Sony V1 - Linha Profissional

Gostaria de vocês um breve comentário sobre o que há de positivo e negativo na câmera Sony V1. Qual a verdadeira versão das lentes Carl Zeiss? Sei que as lentes não são 100% responsáveis pela qualidade, mas tem grande importância.

Comprei uma há quase 6 meses e estou bastante satisfeito com seus resultados. Meus objetivos não são fotos profissionais, mas sim fotos com qualidades e sem precisar de muitos ajustes.

É uma câmera rasoavelmente regulável, com preço e tamanho inferior a suas concorrentes(Nikon 5700, Canon G5), manejo fácil (usabilidade/operação) e não deixa a desejar na noite.

Tenho acompanhado algumas opiniões de vocês, é percebo que a linha Sony não é bem vista nem elogiada. Foi uma boa escolha essa câmera? (custo x benefício); Vocês teriam alguma outra sugestão?

Abraços!

Sérgio

Na boa, acho que você já fez a pergunta dando a resposta. :slight_smile:

Eu estou cogitando a V1 como uma das minhas opções para compra da minha primeira digital, além da A95 e da S1 IS.

Mas ouvi falar que a bateria dela é péssima e que dura no máximo uma hora em uso, sendo necessária a compra de outra bateria para ter à mão. Por essa razão estou pensando em descartar a V1. Sem falar do preço do memory stick, caríssimo.

O que você tem a dizer a respeito da bateria? É ruim mesmo?

Verdade… Se está te atendendo e a compra já foi feita acho que vc já respondeu sua própria dúvida. :smiley:

Gustavo digital come mesmo muita bateria ainda mais se fotografando com o LCD, não espere que a A95 ou a S1 tenham uma performance muito melhor que essa com o LCD ligado :slight_smile:

Quanto às suas escolhas eu só pensaria um pouco sobre a S1, pois ela não é a melhor opção da categoria dela em absolutamente nada.
A V1 ainda tem boas características noturnas e a A95 é a câmera mais equilibrada da categoria, agora a S1 é realmente um fiasco dentro da categoria dela. :frowning:

Gustavo, minha primeira câmera digital foi essa, não sei a durabilidade da bateria das outras. Mas, realmente sua durabilidade não é das melhores. Tenho um cartão de 256Mb, e a bateria acaba antes do cartão terminar. Seu tempo de recarga é em torno de 2 horas.

Danilo, não é que tenha respondido minhas perguntas, como usuário “iniciante”, apenas citei meus objetivos e resultados reais que obtive com 6 meses de uso. Estou procurando opinões de profissionais com respectivas especificações técnicas e gerais das demais concorrentes.

Abraços.

A autonomia das Axx não é tão ruim assim. Uma vez fui num evento, e tirei cerca de 130 fotos e mais alguns minutos de vídeos num período de cerca de 12 horas, e com a câmera ligada boa parte do tempo para ficar mais à mão. Estava bem escuro, então tive que usar flash e obviamente o LCD todo o tempo, já que o viewfinder dessa câmera é totalmente inútil. E foi tudo isso com apenas um jogo de pilhas de 2100 mAh.

Nossa impressionante isso. :slight_smile: Porque o máximo que consegui com ela foram 2 horas de uso contínuo, com pilhas de 2300 e LCD ligado, eu realmente nunca vi ninguém passar perto de uma autonomia de 12 horas com flash e LCD ligado em nenhuma câmera digital do mercado, na verdade nem com EVF e uso contínuo eu vi alguém conseguir um resultado desses.

Sapp,

Eu comprei uma V1 há um mÊs e estou desapontado com ela, em relação à qualidade das fotos. Quando a iluminação é ruim, as fotos ficam sem detalhes, piores do que as tiradas com a Nikon 3100 que eu tb tenho, apesar de ser um dos modelos mais simples da Nikon. Eu sou muito exigente com a qualidade das fotos. E as geradas pela V1 vc vê um pouco de “pixelização” nas fotos, coisa que eu não vejo nas geradas pela 3100.

Pontos positivos:

• Modo burst: tira três fotos em sequência, em torno de 1 segundo.
  • Sapata pra flash
  • Modo manual
  • Foco noturno
  • Grava som associado a uma imagem

Pontos negativos:

• A definição das fotos poderia ser melhor
  • A bateria dura muito pouco, e é proprietária SOny. Vc tem que ter outra de reserva. Tendo outra não vejo tantos problemas. As baterias da Nikon 3100 (NiMn) duravam mais.
  • O modo video não permite uso do zoom
  • Péssima empounhadora. A câmera parece que vai “cair” qd vc segura
  • Indicador de tempo de bateria impreciso. Diz que tem 30 min e de repente acaba tudo!

Qq dúvida é só falar!

Claro que eu não fiquei com a câmera ligada as 12 horas (se bem que segundo os testes que eu vi, se desligar o LCD ela aguenta :slight_smile: ), mas foi isso mesmo, fiquei o dia inteiro tirando fotos, e as pilhas duraram. Eu inclusive fiquei com medo de acabar no meio porque tinha “só” dois jogos de pilhas, e no fim um só foi suficiente.

Quanto às suas escolhas eu só pensaria um pouco sobre a S1, pois ela não é a melhor opção da categoria dela em absolutamente nada. A V1 ainda tem boas características noturnas e a A95 é a câmera mais equilibrada da categoria, agora a S1 é realmente um fiasco dentro da categoria dela. :(
Leo, mas porque achas isso da S1? Tenho visto em outros foruns os proprietários encherem de elogios ela... zoom 10x, excelente custo-benefício, etc...

Proprietários na maioria das vezes elogiam suas máquinas, mas é mais uma questão de paixão do que qualquer outra coisa.
A S1 é uma câmera que gera imagens plásticas, sem definição de textura, muito focada em segurar a qualidade por processamentos via software. Ela infelizmente possui uma lente frustrada da Canon, que além do baixo sharpness possui também um bom nível de aberrações cromáticas, que a prejudica muito frente às concorrentes.
Se vc quer uma Ultra zoom realmente interessante procure saber mais sobre as Panasonic e as Minolta ZX, essas sim são Ultra Zoom que demonstram requinte de contrução e qualidade de image, inclusive de detalhamento.

Pegando o ganho da conversa sobre as super zoom, andei dando uma olhada em alguns modelos, e encontrei um modelo que caberia no meu orçamento (apertando um pouco lógico :slight_smile: ), a Panasonic Lumix DMC-FZ1, porém estou com algumas duvidas:

Quando se fala em Panasonic, se diz bom desempenho no Ultra Zoon e imagem; este modelo estaria incluído? (encontrei um site com alguns exemplos de fotos deste modelo, mas me pareceram ter considerável ruído)

No site da BH ela está classificada como “Aponte e dispare”, ela não possui recursos manuais também?

Agradeço a paciência!

Sapp,

Outras boas características da V1:

• Possibilidade de uso de adaptador para filtros, o que amoplia suas possibilidades de uso. O modo macro só faz foto a 10 cm, no minimo. COm um filtro close-up vc melhora bastante esta aproximação.
  • Reduzido shutter lag. É uma das mais rápidas dentro de sua faixa de preço, se não for a mais rápida.
  • Visualiza o histograma na hora do click.
  • O zoom ótico é de 4 vezes. Não é muito mas muitos modelos só apresentam zoom de 3x.
  • Smart Zoom: pode chegar a 5,1x se vc utilizar a resolução de 3.1 Mp, sem perda da qualidade da imagem (pelo menos é o que o manual diz!)

Elder,

Com relação aos filtros, você poderia citar quais poderia usar na Sony V1(os mais interessantes).

E o que significa Reduzido shutter lag e Smart Zoom?

Abraços,

Sérgio

Marcos a FZ1 realmente não é um bom negócio já a FZ10 pode ser uma escolha muito interessante nas ultra zoom.

Sapp com o devido adaptador você pode usar todo tipo de filtros, inclusive os únicos que são importantes para digital, que são o ND (Densidade / Neutra) e principalmente o polarizador.

Shutter lag é o tempo que a câmera demora para disparar.

Smart Zoom é o geito carinhoso que a Sony chama o Zoom digital sem resize, mas continua senso a mesma porcaria de antes, só que em vez de eles cortarem e redimensionarem eles só cortam as bordas e não redimencionam, ou seja, continua sendo a mesma droga de antes, sem nem o trabalho de desenvolver um algorítmo de interpolação :), mas convenhamos, isso nem importa na escolha pois Zoom digital é uma perfumaria que sequer deveria ser usada, seja na Sony ou em qualquer outra marca.

Sapp,

Eu uso os seguintes filtros: polarizador, o qual dá uma esquentada ans cores e elimina reflexos. Quando vc vê uam foto de alguma praia com aquele mar bem azul, o céu bem azul escuro, com a água sem reflexos, pode ter certeza que foi utilizado o polarizador. Ele dá uma realçada no azul. Fica excelente.
o outro filro que uso é o close-up. Ó modo macro da V1 é meio pobre, só tira fotos com 10 cm de aproximação ou mais. COm este filtro vc consegue reduzir esta distância, e passa a tirar fotos macros de mais de perto. Tem o crossscreen, que às vezes uso pra acrecesntar aqueles “X” ao redor de pontos de luz brilhantes. E tb uso o UV ou warm-up, pra tirar aquele leve azulado em paisagens.

Shutter lag é o tempo que se perde entre o click e o registro da imagem no CCD. A Nikon 3100 que eu tenho tem um shutter lag alto. Aí qd vc tira fotos de criança é ruim pois entre o clicar e o regiustro da cena a criança pode sair na posição que vc quer. ISso é muito inconveniente. A Sony V1 possui um shutter lag bem baixo.

O smart zoom achei legal. Não é o mesmo que zoom digital. ELe entra em ação qd vc tira fotos com a resolução reduzida. A V1 tem resolução máx de 5 Mpx. Se vc reduzir pra 3Mp, a câmera utiliza os pixels “não utilizados” para aproximar a imagem. Não testei muito este recurso, mas fica melhor do que simplesmente usar o zoom digital normal.

Elder eu lamento informar mas é exatamente o mesmo que o Zoom digital, porém sem o resize da imagem para a resolução mais alta. :slight_smile:
Isso que ele faz algumas fuji Fuji e a;gumas Olympus já faziam a um bom com o nome de Zoom digital, ampliando a capacidade de zoom digital conforme reduzia-se a resolução da foto.
O processo é Zoom digital sem resize, porém com um nome diferente para melhorar a facilidade de comercialização, ou seja a perfumaria com nome modificado para ludibriar o consumidor.
:wink:

MAs Leo,

Pelo que li este smart zoom não distancia os pixels uns dos outros…ele usa os pixels excedentes pra conseguir esta aproximação. O resultado não seria melhor que no zoom digital “tradicional”, onde percebe-se claramente umd egradação da imagem?

Elder e Leo,

Vocês sabem onde posso comprar algum desses filtros: Polarizador ou Close-up. E precisam de alguma “adaptador” para a v1? Qual a faixa de preço deles?

Ontem estava fotografando em um bar(fotos de perto e local um pouco escuro) e percebi uma configuração que tornou as fotos bem mais naturais: Velocidade: 1/30 e F5.6, utilizando flash, é claro. Essa configuração foi certa ou ainda poderia ser melhorada?

Existe algum site que especifica algumas pre-configurações de acordo com o ambiente? Ou existe alguma regra?

Abraços.

Sapp,

Filtos vc pode comprar em lojas fotográficas. Já para utilizá-los na V1 vc tem que comprar um adaptador pra isso. Eu comprei com um forista daqui, que envia pelo correio. Vá na seção de equipamentos que ele tem um post anunciando estes filtros e o adptador.
EM ambiente escuro normalmente se utiliza o flash. A outar saída seria aumentar o ISO que, dependendo do ambiente, não irá precisar de flash. Mas em digitais este ISO alto gera fotos com ruído. A vantagem de não utilizar o flash é que o ambiente sai mais natural, sem uma diferença grande de luz entre as pessoas em primeiro plano e o fundo.
Mas cada caso é um caso.