Artistas em geral sempre foram conhecidos por serem timidos introvertidos. No fundo eu tambem sou timido e introvertido, mas na hora de fotografar eu estou tao hipnotizado pela fotografia que esqueco tudo que esta em minha volta.
Acho que a melhor dica dada foi a do Spiderman, comecar com fotos casuais do dia a dia e aos poucos vc vai desenvolvendo olhar, tecnicas, habilidades e confianca. Eh como todo fotografo bom que eu conheco comecou e se desenvolveu.
Nao eh lendo tutoriais, fazendo cursos, workshops, comprandolivros, etc que vc vai sair fazendo fotos maravilhosas do dia para a noite. Eu suguro esquecer tudo isso. Esqueca as teorias e regras, pare de gastar dinheiro com cursos, livros, etc… Se tiver que comprar algo que seja um livro basicao de retratos so pela inspiracao mesmo e nada mais, nada de regras, de “como se faz”, etc.
Eu comecei fotografando pessoas casualmente sem pretencao em “ser fotografo” ou “fazer fotos boas”. Eu simplesmente fotografava. E sempre tinha no bolso uma camera simplisona. E fasia fotos sem avisar ninguem. Eu via alguem em uma pose ou momento legal eu simplesmente sacava a camera e pimba. Eu estava sempre a lerta com apenas minha experiencia visual em mente e regras basicas de composicao geral, e mais nada.
Com o tempo vc vai evoluindo e aprendendo a direcionar as pessoas naturalmente. So depois de mais ou menos 1 ano e meio ou 2 anos que eu fui comecar a tentar fazer sessoes de fotos. Primeiro com uma amiga e apesar da simplicidade das fotos o negocio ja estava aceitavel por ser apenas uma brincadeira.
E em seguida foi com uma modelo experiente e foi fotografando pessoas que entender de composicao corporal e dos angulos do proprio corpo, como modelos experientes, dancarinas classicas, ginastas, atores, etc que eu fui me tocando sobre formas corporais, poses, etc. Funcionava assim: eu nao posava a pessoa, eu simplesmente falava a ideia geral das sessao (beleza, erotismo, tristeza, saudosismo, alegria, etc) e deixava a pessoa livre para se espresar. No comeco faz uma pose e para para pensar, depois outra e para para pensar, mas em poucos minutos pega o ritimo e vai uma pose atras da outra, vc faz a foto e a pessoa ja faz outra pose em seguida em menos de 1 ou 2 segundos, e assim vai.
So depois de tudo isso e de alguns anos que eu fui me atrever a posar alguem para um look em especifico, e mesmo assim comecei com profissionais. Demorou ainda mais para eu posar pessoas que nao tem experiencia alguma sobre modelagem corporal e artes visuais.
E depois de tudo isso, pode aparecer um homem ou mulher totalmente pelados para eu fotografar que eu mesmo sendo timido e introvertido faco numa boa. As pessoas me perguntam como eu consigo me controlar quando fotografo uma mulher “com um corpao” totalmente nua. A minha resposta eh que a minha atencao esta penetrada na luz, composicao, angulos, expressao, etc que eu mal reparo nos detalhes do corpo e em pouco minutos ja nao faz diferenca se a pessoa esta pelada ou vestida.
Depois de tudo isso que eu comecei a comprar livros (e ate hoje nao cheguei a comprar meia duzia de livros), e nunca fiz workshop, e o unico curso que fiz foi de fotografia basica. No lugar de regras e teorias eu investi em livros e cursos sobre artes visuais, expressao artistoica, historia da arte e estetica, curso de pintura, observacao de muitas fotos, pinturas e esculturas seja em galerias, revistas, livros, museus, TV e filmes.
Entao, minha sugestao eh sair das salas de aula e trancar seus livros no bau e pular de vez na lama que alem de mais divertido te da experiencias e aprendizados reais do que vc realmente vai precisar. Alem de vc desenvolver os seus proprios metodos e estilos de acordo com a sua experiencia.
Generalizando:
Quanto mais atento e apegado se esta as regras mais distraido tente esta da expressao.