Super-compactas de 8MP

É pessoal, como meus planos de comprar uma reflex estao indo por agua abaixo, decidi partir pro plano B. Agora estou namorando as pequenas e belas compactas.
Agora, queria a opiniao de voces, entendedores:

Qual a melhor das super-compactas de 8 mega? (em termos absolutos)
Qual eh a melhor na relaçao custo-beneficio?
Já da pra confiar na Konica-Minolta?

Abraços,
[]
Rafael

Oi Rafael, bom só uma correção, não existem super compactas de 8MP, as câmeras às quais vc está se referindo são da categoria prossumers.
Quanto às suas perguntas dá sim para confiar na Konica Minolta, ela é um dos melhores equipamentos nesta categoria.

Valeu pela correçao leonardo.
de qualquer forma, faltou voce falar qual é a “melhor”.
Alias, vou mudar a pergunta. Qual delas voce compraria e por que?
Abraços
[]
Rafael

Eu compraria uma Canon ou Minolta, para poder usar o conversor de grande angular que tenho.

Mas se não tivesse conversor nenhum, compraria uma Olympus.

Olha eu optaria pela Minolta A2, ela é mais equilibrada com o tipo de fotografia que eu faço, tem acionamento mecânico de MF e Zoom, lente de boa qualidade, e corpo com boa ergonomia, solta arquivos mais brutos mesmo em JPG, tem conector PC, e estabilizador de imagem, no geral é um equipamento mais equilibrado para uso profissional.

Um outro equipamento que todos costumam falar bem tbm é a Olympus C-8080, o equipamento que eu testei era mais lento e parava com rear focus com mais facilidade do que a Minolta, mas no geral me pareceu um equipamento bom, principalmente sua paleta de cores que é bastante consistente.

Para fotos noturnas eu compraria a Sony F828, apesar da ótica pior e dos maiores problemas de sharpness é o equipamento que se dá melhor em fotos noturnas devido ao seu sistema de AF com Assistência holográfica a LASER.

Rafel, depois de alguns topicos sobre esse assunto, resolvi analisar a mesma possibilidade que voce. No entanto, estou na busca de uma camera que me ofereça qualidade em fotos sociais. Fiquei realmente interessado na qualidade da A2, que se parece uma máquina que chega bem perto do nosso interesse. Acredito que vale a análise desse equipamento. Alguns aqui no forum já possuem ela. Que tal algumas fotos para analisarmos?

Fernando

A Minolta A2 do André chegou semana passada pra ele …

Hummm para foto social eu olharia (mesmo que de leve) a Sony 828, a A2 tbm é uma boa opção, mas é mais lenta para focar a noite do que a Sony e tem o foco menos preciso tbm, apesar de ter o AS que ajuda muito.

Foda da F828 é o preço mesmo … deve ser a mais carinha da categoria …

Dá uma olhada na Olympus C-8080.
No review dela no dpreview achei melhor do que a A2.
E dá um resultado “altamente recomendado”.

Veja ESSA comparação (muito interessante)

Oi Gente!!!

Parece que a escolha é mesmo muito complicada. Eu tenho olhado os reviews de todas as Prossumers mais recentes (principalmente com relação a ruído), e tenho visto que todas parecem demonstrar o mesmo problema (deve ser por causa do sensor, como disse o Leonardo).

Quem já tem uma Prossumer aí poderia dar suas opiniões sobre o assunto.
(É obvio que teste leva a camera ao seu extremo, mas é bom sempre considerá-lo)

PS: Leo, eu achei que a A2 tem um ruído muito acentuado. O que vc acha (principalmente no teste da DC Resource)

Fernando

Acho q analisar ruído numa categoria pode até ser válido … mas eu levaria em conta outras coisas … se não quer ruído, vai de DSLR mesmo … tem jeito não …

qualquer uma dessas vai ter ruído mesmo, algumas menos, outras mais, tipo a S7000 …

O negocio é q muito de nós ficamos preocupados com ruido e tal, mas leva em conta q nem 10% dos trabalhos normalmente de um fotografo amador, vai ser impresso, então, deixa o ruido pra lá e vamu analisar mais outros recursos e particularidades de cada máquina …

Em vez de comprar uma F828 q gira em torno de 3000 pratas … pq não analisamos as mais baratas ? no caso de gente q não vai ficar revelando, compensa muito algo mais barato pra ter uma qualidade semelhante.

Olá Mateus!

Eu entendo claramente o que voce está dizendo… Quando comecei a usar digitais, eu queria ter minhas fotos na tela, agradáveis… E minha S5000 faz milagres com relação a isso! Ela tem nome e é tratada com muito carinho… O problema foi quando comecei a usa-la para fotografia de casamento (que é minha nova empreitada), pois percebi que a camera respondia bem, mas não do jeito que eu desejava. Então notei que precisaria de algo com melhor qualidade e menos ruido. A minha S5000 produz fotos excelentes, e não tenho nada para reclamar dela. No entanto, para fotos sociais, aí a coisa muda um pouco. Tenho estado aberto a uma mudança de pensamento pela ajuda de todos, mas não quero investir um valor alto sem segurança.

Se for pra ter ruido, minha S5000 segura a onda, e se quisesse melhorar um pouco, até investiria na S7000 (com sapata - fundamental), e iria em frente.

Mas um investimento maior requer cautela!

