Sharpening

Vou linkar um artigo interessante da ótima página do Ricciardi que talvez seja útil para muita gente.

Artigo Sharpening

Abraços!

Faz um teste usando esse action. Muito bom.

Link

O processo que ele descreve é bem diferente do que eu uso, normalmente uso a aplicação do USM apenas no final do processo de tratamento, a não ser que eu queira algum tipo de USM seletivo. Tenho obtido bons resultados com esta metodologia.

cralx2000,

Vou testar. Já tinha passado por esse link antes, mas não li inteiro.

Leo,

Eu também fazia assim, por último, testei dessa maneira do Ricciardi e gostei bastante. Um profissional em manipulação de fotos (não sei o nome correto que se dá) também já havia me dito que o segredo era fazer em etapas. Mas cada um tem a sua maneira. :slight_smile:

Danilo vou até fazer uns testes. :slight_smile:

tb vou testar logo logo…
porém acho que cada caso é um caso…

ola,
em geral trabalho com imagens em RAW e faço este processo no software da propria camera (Nikon Capture Editor), antes da conversão, (jpeg ou tiff) desta forma obtive os melhores resultados, alguem ja tentou assim?

Gente, entrei no fórum há pouco tempo, por isso peço desde logo que desculpem a minha ignorância. Meu PS é em português e ainda não consegui distinguir, em português, a ferramenta sharpening. Como ela se chama em português? :wink:

Gente, entrei no fórum há pouco tempo, por isso peço desde logo que desculpem a minha ignorância. Meu PS é em português e ainda não consegui distinguir, em português, a ferramenta sharpening. Como ela se chama em português? ;)
Ela se chama "nitidez". E está no menu "filtros".

Não se acanhe em perguntar.

:slight_smile:

ola, em geral trabalho com imagens em RAW e faço este processo no software da propria camera (Nikon Capture Editor), antes da conversão, (jpeg ou tiff) desta forma obtive os melhores resultados, alguem ja tentou assim?

Eu acho o sharpen do NC mil vezes melhor que o do PS. Nos meus testes, realmente só precisei aplicar uma única vez. E como eu sempre aplico antes de qualquer manipulação, faço o mesmo que você.
É interessante perceber também que no NC quando se dá o resize não se perde um pouco do sharpen como no PS.

Se não fosse algumas coisas, como o crop, o save, e mais algumas coisas eu já teria aposentado o PS e ficado só com o NC.

abraços

Gente, entrei no fórum há pouco tempo, por isso peço desde logo que desculpem a minha ignorância. Meu PS é em português e ainda não consegui distinguir, em português, a ferramenta sharpening. Como ela se chama em português? ;)
Ela se chama "nitidez". E está no menu "filtros".

Não se acanhe em perguntar.

:slight_smile:

Danilo, muuuuuuuito obrigada pela dica!

Falando em plug-in (sharpness)

baixei uns actions do Fred Oliveira no emule rochedos, quem tiver procura lá…só action de sharpen seletivo…apliquei em algumas fotos ficou maravilhoso!

Não seria Fred Miranda ?

Estou aprendendo muito com as dicas de vocês.
Mas estou com uma dúvida, meu PS é em português e não sei o que quer dizer
unsharp Mask.
Alguém pode esclarecer?

Nitidez…máscara de nitidez!

Obrigada pela ajuda Peron

Nesse mesmo artigo, o autor aforma que para imprimir a foto, é necessário aplicar sharpening, saturação e contraste acima do normal, a ponto de parecer estranho no monitor, pois existe uma perda de nitidez ao passar para o papel. Confesso que até agora sempre mandei imprimir do jeito que eu achava que estava bom no monitor e as fotos impressas estavam boas (obviamente é sempre um pouco diferente do que vê no monitor). Na experiência de vocês, como é? É preciso realmente dar uma realçada acima do normal para fotos impressas?

Bom, imprimir pra mim é na impressora. Se for assim, talvez a técnica se aplique, mas sempre que mando no Lab as revelações ficam tão nítidas quanto no monitor.

As vezes tenho a impressão de que mais nítidas ainda, mesmo em 15x23.
Não faço tratamentos desse tipo (sharpening), no máximo um crop e/ou um pequeno ajuste de exposição.

[]'s