SOCORRO! Magic Lantern desinstalado, minha 60D não funciona mais

Olá gente,

Instalei o Magic Lantern sonhando em fazer time-lapse com minha Canon 60D. Logo testei e vi que fazia, mas tudo mais da câmera ficou mexido, e não gostei de como ficou, então, resolvi desinstalar o ML. Fiz exatamente como indicado , depois formatei o cartão na câmera, e então o ML foi desinstalado. Hojer quando fui usar a câmera, ela pareceu estar normal. Acendeu, todos os marcadores apareceram, mas quando fui clicaqr uma foto, silencio absoluto. Nada aconteceu. Não batia foto. Tirei o auto-foco e ela funciona. Acho que o ML fez alguma zica no auto-foco, e ele é fundamental para mim que não enxergo direito. Alguém já passou por isso? Tem alguma dica para recuperar minha câmera???
Obrigada por qualquer ajuda!!!
SoniaRO

Lamento, nunca passei por isso.

substitua o firmware e torça os dedos, porem acredito que esse problema não foi decorrente ao ML, pois ele não é instalado, ele funciona pelo cartão de memoria, não fica nada “salvo” na maquina…

Coloca uma foto aqui que você tenha tirado com o AF desligado.

testou com outra lente? pode ser pau da lente.

Substitua o cartão de memória e volte às configurações de fábrica da sua câmera. Tudo voltará ao normal.

X2

Principalmente a parte de voltar a câmera às configurações de fábrica, procedimento que inclusive é recomendado no site do ML.

De qualquer maneira é estranho, pois simplesmente instalar o ML não deixa “tudo o mais mexido” na câmera. A única coisa que de fato muda é a atuação do botão “Lixeira”, o resto só é alterado caso o usuário modifique intencionalmente.

Ou reinstale o firmware original dela, no mesmo esquema de baixar, jogar no cartão e atualizar. Eu acho bem estranho, pois usei na minha e nunca tive problema. Inclusive quando uso outros cartões ele desaparece.

Galera, a Sonia é minha amiga e eu que sugeri a abertura desse tópico.
Ela já fez isso. Já testou outro cartão de memória tbém. Já tirou e colocou a lente de volta… A única coisa que falta, é mesmo testar outra lente, pra ver se é algo com a lente ou com o corpo.
E talvez seja tudo uma infeliz coincidência. Mas é difícil a gente acreditar que é só coincidência, qdo acontece dessa forma…

Oi Helena, a dois anos deixei de usar o ML por um simples motivo, ele faz o equipamento funcionar o tempo todo a 100%, o que provoca um aquecimento incrível do sistema, já li muita coisa sobre isso, e nada foi registrado até hoje sobre algum problema gerado por ele, mas o que me deixou com o pé atras foi a possibilidade “reduzir” a vida útil da máquina, fiquei imaginando a longo prazo o que isso poderia acontecer.

No caso de sua amiga, eu digo que com certeza não foi o ML que causou isso.

Acabei de ver isso no FAQ do ML:

"Why did the autofocus stop working?

It was probably moved to back button (* or AF-ON). Check your custom functions. It may happen if you take the battery out in the middle of photo shooting.

Anyway… any serious DSLR user should set AF to back button ;)"

Sendo assim voltando as configurações originais da camera tudo volte ao normal??

???
Desculpa, não entendi…

no menu tem um opção de voltar para configuração original.

Sim, como eu falei, isso já foi feito. E não adiantou. :no:

O Negocio agora é testar com outra lente. E cruzar os dedinhos.

é o que falta. :ok:
E se alguém já quiser adiantar alguma indicação de bons técnicos no RJ… :smiley:
Espero que não seja necessário, mas…

sei lá, mas acho difícil o ML ter causado isso…
acho que pode ser problema na lente ou alguma outra configuração qualquer.

Veja essa questão se o foco não foi pro botão AF-ON (se a câmera dela tiver esse botão)… uma vez a câmera dum amigo aqui estava assim, ele jurava que não tinha mexido na configuração mas eu sempre disconfiei… foi só ir no menu personalizado e mudar pro foco voltar pro botão obturador. Mas pra falar a verdade, quando ele me mostrou, eu demorei pra descobrir que o autofoco tava nesse botão também.

Eu ainda acho que tem uma boa chance de ser configuração ou operação. Levaria em algum amigo fotógrafo bem experiente antes de apelar para um técnico, que por menos de 200 reais nem poe a mão na câmera.

O ML não altera ou reescreve o firmware original da câmera, nem teria como fazer isso. A única alteração que ele faz é criar uma entrada no boot da câmera dizendo para que, caso o cartão que estiver inserido na câmera seja “bootável” - desculpem o ingles, não me veio à cabeça nenhuma tradução clara -, ele transfere a inicialização da câmera para o cartão, que carrega o ML e depois o firmware original.

Uma vez que o ML for desinstalado, que na realidade nada mais é do que reverter essa entrada no boot da câmera, ou no caso de ser utilizado um cartão não “bootável” que não tenha o ML, a câmera inicializa normalmente usando apenas o firmware original.

A única possibilidade de algum dano é se ocorrer alguma coisa durante o processo de modificação no boot da câmera, mas aí a câmera não ligaria mais. Se a câmera está ligando sem o ML, é porque o firmware original foi carregado e está tudo OK.

Eu chuto em problema no flat-cable da lente :ok: