Substituir Scanner por Câmera Fotográfica

Oi gente, tudo bem?

Sou novo aqui no fóum :slight_smile:

Seguinte: sou artista visual e todos os meus trabalhos são feitos em papel A3. Os trabalhos variam de pinturas em aquarela, páginas de quadrinhos em nanquim, desenhos em pastel seco/oleoso…
Bom, eu preciso deles em formato digital para editar, imprimir e publicar. O ideal para transformar em formato digital seria digitalizar com um Scanner, mas aí surgem alguns problemas:

  1. No Brasil só encontrei 1 Scanner tamanho A3 a venda em um site estranhíssimo que não confio;
  2. A aquarela reflete a luz do Scanner e fica branco no lugar dela;
  3. Um Scanner não capta bem as cores e chapa todas as texturas feitas.

Por isso, eu penso em substituir o Scanner por fotografia e para isso preciso da ajuda de vocês. :slight_smile:
Existe alguma câmera que se adeque bem a isso? O valor dela tem que ser por volta de R$ 1.500.

Obrigado!

o ideal para um trabalho bem feito seria uma camera SLR com alguma lente macro, voce fixaria a imagem em alguma parede e fotografaria mantendo os detalhes… mas o mais importante pra isso nao é a camera e sim a iluminação, recomendaria uma tocha com um softbox que seja no minimo o tamanho A3, quanto maior, melhor

Lulecar,

O setup que voce precisa infelizmente vai passar longe do seu orçamento… Estou pensando em reprodução 1:1 mantendo uma qualidade aceitável de reprodução. A reprodução que voce precisa é um processo que infelizmente, devido aos impostos exorbitantes praticados aqui, sai meio cara pra montar do zero.

Voce precisaria de uma câmera com um sensor - de preferência - full frame com ao menos 20 MP, uma lente pra reprodução como uma Rodenstock, Nikkor ou similar, ao menos duas fontes de luz com potência idêntica - flash ou contínua de boa qualidade, um cavalete e um tripé estável. Finalmente os softwares pra editar isso e ou reparar pra reprodução impressa ou web, e um birô de impressão pra cópias impressas, que não estragasse tudo no final.
Torço pra que voce consiga fazer caber tudo isso dentro do seu orçamento.
E me coloco à disposição pro caso de voce precisar de serviços de terceiros,

Abraço,

RSalles