SONY NEX F3 X Ricoh GR x Sigma DP 2

Pessoal,

Tem um amigo querendo uma mirrorless e me pediu algumas sugestões. Mas como não conheço muito bem de mirrorless, ele me sugeriu algumas opções para pesquisa.

Destas que citei, qual a melhor opção? Em questão de qualidade de imagem, facilidade de encontrar acessórios, lentes e tal… :smiley:

Valeu!

São câmeras tão diferentes… vai depender do uso…

Aqui vai um resumo… :wink:

A Sigma é a melhor em qualidade de imagem, devido ao sensor Foveon.
Mas é uma câmera nada prática. Uso é complicado, bateria dura pouco, dentre outras coisas.

A Ricoh GR é uma câmera ninja :smiley:
Feita para street, é sóbria, rápida e silenciosa.

A Sony F3 é a única delas que troca lentes.
É uma câmera de uso mais geral, mais fácil de achar acessórios e a que mais se aproxima de uma DSLR. :ok:

:ok:

As diferenças citadas acima é o mesmo que eu tbm conheço. Sendo aplicada para uso amador eu iria sem medo na Nex F3
As outras são bem mais caras.

Tenho várias Sigma, conheço bem. A DP2 deve ser tratada como uma câmera mais técnica. O iso ideal é abaixo de 400, de preferência 100, ela é lenta na ESCRITA no cartão, mas tem um buffer bem grande. Em compensação, a qualidade da imagem é de colocar até D800 pra correr. A bateria realmente dura pouco, tanto que ela vem com duas.

O sensor Foveon das cameras DP2 são incríveis no que podem oferecer, chegam a entregar detalhes que vc só conseguirá no médio formato. O problema é que requer uma quantidade de dados enorme, o processamento é muito pesado, isso faz demorar no disparo, na gravação e consome muita bateria. Tanto que se não me engano é a única que oferece 2 baterias.

Este sensor ainda esta em desenvolvimento, não é uma tecnologia completa. Ainda falta um processador otimizado, o ISO ainda é MUITO ruim, somente o software da Sigma consegue importar os arquivos RAW que neste sensor são completamente diferentes, vc importa um arquivo e dentro dele vc tem as 3 cores captadas independente para ajuste dentro do software da Sigma, somente então vc exporta.

Mesmo não sendo uma tecnologia finalizada a Sigma conseguiu desenvolver uma câmera com este sensor para o mercado para grandes impressões, quem precisa de grandes impressões esta câmera pelo preço é imbatível. Então acredito que ela seja muito especifica e no que faz é extremamente competente.

Complemantando o que o Nattis falou:

Os arquivos X3F das câmeras “pré-Merrill” podem ser abertos por outros programas que não o Sigma Photo Pro. Por exemplo o Silkypix e o PictureWindow Pro. Também pode ser usada a dupla Irfranview + dcraw. E por último o Adobe DNG converter pode (pelo menos podia) converter os X3F antigos em DNG.

Já os das Merrill tem o Iridient Raw Developer. O problema é que os ajustes nele são muito complexos e leva um bom tempo até entender tudo.

Para quem usa linux, tem ainda o Proxel X3f Tools

http://www.proxel.se/x3f.html

Para complicar mais ainda a coisa, saiu agora o Foveon Quadro, uma nova versão do sensor otimizada para isos mais altos. Bem esquisita.

http://www.sigmaphoto.com/product/dp2-quattro-compact-digital-camera

Não adianta, sem usar a câmera nem ver raws originais, feitos da maneira certa, não dá para ter idéia do que essas câmeras fazem. Para você ter uma idéia, a imagem vinda da DP2 de primeira geração em ISO 100 bate em detalhes e nitidez imagens feitas com a 5D Mk2 com a 50mm 1.4, só que a resolução é menor.