Sony a230: qual o melhor equipamento para macro fotografia?

Gostaria de saber a opinião dos colegas quanto aos equipamentos para macro fotografia.
Uma lente AF macro realmente fica fora de cogitação no momento devido seu alto custo, então estou tentando descobrir a melhor opção paralela.
Tenho 3 lentes, porém 2 delas escuras.
Acabei de adquirir uma 50mm f1.8 que pretendo utilizá-la invertida com anel adaptador.
Mas já me falaram muito bem dos filtros close-up também, apesar de perder qualidade lateral.
E o tubo extensor, que também tem o custo um pouco elevado mas permite controle da abertura.
Alguem poderia me indicar a melhor opção?

Abraços!

Se você conseguir controlar a abertura do diafragma com a lente invertida, acredito que esta seja a melhor opção custo/benefício.
Filtro closeup eu já tive e não gostava da qualidade das imagens. Tubo extensor não tenho experiência mas você perderá alguns pontos de luz.
Já verificou os preços das lentes macro da Sigma ou Tamron? Uma Sigma 105mm f/2.8 EX DG MACRO usada em bom estado de conservação é um EXCELENTE investimento para macrofotografia.

Extension Tubes verses Close-up Filters

Filtro qualquer que seja tem que ser no mínimo multicoated, filtro close-up decente são os da Raynox. Raynox High Definition Conversion Lenses - Main Index

E a luz? Macro sem flash vai ser difícil…
Olha uma gambiarra para flash http://www.pixalo.com/community/tutorials-guides/macro-photography-tutorial-24240.html

http://www.macrofotografia.com.br/

filtros close-up já usei e não tive bom resultado,ai economizei e fiz o certo,peguei uma AF-S VR Micro-Nikkor 105mm f/2.8 G IF-ED,uma otima lente.

Tenho uma DT 30 2.8 macro e gosto muito. Além de tudo é barata: US$ 199.00.

Abs

Patty, já comprou seu equipamento, estou pesquisando sobre lentes macro, tb para linha Alpha, mas ainda são muitas as dúvidas, como o que é mais importante em uma macro, abertura, zoon, distancia minima de foco ou ampliação? 1:1 dá bons resultados? pq algumas vem com 1:3,8, o que isso significa?

http://www.macrofotografia.com.br/artigos/macrofotografia.shtml

As lentes macro Alpha A-mount and E-mount lens database

Sobre as lentes macro…a da sigma é excelente e custa uns 800 ou 900 usada quase nova, e vc paga um pouco mais que isso e compra uma nova 105mm 2.8 na bh.
O importante no macro e a ampliação de 1:1, ai esta o lance, não existe macro 1:1 com lentes zoom, acho q atinge no maximo 1:2.5 ou 1:2 ou menos (eu acho), mas eles costumar colocar macro no nome, na realidade esses macros deles é pq a focagem é bem de perto, mas isso não quer dizer q a ampliação seja grande, eu tenho uma olho de peixe q vc consegur fazer o foco bem mais proximo que a minha macro por exemplo, porem a ampliação da macro a 45cm é de 1:1 e da olho de pexei a 20 cm é de 1:6.8.
Filtros Close-up são quebra galho q não rende bons resultados, alem da macro ja não ter muita profundidade de campo, com close-up ainda piora a coisa.
Tubo de extensão é bacana, mas sem flash, quase inviavel!
Te recomendo juntar mais dinheiro e comprar uma lente legal, a pouco tempo, no site da sony a macro 100mm 2.8 tava custando uns 1200 em 10x, excelente oportunidade, mas acho q acabou.

eu so nao tenho lente macro ainda, mas uso uma combinacao de lente do kit+um filtro close+tubos de extensao. o filtro sempre deixa as laterais sem qualidade adequada, mas andei reparando que os tubos tb, alem da perda de luz. Mesmo que os tubos garantam AF, pode acontecer de nao funcionar, mas eu particularmente acho melhor usar MF, assim a lente nao fica entrando e saindo para se ajustar.