Sony por onde começar?

Boa noite.

Eventos, ensaios e orçamento apertado. Por onde começar?

Sei que tem as Nex e as Alpha desde a a3000. Tem algumas usadas com preços acessíveis. E quais lentes boa e baratas para eventos e ensaios?

Tem a questão do mount também. São os mesmo?

Cara acho que faltou dizer algumas questões pra que eu possa te ajudar já que possuo Canons e Sonys rs

1. Qual limite do seu orçamento para investir numa câmera e-ou lentes?

2. Qual será seu uso principal ? Ensaios, eventos?

Sobre a questão do mount, todas as mirrorless da Sony usam apenas um mount o E-Mount. As antigas DSLR e DSLT da Sony são Mount A (A99, A200, A230, etc) mas o A-Mount não recomendo, melhor ir nas Nex ou séries A3000 ou A6000 … mas diz ai seu orçamento que te respondo melhor…

Obrigado Ernesto

Vou explicar melhor.

As pessoas estão falando tanto dad mirrorless sony que quero pegar uma pra testar, ver se gosto. Então como não tenho certeza se vou dicar, prerendo gastar o mínimo possivel.

Uso Nikon d7000 e d5300 + Sigma art 24-105mm

Uma coisa a respeito de Sony, não combina com orçamento apertado :assobi:
As lentes não são tão baratas, mas são boas compensa.
Os flashes uma bosta, só modelos pra Sony serve na Sony. Eu mesmo migrei pra Fuji e to usando os flashs da Canon de boas, só não faz TTL. Na Sony nem dispara.

No mais ouço que as baterias duram mais que as da Fuji, em ensaio eu nem uso duas baterias, em eventos com o grip e 3 baterias sempre sobra.

Vai de você analisar o que as suas atuais lhe limitam, se é essa a razão, ou simplesmente quer ir pro lado ML da vida ( :assobi: :wub:).

Nos dias atuais vale ir fazendo uma migração sem pressa, igual eu fiz, não está acontecendo eventos, então tive tempo de pesquisar, conseguir bons kits, esperar, negociar e pegar lentes com preços bem, mas bem atrativos. Tendo dinheiro em mão muda a coisa, pois vc consegue negociar, eu consegui bons descontos, só ta me faltando um segundo corpo pra trabalho, mas isso só virá quando os eventos retornarem. Eu tinha e nem coloquei nada de grana a mais, deu acaso de conseguir vender minhas CAnon com preços que pedi, encarei como um sinal e parti pra migração. Hoje mesmo com a “crise” não tenho mais nada Canon, em menos de 2 meses.

Agora de equipamentos pra trabalho, seja ensaio ou evento, no mínimo comece pela série A6XXX, esqueça a NEX a ergonomia delas pra agilidade é uma B… Embora a qualidade seja decente.

É que não adianta vc pegar uma Nex, sendo que o pessoal anda elogiando as A7 ou A6300/500… que na real são as cameras de trabalho da Sony.
Não te desanimando mas tenho um amigo que saiu da Sony pra Fuji e ta amando. Ele trampa só com vídeo e nisso a Sony é referencia.
Sony é vantagem no ML pelo FF. Eu experimentei de brincadeira e não gostei da ergonomia, me senti perdido, diferente da primeira fuji que peguei na mão, já olhei pra camera e sabia onde mudar tudo o básico, velocidade, abertura ISO tudo ao alcance em um girar de dial hehe

Se for para FF, as Sonys começaram a ficar boa a partir da geração A7III.
Se for APS-C, elas começaram a ficar boa acho que a partir da A6300, não me lembro ao certo.

Qualquer coisa antes disso tem um AF não confiável ou sofrível. Eu não recomendo.

Vlw.

Ia aproveitar a pandemia e falta de eventos pra pegar um kit e ver se gosto. Mas talvez seja melhor pegar de um amigo e testar esse foto no olho que todo mundo fala rsrs

Como dizem os americanos, esse feature is blow mind. Depois confira meus vídeos falando sobre o uso da A7III em mundo real. Independente de ser Sony, Canon ou mesmo Nikon, o resultado que se consegue para ensaios e fotografia social é surreal. Você acaba mudando seu estilo/técnica e começa “focar” em outras coisas durante um ensaio/evento.

Vou ver. Ja te sigo lá :slight_smile:

É bem por aqui. Qualquer coisa antes disso vai te frustrar…

Começa abrindo a carteira :hysterical:

Olha, vou além…

Concordo plenamente que para eventos só ficaram boas da A7-III para cima, mas para vídeo as boas sao as “S”. Mesmo a A7S é muito boa para video (falando em 1080). Para fotos, a A7 e a A7-II são perfeitamente adequadas para uso geral e viagens, mas não para eventos, não são lá grande coisa em ISO alto. O foco das A7 e A7-II é bem mais lento que da A7-III

O problema maior são as lentes. Não achei nenhuma lente com a marca SONY que prestasse sem que te custasse os olhos da cara, e as top mesmo são as Zeiss.

No meu caso, o uso é para lazer, então me viro perfeitamente com a A7-II, mas não tenho nenhuma lente da Sony, vendi todas, achei a do kit horrorosa e a 50/1.8 é pior que a 50/1.8 STM da Canon mas custa muito mais. Uso a minha na maioria das vezes com lentes manuais antigas, e eventualmente com as Canon 40/50/24-105 STM e uma 24-85 USM, com o adaptador Sigma MC11. Funciona perfeitamente bem para o meu uso. Testada com a 17-40, 24-70 e 70-200 L na boa também.

Duas lentes excelentes pra Sony. Meu problema com Sony são as pontas (wide e telefoto), tudo exorbitante.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Isso eu ja resolvi, tenho uma UGA Minolta W-Rokkor 20mm , uma W-Rokkor 28mm e duas teles Zeiss 135 e 200, todas manuais.

Não dou a minima para as da Sony e duvido que sejam melhores…

A fe28mm f2 é muito boa.

Mas eu falo bem wide mesmo, 16mm, 14mm…

Cara a essa altura do desenvolvimento é obrigação terem uma 28mm decente, só que eu nao pago o preço !

É mais barata que as minoltas wide, pelo menos eu paguei um preço ok nela.

Tenho uma Zeiss 18mm Distagon F4 aqui comigo mas nao é minha haha

Pow, tive uns dias atrás uma 15mm 5.6 Voigtlander, lente porreta, mas apresentou um problema causado pela inclinação do sensor e ela ser projetada pra rangefinder. Tive que devolver, mas a bichinha era fantástica.