Taxado! Como evitar a Alfândega?

Salve galera,

Depois de muita conversa aqui e pesquisas, juntei uma graninha e resolvi comprar a tocha DP400III da Godox.

Como sempre, comprei lá na gringa, aliexpresss. A loja declarou como sempre até 50 dollares para evitar a taxação.
E boommmm, fui taxado. Nunca tinha sido taxado mesmo trazendo muita coisa até agora. Foi logo uma bomba.

Comprei por R$1.400 e a alfândega me taxou em dobro, me cobrou R$2.800.
Tô aqui frustrado e sem saber o que fazer, pedi a revisão da taxação e enviei o comprovante de compra pra eles.

Mas e ai, o que fazer para evitar a taxação? Se tem alguma maneira de evitar, tem?

Já tinha comprado uma lente por um valor maior mas não era grande assim.
Será porque o pacote é grande e pesado? Será que é pelo nome da loja? Será que é pelo nome do produto? Será que é o valor mesmo declarado? Será que é puro azar? ou será que não tem nada o que se fazer? ou tem?

Será que compensa comprar aqui no Brasil e pagar a mais parcelado? Se encontramos aqui os produtos e são confiáveis. A godox, por exemplo, não vejo tochas para vender por aqui.

Tô me perguntando essas coisas ai, porque agora dá um baque e receio para trazer de novo lá de fora.

Forte abraço a todos

Um dos poucos produtos que já me taxaram foi uma Godox SL60W, que é bem parecida com uma tocha no tamanho/peso.
É questão de peso/tamanho mesmo.
Passou de 2kg e num pacote maior, eles não costumam deixar passar.
Celular, tablet e notebook também não costuma passar sem taxa.

Você fez certo, pediu a revisão e eles provavelmente vão aceitar.
Se não aceitarem, recomendo não aceitar a entrega, selecionando a opção de devolução no site dos Correios.
Eles vão enviar de volta pro remetente e você pode solicitar o reembolso do pagamento no Aliexpress.
Pode demorar 1 ou 2 meses, mas dá certo. Já mandei de volta alguns pacotes e sempre consegui o reembolso.

E mesmo se aceitarem a revisão, você pode mandar devolver pra tentar outra vez pra ver se passa sem taxa ou se pelo menos pega um fiscal menos malandro que vai colocar uma taxa abaixo do valor de mercado.

Tem cara de ser a tal multa educativa que comentamos em outro tópico.
A receita iria multar para educar os vendedores.

Valeu as dicas DI, foram preciosas!!!

Acredito que possa ser essa tal multa educativa ou por ver uma caixa daquele peso e tamanho com um valor de 50 dollares.

Se eu precisar devolver e comprar de novo, vou colocar o valor real ou próximo para ser taxado mas por muito menos.

Você recebeu aquela descritivo dos impostos já?

Não tem fórmula mágica para não ter taxa, embora as pessoas digam ou acreditem que tem porque ocasionalmente conseguem fazer algo mais caro passar. Não adianta declarar valor menor porque o fiscal não é idiota, eles sabem muito bem quanto custam os produtos (se não souberem, qualquer pesquisa na hora resolve). Procedência, peso, tamanho devem aumentar as chances, mas celulares são pequenos e pegos facilmente no raio-x. Eles não têm como fiscalizar tudo, então o acaso conta também.

A melhor dica que já ouvi sobre como lidar com isso é: na hora da compra, já faça as contas considerando o imposto, porque sempre vai ter chance de parar. Lembrando que o usual é 60% do valor (real, não o declarado, incluindo o frete) mais o eventual ICMS.

Fórmula “mágica” não tem, mas tem boas práticas.
Tenho mais de 500 pedidos de importação e dá pra contar nos dedos os pedidos que foram taxados.
E todos os que foram taxados se encaixam nos mesmos padrões.
Segue algumas boas práticas:

  1. Saiba pra onde o frete escolhido envia o pedido.
    Importações podem chegar por Curitiba ou por São Paulo.
    Se o frete envia para São Paulo, as chances de taxas são maiores, pois o volume lá é menor e por isso os fiscais olham mais tipos de pacotes.
    Geralmente fretes expressos tipo DHL e Fedex enviam pra São Paulo. Evite esses fretes.

  2. Preste atenção no peso/tamanho.
    Principalmente o peso influencia bastante nisso.
    O pacote passando de 2kg já quase sempre é selecionado pra análise.
    Se for pedir vários produtos de uma vez, separe os produtos em pedidos diferentes, de lojas diferentes, para não aumentar o peso do pacote.

  3. Smartphones, tablets e notebooks quase sempre são taxados.
    Geralmente eles aplicam uma taxa padrão simbólica de R$200 a R$300, mas podem também abrir o pacote e taxar em cima do valor real do modelo.
    Ao comprar esse tipo de produto, sempre espere a taxa.

  4. Entenda como o fiscal trabalha.
    Fiscais são comissionados, possuem metas e precisam otimizar seu tempo de trabalho.
    Eles não conseguem olhar tudo, então dão prioridade para produtos de alto valor agregado (como citado no item 3) e pacotes grandes e pesados, que possuem mais chances do destinatário aceitar pagar uma taxa maior, aumentando a comissão e os prêmios do fiscal.

Seguindo essas boas práticas, taxas serão excessão e não a regra.

