pela lente (que nem é tão grande assim) a camera caberia no bolso fácil fácil com uma 27mm…
Inclusive to vendendo a minha :assobi:
E no aeroporto vi a X-T30, achei linda e super portátil, ela com a 27 deve ficar lindo pra viagem!
Se quer extrema portabilidade eu ficaria com a linha a6000 da Sony. Daria preferência para a a6400 que tem um sistema de foco incrível e baixo ruído em ISO alto. Se a grana tá curta, a a6300 que já tem o sensor retroiluminado e tem praticamente o mesmo tamanho. Pega com a lente 16-50 do kit, que é uma lente boa, compacta e estabilizada e aí compra uma fixa que ache interessante.
Outra opção é na x-t100 da Fuji que apesar de não usar o sensor Xtrans tem um ótimo resultado
Esse preço de 4500 o corpo estaria bem interessante, onde viu?. No ML so encontro pra mais de 5300 e 4829 com o Nakamura. Com o nakamura sairia 5500 a XT30 + 27 mm, proposta que achei a melhor, já que a 18-55, que tem estabilização, é cara demais.
na amazon a Xt30 + 18-55 sai por 5 mil. Vocês sabem se a garantia é valida se for comprada fora do Br?
Liguei na Raitec! realmente são revendedores autorizados mesmo (cheguei a ligar na FujibR pra confirmar)… nessa ainda estão com preço melhor que o ML!! tava pensando comprar na amazon us via alguma “mula” com a 18-55 mm, o que ia sair mais barato, mas sem garantia…
Vou pegar o Kit pela raitec!! depois posto aqui umas fotos rsrs Valeu a dica!!
Aproveitando a deixa, quais linhas da Fuji costumam ter o recurso de fazer foto panorâmica no próprio corpo ?
Particularmente, acho esse recurso muito util em viagens, principalmente para quem nao curte muito pós.
Vale mais a pena uma XTn, XTn0 mais antiga ou uma XEn mais atual ?
Usei pouca vezes o panorama, prefiro fotografar em raw e editar com mais liberdade. Direto da câmera só sai jpeg!
Não sei a primeira gen, mas a partir da segunda com ctz tem.
A escolha do modelo vai depender da sua grana e do seu gosto. As XT# são maiores, mas são seladas e tem um visor maior. As XT#0 e XE# são menores e mais leves. Qualquer uma vai te entregar a mesma qualidade de imagem em uma mesma geração e todas as gen’s tem boa qualidade. O AF melhora bem a cada geração também (algo que não faz muita diferença em viagens).
Particularmente eu gosto muito das XE pelo estilo rangefinder, elas são mais baratas também. A diferença para xt#0 é praticamente só no estilo dslr, dá quase no mesmo. Só pegaria uma XT# se viajar com frequência para lugar com neve, aventura, etc, mas aí tem que pegar lentes WR também.