SUPER COMPACTAS - DEZ de 2004

Olha, voltei de São Paulo nesse final de semana e tive a oportunidade de manipular diversas super compactas nessa semana que passei lá.
Então ai vão algumas dicas sobre as impressões que tive das principais, de início adianto que a Pentax perdeu o posto de top nesta categoria :).
Então vamos aos destaques:

Panasonic FX-7:
Simplesmente incrível, a melhor cuper compacta que já vi em conceito e qualidade de imagem. É um equipamento realmente muito pequeno, com uma ótima qualidade de imagem (também para a categoria). Minha escolha por qualidade ficaria sem dúvida com esta pequena câmera.

Olympus Verve:
Dentro do conceito de compacta se sai muito bem, tem estilo, faz boas fotos (para a categoria é claro) e é um equipamento que permite o uso descompromissado, eu particularmente senti confiança no corpo metálico e resistente a água, seria uma câmera que eu realmente levaria a qualquer lugar sem me preocupar com ela. Tem boa performance noturna (para a categoria). A desvantagem é o consumo de baterias que me pareceu meio alto.

Minolta X50:
Ual define esta câmera, ela tem estilo e boa qualidade de imagem, seria o balanceamento entre a Verve e a FX-7 (ficando no meio das duas), é uma possível compra para usuários que não tenham bem definido a aplicação do equipamento, ela não é tão boa em conceito e construção como a verve, nem tão boa como a FX-7 em qualidade de imagem, mas é a segunda colocada em ambos. :).

Pentax S5i:
Nada de especial, uma evolução da S4i, com o adicional de ruído, vale a pena pensar em pentax mais pelo preço no caso da S4i.

Canon SD 300:
Uma boa câmera, com muitos recursos mesmo para uma compacta, uma câmera que dá liberdade de trabalho, mas não é muito prática e nem tão bonita como as demais, dentro do que se espera de uma super compacta acredito que não atenda bem o conceito, mas pode ser uma boa opção para quem quer algo intermediário entre o conceito de super compacta e de compacta de entrada.

Conclusão:
A conclusão é que existem duas excelentes opções dentro dos conceitos que envolvem a escolha de uma super compacta, seriam a FX-7 e a Verve, para os mais aventureiros a verve seria a melhor opção por seu corpo extremamente resistente e bem desenvolvido, já para os mais conservadores a FX-7 sem dúvida é a melhor câmera da categoria, com sua lente diferenciada e algumas inovações como o IS ela se saiu muito bem nos testes que fiz. Já a Minolta seria uma escolha mais conservadora, um equilíbrio entre o conceito da Verve e o da FX-7.

o mais legal é q a FX7 tem só 2.5" no LCD … heheh

Deve ser estranho nao ter viewfinder.

Deve ser estranho nao ter viewfinder.
deve ?

hehhee

Desde que vendi a sony e peguei a Fuji (c/ EVF) eu não me imagino mais usando LCD pra compor… é deveras estranho. Só o tenho feito em casos extremos, naquela situação que se vc não usar o LCD ganha uma bela torcicolo :slight_smile:

Eu tbm acho estranho, só fotografo com SLR, faz tempo que não uso o LCD pra nada, mas a maioria das compactas é restrita a ele, o que aumenta a chance de tremedeiras :wink:

E a Sony U-40 o que vocês acham?

Vcs acham o viewfinder tão essencial assim? Tô doida com a Verve… :stuck_out_tongue:

O EVF ou o view ajuda muito em fotos em ambiente totalmente escuros e etc, porém para quem quer uma super compacta (que na minha opinião é um usuário que quer praticidade) não faz falta não.

e o $$, vale?
com frete mais card de 256 na B&H sai 1200,00 ±

E li tbm em algum lugar que o lcd dela é MUITO BOM!

Ai é uma definição que vc tem que fazer.
Vc deve definir se o valor pedido por ela é compatível com sua necessidade que ela atende…

Leo, voce falou em testes e me veio um pensamento… Se esse ano acontecer a feira de fotografia aqui em SP, que tal marcarmos com a galera da comunidade e irmos juntos? Acho que seria legal.

Fernando

Pode ser.
É só combinarmos.
Eu me interesso por esse tipo de coisas.
Gosto de ver os novos equipamentos e tirar umas fotos com eles.
Ai é só levarmos 1sD, 1xD e um CF e vermos o que cada uma é capaz de fazer.
:smiley:

Comprei uma Olympus Verve vermelhinha e uma A95!! Com seus respectivos cartões de 256mb!!!
Espero que chegue!

Comprei uma Olympus Verve vermelhinha e uma A95!! Com seus respectivos cartões de 256mb!!! Espero que chegue!
A verve é linda demais! boas escolhas, parabéns!

A Sony W1 não entra na categora de super compactas?

Se positivo, qual seria sua comparação com as outras incluindo custo benefício?

A W1 é uma compacta (ja tem uma porte bem maior do que essas que foram avaliadas).

Obrigado pela resposta, Leo.

É que um review que eu li sobre ela classificava ela como super-compacta, daí fiquei em dúvida, hehehe.

Hoje vi uma FX7 pessoalmente. Nossa, que gracinha :stuck_out_tongue:

Li os tópicos, procurei sobre as câmeras e nã consegui encontra a SD 300 da canon. Alguém pode tecer algum comentário sobre a S 400. Me pareceu que ao contrário das eleitas aí como as melhores, ela tem viewfinder, mas não está no pareo aqui em discussão. Ela pode ser completamente descartada dessa categoria em função de recursos ou qualidade de imagem?