Solicito Opinião - Configuração para um novo Desktop

Olá,

Um breve histórico.
Eu tinha um monitor Sansung SyncMaster 971p. Nada a reclamar até que começou a pedir arrego.
Decidi comprar um Dell, que chegou faz uns 15 dias. Ainda estávamos nos conhecendo quando a senhora que faz limpeza em casa derramou algum produto de limpeza no meu desktop (ainda me pergunto como ela conseguiu). Bom, é provável que agora não haja mais vírus na minha máquina, pois foi “desinfetada”, o problema é que também não está mais funcionando muito bem.
Coitada da D.Izabel, me disse que trabalharia de graça para pagar o estrago. Nem pensar, ela é de confiança, uma ótima senhora, tirando um copo ou outro, nunca causou grandes acidentes, e … o mais importante… foi um bom motivo para eu trocar minha máquina sem que minha esposa coloque objeções, uma vez que vem me pedindo a meses para trocar os sofás da sala.

Montei esse computador em 2004 ou 2005 e lembro que na época pedi que tivesse uma configuração que não necessitasse de atualizações por um bom tempo. De lá para cá nunca fiz atualização de hardware nele.
Não penso em reaproveitar nada dessa máquina.

Já fiz uma pesquisa aqui no fórum e peguei algumas informações, porém, umas de 2010 outras de 2011, e como em informática as novidades e atualizações são rápidas, gostaria da ajuda dos colegas para montar um computador ou comprar um já montado.
Não utilizo o computador para jogos e sim para tratamento de fotos.
Não sou profissional mas gosto muito desse hobby.
Não tenho filhos, o que significa que sobra um dinheirinho para gastar com meus próprios brinquedos.

Sendo assim , poderiam me ajudar indicando uma configuração completa que possa rodar todos os programas (CS6, Lightroom 4, Photomatix, etc…) de forma absolutamente tranquiila e com a qual não precise me preocupar por um bom tempo com atualizações ??? Ou indicar algum modelo de computador que já exista no mercado e que me atenderia nesse sentido ??

Muito Obrigado
:ok: :ok:

Vou montar um pc de cabeça aqui.

Processador: I5
Memória: 6gb
HD: 1TB
Video: 1Gb 128 bits

fonte: corsair, seasonic, antec - são o melhores fabricantes (eh uma suruba, um fabrica pro outro ueheu) 400w reais ta de bom tamanho.
placa mãe: requisitos sata 3.0. - 4 slot de memoria de preferencia q suporte até 1600. e lógico, compatível com o processador.
processador: I5 de preferencia a ultima geração mas não obrigatório (eu tenho um i5 da primeira geração e segura com folga os softwares)
memoria: entre 4 e 8 giga. se tiver com vontade de gastar um pouco mais da pra pegar umas boas com velocidade alta e latencia baixa. eu uso normal e to susse :slight_smile:
Armazenamento: 1 ssd (SO + softwares) + 2 hd 500 padrãozinho 7200 rpm

obs. se pegar processador intel, compre tbm um cooler, o original eh um lixo. um corsair a70 segura legal sem over forçado e eh barato. bom cxb.
gabinete dê preferencia aos com boa ventilação. eu tenho um haf922 e gosto pacas, apesar de ser um trambolho.

opcional: placa de video eu gastaria no maximo uns 300 pila se fosse gastar com isso. eu aqui só tenho uma pq minha placa mãe não tem onboard então peguei uma bem baratinha. antes disso tinha uma msi gtx 570 e não vi diferença significativa se eh q teve.

Eu montaria algo assim :slight_smile: .

edit e de preferencia em comprar as pçs e montar em casa, fica mais barato ter um pc melhor :ok:

Olá :slight_smile:

Bom, eu não sou nenhum expert mas vou dar minha opinião Pessoal:

Essencial para a sua máquina por ordem de prioridade:

1 - Processador - AMD FX-8320: É um excelete processador CxB, possui 8 núcleos a um clock de 3.55 GHz e está com um preço muito bom, aproximadamente 450~500 reais. Muita gente vai falar que os da Intel são melhores, realmente, a arquitetura dos Intel é um pouco melhor, mas isso é mais questão pessoal. Esse AMD processa tarefas bem pesadas como renderizações e trabalhos de manipulação de imagens e vídeos. Em alguns testes ele supera o Core i7 de 1ª Geração e esbarra no Core i5 de 4ª Geração. Ou seja, é bastante potência pra todos os seus programas.

