Sujeira no sensor?

Pela primeira vez, “consegui sujar” o sensor de minha camera 3 vzs em 1 semana. Melhor dizendo, sujar 1 hora depois da camera ter vindo da limpeza na Nikon…
Pedi uma explicação à oficina, pois assim que saí de lá, eu chequei a imagem no computador e tava td blz…
Então pouco tempo depois apareceram novamente os pontos escuros nas imagens…
A pessoa lá me deu uma explicação: que as poeiras poderiam estar sendo “aspiradas” pelo zoom das objetivas!! e de lá passando ao sensor!!..
Será? A lente usada foi retirada da embalagam, “virgenzinha” e colocada na camera pois assim eu não teria duvida…
Bem, tenho que considerar que eu vim para casa de moto com a máquina a tiracolo. De qualquer forma, sempre fiz isso na orla do Rio de Janeiro, com diversas cameras, profissionais e semi-profissionais e isso nunca aconteceu, embora sempre tenha uma primeira vez…
Ahhhh… tb poderia ser sujeira que viesse de dentro da camera,… pensei até que alguma parte dela poderia estar soltando alguma coisa… sei lá…
Porém, essa “explicação” eu nunca tinha escutado…
Alguém tem algo a acrescetar… agradeceria muitissimo…

Pôôôô… galera… ninguém sabe nada a respeito dessa coisa de entrar poeira pelo Zoom da objetiva?..

Pô, francamente não sei! Mas você percebe se o encaixe das lentes na câmera se faz de forma perfeita? Ou seja, alguma vez sentiu que o encaixe não estava legal? Pode ser o encaixe da câmera esteja com folga! Já tentou testar outras lentes? Para saber se é a camera mesmo que deixa entrar poeira ou é a lente que está usando?

Até,

É possível, as objetivas amadoras não são seladas. Entrar poeira nos elementos internos é comum, mas entrar e chegar no sensor acho difícil. É mais fácil ter poeira no corpo da câmera e com a abertura do espelho e a movimentação de ar a poeira se desloca e chega no sensor.
O melhor é voce fazer a limpeza, é fácil.

As lentes são todas novas, (Sigma DG 28-300/ Nikon AF-S 17-35mm/2.8D IF-ED 17-35 2,8 / Sigma 10-20mm F4-5.6 EX DC HSM/NIKON 2,8/105mm MICRO AF-D/Nikon AF Nikkor 28-105mm/3.5-4.5D IF/ Nikon Nikkor AF 50mm/1,4 D/ Nikon Nikkor AF-S DX 18-70/3.5-4.5G IF-ED f. digit. SLR) adquiridas junto com a camera. Não existe folga alguma, em nenhuma delas…
Fico inclinado a pensar que alguma “coisa” entrou co corpo da camera e foi se desfazendo…
Por via das dúvidas enviei a camera pro estaleiro … E agora resta esperar…
Quanto as lentes, com as primas delas, (possuo um set similar para Canon) e isso nunca aconteceu… será que fui castigado por migrar parcialmente para a plataforma Nikon???..