Sony A7RII + Sigma 150mm f2.2 macro OS

Pessoal, achei um bom negócio em uma Sigma 150mm f2.8 macro OS(última versão) Mount Canon para usar em uma Sony A7RII com adaptador de última geração. A lente é literalmente nova(estoque antigo de um importador).

Estou maravilhado com a qualidade de imagem que esse conjunto gera mas definitivamente o foco automático, apesar de confirmar super rápido, não é assertivo principalmente na maior abertura da lente. Sei que nesse tipo de câmera o plano de foco é o próprio sensor mas o fato é que o erro de foco parece um front Focus clássico de uma DLSR(miro o foco em um olho e acerto o outro em um plano mais a frente). De todas as lentes adaptadas que já testei essa é a única que não acerta o foco. Fiz exaustivos testes, mesmo com a lente no tripé com temporizador no modo silencioso e confirmei essa falta de acerto no foco.

Pergunta para os mais experientes: é possível realizar algum ajuste na lente para corrigir isso? As novas tem uma Dock para ajuste mas essa é da época pré global vision…em sendo possível ajuste de correção alguém indica um bom técnico na 7 de abril em Sampa? Tks.

Cara, mas vc quer fazer macro? Só pra entender melhor.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Vi vários relatos de front focus dessa lente na web. Parece ser um problema de design.
Não acho que uma assistência consiga resolver.

Pra dar um exemplo, um erro de design de lentes que MLs não resolvem é focus shift.
Focus shift é quando o foco da lente muda quando ela está com a abertura fechada e aberta.
Por exemplo, em f/2.8 a lente foca num lugar, mas quando se fecha para f/8 o local de foco muda.
Esse tipo de problema é difícil de resolver pois as câmeras focam com a lente aberta e só fecham na hora do click.
Focus shift vai acontecer em DSLRs e MLs, não tem jeito, pois se trata de uma falha de design da lente e vai ocorrer até em foco manual, a não ser que você dê um jeito de fechar a abertura da lente durante o foco ou sua câmera faça isso (algumas MLs fecham a lente mesmo durante o foco para o preview de exposição, e algumas DSLRs tem o botão para fechar a lente, mas perdem bastante a consistência do foco dependendo da abertura).

Mas como você disse que o problema ocorre mesmo com a lente aberta, o problema dessa lente deve ser outro, mas imagino que deva ter a mesma lógica do focus shift, ela deve mudar alguma coisa na hora do click pra mudar o local de foco. Talvez seja algo relacionado ao sistema de OS.

Comprei a lente para fazer macro com foco manual mas também usá-la para retratos e nesse caso o foco automático “preciso” seria uma ótima funcionalidade.

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk

Cara faz todo sentido…o diafragma se movimenta a todo momento no processo de focagem automática. Nunca tinha visto isso em outras lentes.

Como você sabe? Certeza que não é o IS?

Faz barulho e da pra ver ele abrindo e fechando na movimentação do foco. O IS da lente deixo desligado e uso o da câmera. Deu melhor resultado.

Alguns exemplos de testes que fiz na primeira utilização, tudo com foco manual. Fazer foco manual nessa lente com as funcionalidades da A7RII é muito fácil, difícil perder uma foto.

Sigma 150mm 9 by Alessandro Fernandes, no Flickr

Sigma 150mm 7 by Alessandro Fernandes, no Flickr

Sigma 150mm 6 by Alessandro Fernandes, no Flickr

Sigma 150mm 1 by Alessandro Fernandes, no Flickr

Sigma 150mm 4 by Alessandro Fernandes, no Flickr