Fernando

Cautela, atenção … é melhor e nao ter pressa …

Se não quer nenhum ruído, e vai usar para trabalhar, então o sistema DSLR é melhor. Minha opinião, inclusive, não seria a 300D, mas a Nikon D70, pois suas lentes poderiam ser aproveitadas numa evolução futura para outras marcas de corpos, como Fuji ou Kodak.

Entre as prosumers, a melhor falada é a Olympus 8080.

Não conheço muito Ivan … mas a D70 é covardia o preço … ehhehe … da pra pegar uma 300D e uma S7000 de quebra …

Uma camera q sempre me chamou atenção e nunca tive muita informação é a Nikon 5700 … ja ouvi falar muito bem … mas só isso … nada demais …

PS: novo record !!! 18 usuarios online!!!

A 300D não é muito boa no escuro, tive uma e ela errava fóco pra caramba no escuro, trabalhava bem sub exposta e usa um sistema de auxílio de AF por disparos de flash, o que é bem pouco eficiente. :confused:
Das SLR que já vi trabalhando no escuro só a D100 ia razoável (isso tirando as mais inacessíveis).

Estou a alguns dias com minha A2 comprada na BH, infelizmente só tem chovido por aqui e não consegui fazer nenhuma saída para brincar e aprender (é a primeira câmera manual que ponho a mão :)).

1ªs impressões negativas (das fotos feitas dentro do meu apê :blink: ). Ruído elevado (não sei se é mais ou menos que as demais 8MP), achei ISO 200 em diante inutilizável, só 64 e 100 dá pra usar. Com pouca luz (tipo uma vela), o foco é lentíssimo (pode chegar a quase 2s), isto quando ela consegue fazer o foco :(.

1ªs impressões positivas… ainda tô babando, mas com cuidado pra não babar em cima dela :D. O EVF é fantástico, o foco (em condições normais) é fantástico. construção muitíssimo inteligente (não é preciso tirar o olho do visor pra fazer mudança alguma com pouquíssimo tempo de uso). O AS é fantástico (eu alguns casos, consegui fazer foto com meio segundo, mas pra demais situações 1/30 saem ótimas, mesmo com minhas mãos trêmulas :)).

Testei umas fotos totalmente no escuro utilizando o flash embutido dela com foco manual, com distâncias do objeto variando entre 1m e 3m, meio no chutômetro mesmo, eu colocava 1m, 2m ou infinito no foco manual (pra 7.2mm a 13mm) todas fotos saíram com foco perfeito e com pouquíssimo ruído, me dei por totalmente satisfeito. Tentei tb com f/2.8 (o maior que ela aceita) e o foco ainda ficou perfeito em todas fotos.

A conclusão que eu cheguei é que pra esse tipo de foto, é muito mais rápido o foco manual (com o compr. focal até 50mm equivalente filme) do que esperar pelo automático, pra ver se ela vai conseguir, e se disser conseguir, ela vai acertar. Nas dezenas de tentativas que fiz, todas ficaram com o foto correto. Quando tem um pouco de luz (qualquer lâmpada de 25W), o foco leva menos de um segundo.

Sinceramente, acho que a A2 não serviria pra teu caso, fotos de casamento (ou fotos de balada). Não por conhecer outras câmeras para comparar (muito menos por experiência, hehe), mas por não confiar no foco automático da A2 em condições de pouca luminosidade). Quanto ao ruído, ainda não imprimi nada, mas na 1ª oportunidade (quando sair o sol) eu faço e relato aqui no forum.

É andré, é isso que estou dizendo, para fotos noturnas a única confiável é a Sony, é o único sistema de AF que trabalha realmente bem e rápido no escuro.
Em condições normais as outras vão até melhor que a 828, mas no escuro ela simlpesmente é imbatível, na verdade é a única condição onde a Sony supera as concorrentes.
Quanto ao ruído é comum nas de 8MP o ruído ser alto com ISO elevado, ainda mais nas minoltas que não pós processam.
Mas não se engane, o ruído real é identico ao das concorrentes, pois o sensor é o mesmo :wink:

Por isso que eu costumo dizer que a escolha depende muito da aplicação, eu jamais indicaria uma Sony para dia a dia, mas como ele especificou que o negócio dele será fotografia social ai ela se torna bem viável e prática.

Olá amigos!

André, obrigado por suas impressões! É obvio que sua camera trabalha bem melhor que a minha fuji, no entanto, eu acredito que ela enrosca no ponto que estamos discutindo…

Leonardo, realmente, fotos mais cruas vão exigir muito mais trabalho de mim. Eu acredito que fotos que saem mais “prontas” facilitariam o meu trabalho. Sobre sua afirmação com relação à Sony, o que voce quer dizer com “fotos noturnas?”. Talvez eu esteja te interpretando errado, mas foto noturna pra mim é aquela que eu preciso de um 1/30 de segundo ou mais de abertura. Como a maioria da fotos eu pretendo usar flash externo, talvez isso mude um pouco a idéia de foto noturna. E claro, eu também quero poder usar ela para fotos no FDS, no passeio com os amigos, etc.

Sem dúvida, a discussão tem aberto novas opiniões e considerações…

Sobre o trabalho com flash, como voces tem visto a questão prossumer x DSLR

Fernando

PS: Tenho aproveitado para ler muitos reviews antes de qualquer decisão. E quanto mais eu leio, mais em dúvida eu fico! :wacko: