Será que a RF 15-30 STM tem muita distorção?... veremos

Tem pintado a oportunidade de fazer alguns jobs de fotografia imobiliária, e embora eu tenha boas lentes ultra grande angulares, uma lente que poderia me simplificar totalmente o setup seria esta RF 15-30.
Como ainda é uma lente recém lançada, pouco se fala dela na internet. Acabei achando um artigo do The Digital Picture que realmente me deixou pasmo:

Olha como é praticamente uma Olho de peixe:


Note que esse espaço preto do frame é uma área que será descartada, enquanto a área quadriculada será estendida (zoom digital).

Desanimou, mas por outro lado, os perfis de correção de lente tem feito um bom trabalho.

Bom, na minha humilde opinião, o ponto que mais é benefício nela é a portabilidade e leveza pois não existe uma lente FF que fique tão pequena assim nas Canon RF. Também tem o fato de ser uma distância focal que ainda permite usar filtro roscado. Fora isso, a qualidade de imagem deve deixar a desejar.

Você já tem a RF 16mm, não vejo nenhuma necessidade.

Eu comprei uma Tamron 17-70 f/2.8 pra Fuji. Ao olhar no LCD ou EVF, vê-se distorção, porém a foto fica perfeita. Pelo menos nessa combinação lente/câmera, parece que há algum tipo de estimação e correção da imagem já na câmera. Mesmo o raw já vem corrigido.

Se essa 15-30 for a mesma coisa, não vejo problema nenhum.

A distorção não é problema porque é corrigida.
O problema é o efeito colateral, perda de nitidez onde esticou.
Tem que ver se a nitidez fica aceitável pra você.

Cara, eu acho que podemos desencanar de distorções no grande angular. Hoje qualquer lente praticamente, tem perfil de correção eletrônica ou na câmera ou em software de edição de imagens. Eu não sei da linha RF, mas na EF pra mim a melhor lente L da Canon neste sentido continua sendo a excepcional 16-35 F4L IS USM . Como dito , não pela distorção, mas sim pelo resultado ótico que ela entrega.

Pra quem não quer distorção acredito que as lentes Laowa possam ser uma ótima opção.

Então eu tenho uma Laowa, mas tá bagunçado meu kit… Laowa 15mm shift, rf 16mm, depois a EF17-40. Quero diminuir tudo. A ideia é ficar só com câmera no mount RF. Provavelmente uma R e uma R10. Aí desse monte de lente ficaria somente a RF 15-30. Três lentes virariam um corpo e uma lente.

O Chris Frost acabou de postar vídeo sobre a dita cuja:

basicamente o que já imaginávamos, bastante distorção mas boa nitidez.