Telemetristas

Olà. Eu gosto muito da Leica, que uso bastante e no estos dias me chegò a nova camera, a M9; gostaria saber se existem no forum outros entusiastas da fotografia com telemetro e conoscer mais a cena fotografica brasilera. Ciao.

Acredito que você vai encontrar mais parceiros na sala de filmes. Eu, por exemplo, sou louco pelas câmeras de telêmetro, mas nada de digital.

Também sou apaixonado pelas câmeras de telemetro :ok: e parabéns pela M9, um dos sonho de consumo :smiley:

Seja bem-vindo!!

Abraços!

Tang

Obrigado Elmo, eu sou novo e o forum è tam grande… Feliz de encontrar um telemetrista!
@ Tang: Estou experimentando e provando as lentes mas os risultados parecen interessantes. Tenho tambem uma M6 (mais adelante quisiera uma MP!) de modo que posso usar os dois sistemas. Infelizmente nao è possivel viajar solo com films e a digital me ajuda muito; tà bastante complicado obter bons films nos paises como Etiopia. Laos ou Egipto.
Ciao.

Certamente temos muitos telemetristas por aqui para trocar informações! Em 35mm a camera que mais uso é minha m3, tenho as lentes summicron 50, elmar 50, summarit 35 e tele elmar 90mm. O telêmetro me facilita para focar pois na minha idade, um pouco de presbiopia atrapalha bastante! :smiley:

Olà Marco, Vc tem uma Rollei … parabens!!! Estou descobrindo alguns telemetristas por aqui. Parece que o Summarit 35mm è o melhor da serie 2.5 , o 'cron 50mm è o melhor 50mm de sempre e o Elmar son muitos, eu tenho o M f/3.5 e è uma lente que nao parece que tem mais dos 50 anos. O tele-emar, se è aquelo que chamamos “nano” è uma das lentes mais “Leica” que hà. A leica M3 è a “Leica M” por antonomasia. Que mais?

Pois é, gosto muito da Rollei, é uma F com lente planar 3.5. Uso também umas 6x9 mais antigas com telêmetro, a SuperIkonta e a MessIkonta, além de uma Voigtlander sem telêmetro mas que também gosto bastante. Fotografo bastante em Preto e Branco e essas cameras antigas são ótimas para isso (evidentemente para se fotografar apenas por lazer)

Olá Antonello, seja bem vindo!

Eu também estou experimentando esse mundo das câmera telemétricas, tenho uma Leica III (que precisa de revisão), uma Olympus 35 SP e uma Yashica Lynx -14E IC, essa com um objetiva fixa Yashinon-DX 45mm f/1.4.
Ainda estou me acostumando com o jeito dessas câmeras, até então meu contato maior era com as SLR.

Dei uma olhada no seu flickr é gostei das suas fotos.

Jack

Obrigado Jack, vi que Vc gosta bastante da Olympus! Me gosta tambem o seu B/W. Hà clube de amador telemetristas o forum especifico no Brasil? Por exemplo na Argentina hà um grupo no flickr e penso que no Brasil tambem hà grupos; na Sao Paulo hà uma loja Leica, que significa que tem mercado.

Opa!
Pode somar mais um no grupo dos fascinados pelo telêmetro!

Não tenho tanta experiência com elas, a primeira foi uma Yashica Minister D, depois de usar pela primeira vez eu fiquei louco por esse sistema de foco.
hoje a que gosto mais é a Canonet1.7 QLIII, uma pequena e muito gostosa de usar. Infelizmente, por hora, as Leicas estão fora dos planos financeiro.

Grande Marco, eu ando pensando em uma RF de médio formato, tem alguma dica?

Abraços

Sou péssimo fotógrafo. Mas adoro brincar com telemétricas e tenho uma Voigtlander Bessa II, 6x9, com lente Color-Heliar 105mm. Além de uma SuperIkonta 6x9 com Tessar 1:3.8 (nem 3.5 nem a 4.5, fica no meio dessas duas).

Casado, tem as excelentes Mamyia6 (6x6) e 7 (6x7) mas são bem caras, vc pode encontrar por menos uma fuji 6x9 tbém, mas se quiser partir para as antigas, de fole, há excelentes Ikontas 6x9 ou 6x6 e Voigtlanders com ótica excelente e custo bem mais baixo. São minhas preferidas.

Vejam este anúncio no eBay

Dá até vontade de entrar no leilão.

Eu ainda tenho 2 telemétricas, uma Yashica Eletro 35 GTN e uma Voigtlander Bessa-R com um set de lentes de 15 a 90 mm.

Igualzinha à minha, Braga!

Braga, essa do leilão ta linda, parece que foi feita ontem!!! Pena que o preço não é tão bonito!

Oi Marco,
na verdade eu estava pensando uma dessas antigunhas de fole, eu tenho em mente um SuperIkonta, mas isso é mais pra frente, por hora estou entretido com outras coisas aqui.
Dessas SuperIkonta tem alguma que faça 6x6 e 6x9?
Alguém tem idéia de quanto sai uma dessas por aqui?

Antonello,
Lindas as suas fotos. Essas viagens a África devem ser inspiradoras.

Abraços

Concordo. Linda mesmo. Mas os preços no eBay, e mesmo aqui no Brasil quando aparecem, são sempre mais ou menos isso.

Há uns dois ou três meses apareceu uma lá na Galeria Sete de Abril e estava à venda por R$ 400,00. Era consignação na loja do Sr. José (ao lado da Angel Foto), e o dono da câmera percebeu rapidamente a besteira ($) que estava fazendo, logo recolheu a câmera e não vendeu mais. Pelo menos não naquela loja.

Essa mesmo que vc vê no eBay faz quase isso. Na verdade, faz 4,5x6 cm. Existe uma máscara (máscara é uma telinha de metal, flexível, com janelinha no tamanho citado) que é instalada no interior da câmera (onde se registra o frame) dando o tamanho de 6x4,5. O que define um formato e outro, na Super Ikonta, é que na hora de transportar o filme na tampa traseira tem duas janelinhas com máscara vermelha, onde se vê o nº do frame impresso no papel do filme 120. Por exemplo, você fez a foto nº 1, olhando pela janelinha de 6x9 quando aparecer o nº 2 o filme está posicionado para a próxima foto em 6x9. Ou, na outra janelinha (a de 4,5x6) quando aparecer o nº 2, então, o filme estará posicionado para o próximo frame, desta vez em 4,5x6.

Mas esse acessório é muuuuiiiito difícil de se encontrar. Ele se perde facilmente no meio do caminho ao longo de décadas de existência e tendo passado nas mãos de vários donos.

Existem as mesmas 6x9 e 6x6, de fole, mas que não são telemétricas. Nestas, o foco é feito por estimativa usando a escala métrica no anel da lente. As Voigtlander Bessa I (só pra citar um exemplo), e que não é rangefinder, tem um anel na parte de trás que vc seleciona o formato: 4,5x6 ou 6x9. Ao transportar o filme, ela trava na posição correta considerando o formato escolhido.

Essas são bem mais baratas que as rangefinder e a diferença fica mesmo por conta do foco que nas RF, como bem disse o Marco, é muito mais fácil de fazer.

Esta é uma Voigtlander Bessa I (não é telemétrica, mas é de fole, 6x9 ou 4,5x6)

http://img684.imageshack.us/img684/4381/voigtlander.jpg

Visite esta página: http://www.certo6.com/cam/bessa.html

Astro,

Dê uma olhada nessa princesa:

http://img716.imageshack.us/img716/8783/mamiya9of12.jpg

http://img684.imageshack.us/img684/5757/mamiya11of12.jpg

http://img59.imageshack.us/img59/9891/mamiya6of12.jpg

Olà Elmo. Desculpa pra nao responder pronto mas estou a otro lado do mundo… A Mamiya de Vc è muito elegante, simple e pura, e è muito difficil encontrar asì bem conservada. Complimenti!