Sony A73 FF custando exato mesmo preço da Oly E-M1 III.
A Olympus teria alguma vantagem?
O video mostra porque o MFT ainda é um sistema forte com a E-M1 III comparando com uma FF de mesmo valor (excetuando ISO alto, obviamente):
ótimo custo beneficio para que usa tele-objetivas
interessante para fotografos de vida selvagem, documentários e viagens (IBIS excelente, nao precisa de tripé quase nunca, teles PRO muito mais baratas, leves e menos volumosas)
handheld em video na E-M1 III dispensa o uso de Gimbals
Profundidade de campo ampliada aumenta a área de foco
AF muito rapido
Depoimentos reveladores nos comentários de proprietários de ambos os sistemas, principalmente de A73, vale conferir…
Legal o comparativo. O sistema m4/3 traz umas vantagens muito interessantes…
Claro q tem a questão da performance ISO, mas se pensarmos bem vc podera usar uma lente m4/3 numa abertura digamos uma 25mm f1.2 toda aberta e ainda assim ter um DOF utilizável, já na FF utilizar uma 50mm f1.2 na maioria das situações não dá pq o DOF é ridiculamente pequeno. No fim compensa.
Com certeza, tem esse detalhe.
Lembro de ter lido em algum lugar que a 25mm f1.2 PRO teria ótimo desempenho mesmo em f1.2
Enfim. Eu também gosto muito da ideia de um equipamento menor (e com ótimo weather sealing), e o fato de existir essa 12-100mm f4 Oly que dizem ser espetacular. IBIS de 7.5 stops é a cereja do bolo.
Eu já pude manipular a EM1 II na Best Buy. Acho que foi o Cláudio que escreveu isso há uns anos atrás e tenho de concordar. Essa é uma das câmeras de melhor pegada/ergonomia que já peguei na mão.
Acho que ainda o menu deles e touchscreen fica devendo (assim como a Sony). O que eu não gosto no sistema M4/3 é o tamanho do sensor. Para o meu estilo de fotografia não sei se ficaria satisfeito com ela.
Para vida selvagem no meu uso não faz sentido pelo tamanho do sensor, é muito limitado… Mas para vídeos pode ser ótima opção para usar em conjunto com a7 III.
Exatamente isso que me desmotiva no FF. Custo altíssimo e no fim das contas você pode ter o sweet spot cada vez mais próximo em cameras menores, mais completas, com maior tecnologia e por fim no mesmo preço d3 câmeras de entrada FF.
Me acostumei com o sistema MFT, usando o mesmo desde 2015.
Recentemente adquiri uma Canon RP, mirrorless full frame.
Depois de usar a RP por uns meses, posso dizer sem medo que prefiro o sistema MFT.
A RP é ruim? Não. Ótima câmera, mas tanto o corpo quanto as lentes continuam enormes para aquilo que me disponho a fotografar. Faço o mesmo ou melhor com as Olympus e se faço melhor com as Olympus, é pq sinto mais prazer em fotografar com elas do que com a Canon.
Hoje em dia, se fosse trocar de sistema, o único que me chama realmente a atenção é o sistema Fuji. A Xpro3 é, para mim, o lançamento mais bacana dos últimos anos.
Não desmerecendo as fotos mas para meu gosto fica bem evidente a limitação…
Isso que é no Instagram que da para passar fotos com crop de 100% e mantendo a qualidade em ISO alto.
Mas lógico tudo isso vai do gosto e da exigência de cada um…
Quanto montei meu KIT atual de fotografia, tentei ao máximo gastar pouco e ter o máximo de qualidade.
A maior questão é alguns preferem portabilidade ou alguns recursos a mais e outros só querem pagar para ter uma qualidade de imagem melhor.
Sobre o preço, tudo que for sensor pequeno deveria ser mais barato e muito menor mas não é isso que acontece ultimamente.
Interessante este relato, Adriano. Lembro que há um tempo atrás você postou aqui sobre a RP e acho que na época ainda estava em fase de “lua-de-mel” com ela.
Na verdade isso é muito falado aqui no fórum, por exemplo FF caríssimas e lentes mais caras ainda, ou lentes FF são muito caras, mas crop é muito mais barato e são muito mais leves etc. Foi nessa base que meu comentário foi feito.
mas eu gosto dela! camerazinha muito boa, mas o que ferra são as lentes. tá certo que só usei uma RF (24-105), o resto foi EF adaptadas, mas mesmo assim. fica um trambolho. E de que adianta fazer uma câmera leve e pequena se as lentes são gigantes? outro dia fui fazer umas fotos com a 70-300L, pô, na moral, nao dá prazer de fotografar, que trambolhão! agora, a RP com a 50 1.4, é um conjunto bem gostoso de usar.
Eu também tenho uma queda por portabilidade. E, lendo de vez em quando sobre o M4/3, sem dúvida as câmeras que mais me chamam a atenção são as da Oly. Porém alguns fatores me desanimam a tentar testar ou até comprar futuramente:
falta de mercado no Brasil; nem no Mercado Livre você encontra muita coisa para ela.
falta de assistência técnica
falta de certeza se a Oly vai seguir no ramo.
Não fosse isso certamente eu estaria pensando mais seriamente no assunto.