Nas experiências que já tive usando DHL e Fedex, os impostos já vieram calculados e embutidos no valor do frete porque a própria empresa faz o desembaraço.

Depois de uns 100~150 itens importados a única vez que paguei taxa foi em um pacote com tampas traseiras para lente M42.

Pacote pequeno, leve e barato, mas com uma diferença: quantidade. Era para comprar apenas 3 unidades que precisava mas acabei comprando um lote com 10 pois a diferença de preço para as 3 individuais era bem pequena.

Credito a taxação à quantidade de itens, mas pode ter sido azar mesmo.

Taxas uma vez apenas, mas também já passei por extravio, defeito e item diferente do comprado.

Já comprei muito lote de 10 no ali quando era o preço de um no ml.
Nunca fui taxado, sempre coisa pequena assim.

É azar de cair na amostragem

Sim, alguns sites fazem isso mesmo.
Mas tem sites com a opção de pagar a taxa na entrega através desses fretes.
Na B&H o frete “DHL Saver” costuma passar sem taxa inclusive.
Se não me engano esse “DHL Saver” é enviado pra Curitiba.

exceção*

Impressionante o valor taxado.

Qual era o peso do pacote?

Saiu a revisão hoje e eles incrivelmente aumentaram o valor!!!
Agora estão cobrando R$4.000
A alfândega do Rio!

Não vi a opção de devolução como você comentou, DI.
Apenas tem a opção recusar objeto, é issa mesmo?
Como proceder agora para devolver e pedir reembolso?

Forte abraço

Não tenho certeza, mas se passar alguns dias sem pagar a taxa o produto volta para a China ou é apreendido para leilão.

Isso mesmo, recusar objeto.
Eles enviam de volta.

Quando aparecer no código de rastreamento que o pacote foi enviado de volta para o remetente, você pode abrir a disputa no Aliexpress para solicitar o reembolso.
Se o prazo de entrega do Aliexpress vencer antes que isso aconteça, abra a disputa do mesmo jeito devido o prazo de entrega.

Maravilha, Di!

Valeu demais pelas informações e pela força.

Forte abraço

Zorra, pessoal lá está brigado com a vida :hysterical:

Acrescentando da minha experiência - não foram tantos pacotes assim, mas espalhados entre anos:

  • O mito dos “50 dólares” - a lei é bem clara: o limite de 50 dólares é ESTRITAMENTE para envios de pessoa FÍSICA para pessoa FÍSICA; ou seja, envios de loja podem ser taxados até bem abaixo disso (minha irmã uma vez foi taxada em uma capa de Kindle de 7 dólares). Portanto, o valor declarado pela loja ser abaixo de 50 dólares não faz quase diferença (exceto em casos que vou falar mais adiante), e se for muito absurdo, certamente vai irritar o fiscal (que sim, sabem muito bem o valor do que fiscalizam).

  • Se o limite de 50 dólares não vale para envios de loja, como são selecionados os produtos para taxação? Por amostragem e por diretrizes específicas da Receita que mudam constantemente; já vi essas regras serem afrouxadas ou apertadas em certas épocas. Já vi épocas que taxavam praticamente tudo (meu recorde de taxação foi em um produto de 30 dólares), assim como recentemente vi gente importando Fujifilm X-T4 sem taxa. Dentro de um mesmo governo, já vi essas regras mudarem. Então, o jeito é dar uma pesquisada no que as pessoas andam comprando e se andam sendo taxadas, para ter um “feeling” do humor da Receita no momento - mas sem garantia que uma canetada mude tudo de uma hora pra outra.

  • Como já falaram, tablets, celulares e notebooks são grandes alvos de taxação. Já vi gente trazendo celular sem taxa, mas eu não arriscaria.

  • Uma tática que já usei com sucesso é pedir para o vendedor colocar o valor de um produto parecido, mas que seja mais barato. Exemplo: uma vez comprei um gimbal compacto para câmeras de US$ 220, mas por ele ser compacto, pedi para o vendedor declarar como “smartphone gimbal” e colocar o valor de um gimbal de telefone (US$48,99, na época). Bingo: receita taxou, mas sobre o valor de US$48,99 - o raio-x mostra o produto, mas não as anotações da caixa, e o fiscal deve ter achado que era realmente um gimbal de smartphone; paguei a taxa e recebi o produto.

Já faz um tempo que o limite na prática passou a ser de US$ 100 pra coisas via correio (coisa meio nebulosa, mas na prática já recebi mais de 1 pacote acima de USD 50 e pasosu batido), outra coisa que faz tempo q eu não pago é a taxa de desembaraço de 15 golpes.

Cenas do próximo capítulo:

O “Objeto encaminhado para apreensão”

Pelo que entendi, por conta da irregularidade da nota (diferenças de preços) da caixa, a tocha vai ser apreendida para ser colocada em leilão ou destruída. Normalmente, ela não é devolvida e por isso não tenho reembolso.

Alguém já passou por isso? Sabe como proceder, se tem alguma alternativa e solução?

Bem, caso é que a taxação foi absurda. Também foi irregular, mesmo depois de eu apresentar a nota, taxaram um produto de R$1.400 em R$4.000.

Será que compensa importar produtos tão pesados e grandes? Alguém tem experiência em trazer tochas, tripes e afins?