2 - Placa VGA - Pegue uma NVIDIA Geforce GTX 660 TI, tem um ótimo CxB, vai demorar a ficar desatualizada. Tem 2 GB de memóriga GDDR 5, 192-bit, saída HDMI, vai suprir todas suas necessidades de VGA por um bom tempo. Está na casa dos 950 reais

3 - Memória RAM - Hoje em dia, não tá caro investir em memória, escolha pelo menos uns 2 pentes Corsair Vengeance 8GB, totalizando 16GB 1600 Mhz. Custo: Aproximadamente 600 reais

4 - Placa mãe - Pegue uma ASUS ou Gigabyte com socket AM3+ pra ser compatível com o processador. Existem as mais básicas ou as mais avançadas, com mais entradas PCI-Express, 4 slots de memória RAM e USB 3.0 que são um pouco mais caras, possibilitando um futuro upgrade

5 - Monitor - qualquer um IPS de umas 23’ pra cima, os mais bem falados são os DELL

6 - HDD - não faz tanta diferença, pegue de 1 ou 2 TB sata 3

7 - SSD - Muita gente opta por ter um SSD e instalar o sistema operacional nele, possui uma transferencia de dados absurdamente maior que o HDD convencional, isso fica a seu critério

8 - Fonte - Isso é uma coisa importante, é bom pegar uma fonte de boa qualidade, pra poder dar segurança a todos os componentes do CPU: As Corsair são boas, 500w é uma potência boa. Está por volta de uns 250 reais

9 - Gabinete - Também não importa tanto. A linha Thermaltake tem uns sóbrios e bem bonitos. Com coolers exaustores traseiros e de entrada de ar pela lateral. Também tem a opção do Watercooler que é refrigeração a radiador e água, nunca terá problema com poeira, porém a brincadeira custa caro.

Bom, o resto não é tão importante. Essa é minha opinião pessoal, lembrando que eu não sou expert. Essa brincadeira fica em torno de uns 3000~3500 reais, lembrando que é uma máquina muito potente, e que vai aguentar tranquilo muitas atualizações de programas sem precisar de um upgrade ! :ok:

Quanto pretende gastar?

O amigo faz mesmo questão de um desktop? Hoje em dia a diferença de preço não é mais tão grande. A vantagem é que você pode fazer upgrades com muito mais facilidade, mas é bom lembrar que há um limite. Os pentes de memória de 4 anos atrás já não servem nas placas-mãe mais modernas, por exemplo.

Eu pensaria em um notebook com uma boa configuração (i5, 8 GB, 1 TB), que depois de 4 ou 5 anos ainda estará servindo bem. Aliás acabei de comprar um exatamente assim: http://www.samsung.com/br/consumer/it-products/notebooks-netbooks/high-performance/NP670Z5E-XD1BR

Mais um monitor IPS como sugerido anteriormente e você está bem servido. Como disse o outro colega, o primiero paso é mesmo definir um orçamento.

O amigo faz mesmo questão de um desktop? Hoje em dia a diferença de preço não é mais tão grande.

é vai nessa!

Os dois sofas que minha mulher queria trocar sairiam por uns 8 mil (madeira, espuma e pano… Acredita?).
Acho que da pra ter uma maquina excelente por menos que isso né? :hysterical:

Brincadeira a parte Pictus, não pensei no custo ainda. Como disse anteriormente, quero um computador que não me de trabalho por um bom tempo.
Pode me dizer qual a sua sugestão? Depois vejo se consigo a verba.
Quando estava procurando por monitor, os seus comentários, tanto para o monitor Sansung que eu tinha quanto o novo da Dell, foram de grande valia e ajudaram a decidir por eles.
Se puder me ajudar novamente, agradeço muito.

Abs

Olá RafaZ.

Eu prefiro um desktop sim, mas de qualquer forma, obrigado pela sugestão.

Abs

Obrigado Diego, Rafael e MCardoso.
Anotado

Abs

É só clicar na imagem para abrir a planilha…

ta sobrando fonte pacas

Sim, mas é a menor Corsair lá da loja…
Vai que no futuro ele queira colocar uma placa ± TOP para OpenCL…

sendo assim sim :smiley:

Olá Pessoal,

Excelente, já dá para ter uma noção bem clara do que é necessário e seus custos.
Agora é comigo, vou tentar providenciar uma verba.

Obrigado a todos. :worship:

:ok:

A tabela mudou, agora o total é R$4436,00 o modelo do SSD estava errado…

Mas se quiser reduzir os custos:
Mobo GigaByte GA-H87M-D3H (rev. 1.0) R$384,00
CPU Core i5-4670k R$ 674,00
Cooler Hyper T4 (RR-T4-18PK-R1) - BOX R$ 94,00
SSD Samsung 840 EVO 120GB R$ 400,00
Fonte Corsair CMPSU-430CX 80 Plus Bronze R$ 139,35
Gabinete CoolerMaster Elite 334U (RC-334U-KKN1-GP) R$140,00
Mouse Gamer 6865 - 3200 DPI R$40,00

Total = R$3279,00

esqueceu a memoria :stuck_out_tongue:

RAM nunca é de mais… :smiley:

Ok

Thanks

:ok:

Opa, vi aqui já a loja