Set de Tratamento para Ampliação

A principio eu direcionaria as questões ao Ivan de Almeida, pela grande experiencia dele com tratamento e posteriormente Ampliação delas, e por ter usado por muito tempo cameras Fuji, com Super CCD.

Tenho uma S9000, antes uma S7000. Tenho meus sets de tratamento, mas no geral são pra web. Imprimo quase nada, geralmente o que é impresso acaba indo da forma que saiu da camera.

Todas as vezes que precisei imprimir, sempre acabo ficando sem saber o que fazer, pois não sei ao certo, o que cada mechida na foto afeta no papel.

Então, peço ajuda a todos. Dicas, Macetes, Explicações, são bem vindas.

Valeu

Abraço.

Bom, Renato, vou responder, depois o Ivan responde ao modo dele, rs. Embora não seja necessariamente os passos que sigo hj, eu busco uma tendência para otimizar minhas fotos, não ficar tratando a cada nova necessidade de impressão, então eu seguiria o seguinte workflow:

  • Fotografar em RAW (ou JPEG na melhor qualidade possível);
  • Se em RAW, fazer todo processo antes de converter para o JPEG 8 bits, tente tratar tudo em 12 ou 16bits, vai afetar menos a imagem;
  • Comece pelo sharp em 100%, para só depois tratar cores, contraste, saturação e outros detalhes;
  • Faça a conversão de um arquivo padrão para TIFF e grave;
  • A partir daí ou porteriormente do próprio TIFF, acerte o tamanho da imagem (seja para impressão ou web), de um sharp menos agressivo adequado ao tamanho usado, e pronto. Acho que é isso.

Falei de uma forma resumida, certamente me escaparam detalhes, principalmente do RAW que estou começando a converter os primeiros agora. Mas de uma forma geral acho que dá para otimizar o processo por aí. E principalmente, tente trabalhar com um monitor acertado.

Bem, vamos lá.

  1. Use um conversor de RAW decente. Pode ser o ACR ou o s7raw que é freeware e voc~e baixa gratuitamente do site サービス終了のお知らせ

  2. Converta a foto para o tamanho que você vai usar. Para ter idéia, 15X21 é 4mp, 18X24 6mp, 24X30 pouco mais de 9mp, 35X40 perto de 18mp.

  3. Na conversão use sharp zero ou pouquíssimo.

  4. trate a foto no conversor para que ela saia dele o mais perto possível do desejado. Observe a foto com visualização da foto caber no preview do conversor, mas observe também em 50%. Os defeitos que voc~e ver em 50% verá na cópia em papel, os que não ver, não verá.

  5. converta em 16bits TIFF. Preferencialmente em prefis ricos como ProPhoto ou Adobe RGB. Seu Photoshop deve estar regulado para o mesmo perfil, é óbvio. Do contrário, clique em Proff View.

  6. ajuste em Levels para esticar a foto para toda a gamma tonal (se a foto exigir isso, é claro). Vá em Curves e experimente aplicar um s suave para ver se melhora ou não

  7. Com a foto pronta, vá em Image Size e na opção bicubic redimensione a foto para o tamanho desejado EXATO em 300dpi (verifique na loja quais os tamanhos exatos, são um pouquinho diferentes dos tamanhos nominais.

  8. Aplique USM conforme a necessidade da foto, sempre verificando na visualização em 50% se aparecem defeitos. Fotos bem feitas podem recber USM 60-1-0 para tamanhos de 6mp, por exemplo.

Tudo isso implica, naturalmente, em ter cores confiáveis no monitor, mas isso é outra his´toria.

Ivan
EM TEMPO: tem de converter no final para perfil RGB e 8 bitas para salavr o JPEG para o laboratório. Não mande com outro perfil porque as fotos saem erradas. Na conversão de perfil converta para Perceptual