Oi gente, eu tive uma por anos, e usava especificamente para filmar mesmo, e filmei bastante com essa câmera.
Olha só ela esquenta sim, e tem um sistema de proteção que desliga a câmera qd atinge uma certa temperatura. Dependendo da temperatura ambiente onde vc estiver gravando, ela vai desligar mais rápido ou menos rápido, mas é certo que em algum momento ela vai desligar. Um ambiente com temp de 35° ou 40º ela nem ghega a gravar os 30 minutos, vai deslar antes disso. Agora um ambiente gelado com ar condicionado 20º ela grava por mais tempo tranquilamente (até o limite de tempo).
Não desgasta o sensor não, justamente o sistema de proteção dela, impede que ela derreta. Filmei dezenas de horas acumuladas, e não percebi problema nenhum no sensor.
Acontece que qd ela esquenta e desliga, ai é difícil de esfriar, ela demora muito pra esfriar. Ja cheguei a colocar um ventilador perto dela para ajudar, mas não resolve muita coisa não. Vai acontecer de vc religar a câmera, ela grava mais um pouco e desliga novamente. Vai ficar assim, esquenta, desliga, vc espera um pouco e religa, ela grava mais um pouquinho e desliga novamente, e fica neste loop.
Internamente ela não foi projetada para filmar e gravar por muito tempo, é um sistema apertado e sem refrigeração. Qd vc grava, além do sensor, tem os outros componentes que geram calor, tudo isso junto esquenta a câmera (não é só o sensor).
Sua pergunta é difícil de responder, pq eu sempre usei ela gravando mesmo. Mas vou falar o que eu imagino aqui, achismo:
Imagino que ficando somente com o sensor ligado ela esquente menos. Provavelmente vendo somente a imagem do sensor pelo live view ela vai esquentar menos do que se tivesse ao mesmo tempo gravando e salvando o arquivo no cartão SD.
Eu acho que ela vai desligar tbm, mas isso é achismo, ok??? Porem pra responder é fácil, pega a câmera liga e faz o teste ai… e não esqueça de comentar o resultado com a gente, estamos curiosos pra saber.