Basicamente, igualando as funcionalidades da E-M10 II nas duas câmeras maiores. Não entendi porquê o focus stacking não veio pra E-M5 II (apesar que o focus bracketing veio, então é só o passo a mais de fazer o merge no computador - e o focus bracketing só funciona com 3 lentes, não sei se é assim na E-M10 II também).
A notícia é excelente para os usuários da E-M1, pois são muitas funcionalidades novas para ela (especialmente electronic shutter e vídeo 24p).
Muito bem, Olympus. Mas ainda tem muita coisinha pra acertar.
Oba! Depois de alguns meses pegando poeira (Sony), este final de semana ativei minha E-M1! Espetacular câmera, a melhor mirrorless em usabilidade. E ficando ainda melhor com este upgrade. Curioso para usar stacking e simulador de OVF. Depois posto algo.
Eles sempre fazem isso para diferenciar o produto, não é? Colocaram a rotina de integração das imagens do “focus bracketing” no próprio firmware. Agora com a E-M1 vc já vê o resultado na hora e nas outras só no post…
Mas tbém pode ser falta de memória integrada nas outras para esse processamento e a gente está reclamando…
Acho que é diferencial mesmo - a E-M1 é a câmera principal pra fotos deles (então ganhou exclusividade no Focus Stacking) e a E-M5 II é a principal para vídeo (então ganhou exclusividade no Flat profile pra video)…
Mas tendo focus bracketing, acho que já é suficiente - até porquê pelo que li na matéria do MirrorLessons, tem um bocado de tentativa e erro envolvido no processo (dependendo da quantidade de fotos e de pontos focais, começam a surgir artefatos ao unir as fotos), então acho que é o tipo de coisa melhor acertado em post.
E o focus stacking só vai funcionar (até agora) com 3 lentes (a Oly 60 macro, e as duas zoom Pro), e como não tenho nenhuma delas…
Pulei esta parte, não sabia… Interessante essas “amarrações”… É coisa para quem gosta de macro e close-up mesmo (embora para mim caia como uma luva, pois tenho a 60M e a 12-40P)…
Fico imaginando o que virá na próxima E-M1… Pena as condições econômicas estarem tão complicadas, tornando essas coisas bem mais difíceis de obter…
Uhulllll em novembro “câmera nova” sem gastar nenhum tostão
Uma coisa tem que ser dita…a Oly , especialmente com a E-M1, caprichou nos firmwares…já teve vários e todos muito bons…e agora esse GIGANTE…show de bola… :worship: :worship:
Se tudo der certo irei viajar em janeiro…uhulll vou contar com todos esses novos recursos. Tava decidindo que lentes levar…vou de 12-40 f2.8 montada nela e vou levar a 45mm f1.8, a 25mm f1.4 e a 75-300mm e talvez a 40-150mm pra não ficar com um buraco no range entre 40-75mm, mas na dúvida e no receio de sair com tantas lentes do país essa talvez fique…agora as outras vão…aliás sempre foram…minha mochila pronta é assim 1 bateria nela, 2 sobressalentes e o kit que descrevi acima. 12-40, 45, 25 e 75-300.
Ah e agora o novo brinquedo que chegou e ainda não testei a Sony HDR-AS200V…essa vai numa outra bolsinha com a D. patroa e a sua Pana LX7. Só preciso treinar umas filmagens antes com a HDR AS200v…sou 100% noob em filmagens…será um novo aprendizado.
Pessoal do Mirrorlessons deu uma olhada no firmware novo.
Parece bem interessante, mas o focus stacking segue limitado à 3 lentes. Mas a parte de vídeo da E-M1 melhora bem (mas ainda segue tendo as limitações da Olympus).
Eu atualizei assim que recebi a nova, mas não tive tempo de testar muito.
Fiz um disparo com o focus bracketing, e é MUITO rápido - como ele usa o electronic shutter, aparentemente ela funciona na velocidade máxima de 10 fps.
O S-OVF eu nem testei, pois jamais vou usar - a maior vantagem de um EVF é justamente poder ver em tempo real as mudanças dos ajustes de exposição e de cor, e vou habilitar algo que elimina justamente isso (e aí ter de ficar olhando o LCD depois de cada foto pra ter certeza que saiu boa, como nas DSLR)?
Ah, ao contrário do que aparentemente ocorre no Focus Stacking, o Focus Bracketing não tem limitação de lentes - fiz o teste com a 45mm 1.8, que não está naquela lista das 3 lentes que suportam Focus Stacking.
Mas é preciso testar com mais lentes - agora lembrei que fiz o update do firmware de 45mm junto com o update da E-M5 II; não consta nada no aviso do firmware da lente, mas pode ser que tenham adicionado algum suporte no firmware da lente sem anunciar.
Na verdade, para mim, o melhor do update, disparado, foi que agora quando você seleciona que o IBIS vai funcionar somente com a estabilização do sensor, não existe mais o crop adicional ao gravar vídeo, que ficava em torno de 2,4x. Se você selecionar estabilização do IBIS + estabilização eletrônica, o crop adicional volta, mas antes ele acontecia em ambos os modos.
Isso não era o Dual I.S. exclusivo da Panasonic, Marcio, ou é mais um recurso do novo FW? Aqui na E-M10 com a 12-32 panqueca da Pana é um ou o outro. O IBIS é visivelmente mais estável do que o OIS em minha combinação…
Não, era uma característica da E-M5 II - e acho que na E-M10 também, até onde lembro. Em vídeo, o IBIS era usado, mas havia um crop adicional na imagem para uma segunda estabilização, via software, na câmera mesmo.
Para verificar se existe esse crop, é fácil - basta colocar o aspect ratio pra foto em 16:9 (ao invés dos 4:3 ou 3:2 habituais), ver como a imagem fica na tela, e mudar o mode dial pro modo de vídeo. Se a imagem continuar a mesma, não há crop adicional; senão, vai haver um pequeno “zoom” na imagem ao entrar no modo de vídeo.
Como falei, se não me engano a E-M10 também usa esse modo “híbrido” em vídeo, mas o crop era bem menos severo do que era originalmente na E-M5 II. Aliás, todo esse assunto é só para vídeo, para fotos o IBIS sempre funcionou sem crop nenhum.
Firmware feito… …ainnda não tive tempo pra testar…mas vai outra dica…teve firmware de várias lentes tbém…das que possuo saiu firmware pra 12-40mm f2.8, 45mm f1.8 e a abandonada (Faz muito tempo que não uso) 12-50mm f/3.5-6.3…essa o firmware já foi 1.3 (das outras duas citadas 1.2)…fiz umas fotos justamente com a 12-50mm que há tempos não usava…e achei que a aberração cromática e até a distorção de cores que ela tinha foram corrigidos… …infelizmente pra 75-300mm e pra 40-150mm que tbém possuo não saiu nada…
Dúvida…outra coisa…existe firmware pra 25mm f1.4 da Pana??..como funciona?? acoplo ela na e-m-1 e procuro no site da Pana?..alguém já fez firmware de lentes pana usando corpo da oly?! funfa?!
Geralmente tem realase notes na página do firmware dizendo o que foi corrigido - no caso da 45 1.8, foi somente o funcionamento da abertura em modo vídeo, por exemplo.