Telemetristas

Pois é, caro Antonello, essa aí foi restaurada pelo próprio Elmo. Ele já mostrou, aqui mesmo neste forum, o ANTES e o DEPOIS.

Dá uma olhada: Recuperação de uma Mamiya 6 - Com fotos por ela produzidas.

São essas, algumas das várias facetas desse nosso amigo:

  • matemático (ele não gosta desse título, mas pra mim assim é);
  • professor (de matemática, hehehehe);
  • fotógrafo (embora ele mesmo diga que não);
  • colecionador de câmera fotográfica; e,
  • restaurador dessa última.

Braga, será que dá pra fazer uma máscara dessas? Eu tenho uma Bessa I que pra variar também não veio com essa máscara.

No Ebay tem uma máscara pra vender mas é da Bessa II - http://cgi.ebay.com/Voigtlander-645-Mask-Bessa-II-/370347777895?cmd=ViewItem&pt=Camera_Lenses&hash=item563a729f67#ht_970wt_1057

http://kevincameras.com/gallery/albums/album8759/DSC02083.sized.jpg

http://kevincameras.com/gallery/albums/album8759/DSC02085.sized.jpg

Jack

Que bom! O trabalho salì muito legal. Doble “complimenti”! Quando volterè ao Brasil me gostaria salir com Vcs a sacar fotos con camaras telemetricas o antigas. Nesso dias estou limpando o meu equipamento telemetrico e pode ser que envio uma foto… Ciao.

Jack,

Eu acho que dá, sim. Por quê não daria? E também já pensei nisso. Quando a gente manda encadernar alguma coisa na papelaria eles usam aquelas capas de PVC, na frente transparente e contra capa preto. Esse material eu já acho que dá pra começar a brincar. Na pior das hipóteses - a de não dar certo - não se gastou muito dinheiro com isso. Só que ela tem um lado mais brilhante que o outro e eu não consigo imaginar como essa superfície se comportaria dentro da câmeras em termos de reflexo. E também se ela deve ficar voltada para a lente ou para o filme (para filme, eu acho, assim não haveria incidência de luz alí).

Fazer de metal eu tenho dúvidas. Note que a original é feita em modo de estamparia (uma prensa) e tem o formato adequado para encaixar na extremidade do frame (na horizontal), coisa que não seria possível se a máscara tabajara for plana, pois esta ficaria abaulada dentro da câmera. Como o filme fica entre a moldura do frame na câmera e um plate com mola que pressiona o filme contra ela, qualquer pressão no sentido contrário exercido pela placa tabajara pode alterar a distância focal, comprometendo o foco. Daí o lance do PVC pode ser mais interessante. Mas nunca tentei nem isso.

Ah! Esqueci de dizer. Essa do eBay o cara fala que serve na Voigtlander Bessa II. Eu tenho uma Bessa II e não consigo imaginar como essa máscara funcionaria nesse modelo. Na Bessa I, sim, pois tem o mecanismo que te permite selecionar o formato. Nas Zeiss Super Ikonta, por exemplo, onde o transporte do filme é manual, tem duas janelinhas na tampa traseira: em uma você usa para 6x9, na outra 4,5x6.

Na Bessa II, não tem nem uma coisa nem outra. Não consegui entender ainda como isso se daria. Acho que o vendedor está equivocado em dizer isso. Deve servir só na Bessa I, ou talvez, nas Voigt mais antigas com o mesmo sistema de janelinhas na tampa traseira.

Braga, achei uma imagem que tem a mascara que serve na Bessa I.

http://static.photo.net/attachments/bboard/00T/00Tbt3-142549984.JPG

Tô na turma com a minha russinha Fed 4 e mamiya C330.

Praticamente só utilizo telemétricas, Leica M6, extremamente ergonômica, leve, visor claro e brilhante.

Se quiserem ver algumas fotos com ela é só clicar aqui:

Antonio Carlos de Andrade Mendes | Flickr

Olà Mendes e MD, asì hà telemetristas no Brasil… Vi as fotos de Vc, AC. Eu tambem uso a M6 pra a pelicula e depois aM9 pra o digital. Que lentes usa Vc?

Olá Antonello, boa noite,

Uma das que gosto mais é a Elmarit 28mm ASPH, utilizo também Summicron 35mm ASPH, Elmar 21mm ASPH e Summicron 50mm.

Abração

Vejo que que pra as lentes asphericas temos gostos diferentes: uso Tri-Elmar WATE , Elmarit 24, Summilux 35 e Summicron APO 75 como asferico. Como lentes preferidas com a M6 prefero o Summicron 35 IV tipo, o “king of bokeh”, e com a digital me gosta muito o Summilux 50 pre-Asph. (espero de comprar pronto a version Asph., provavelmente a melhor lente Leica e uma das melhor no mundo!).
Preciso de uma informaccion: aonde se puede compra equipo usado Leica M no Brasil? Obrigado e ciao.

Antonello,

Aqui no Brasil, específicamente, em São Paulo - capital, tem a Angelfoto, na sessão de usada, costuma ter equipos de Leica usado…

Abraços!

Tang

Obrigado Tang. Os precios sao mas caros que na Europa, serà pra as empuestas.Pra fazer un exemplo um 28 Summicron asph. 6-bit como novo sale mai o menos 4500 R$.

Bom dia Antonello,

Possuo todas estas lentes também na versão não ASPH, e as vezes, acho que não há diferença alguma entre elas, hahahahahahahahaha, mas é a visão de um leigo, por favor nos mantenha informado sobre o desempenho da Summicron 50mm ASPH.

Abração

Ao final sao so 4 letras mais… Vamos a ver si chega o Summicron ASPH… mas nao penso porque està perfeito asì! Abraco da otro leigo!

Braga, essa Zeiss Super Ikonta 531 que estava na loja do Sr. José não foi recolhida pelo dono, não (ex-dono, na verdade). Ela agora pertence à mim, hehehe… Na ocasião eu estava querendo uma médio-formato diferente das TLRs. Já havia namorado uma Pentax 67, uma Hassel e uma Mamiya 645, mas nenhuma havia “tocado sininhos”… Quando eu vi essa Super Ikonta no Sr. José, foi paixão à primeira vista. Na ocasião eu achei caro, mas depois percebi que havia feito um ótimo negócio. A câmera está em ótima forma e já fiz vários cromos com ela.

Algumas semanas depois acabei adquindo outra Zeiss Ikon 521 (sem telêmetro) em melhor estado do que a primeira. A câmera está tão zerada que até o carretel que veio dentro é o original de madeira. A lente precisava de uma limpeza que a Medaglini nem cobrou… Também já fiz alguns PBs e cromos.

Eu gosto mais de usar a Zeiss 521 do que a 531… sei lá… é mais simples sem o telêmetro…

Jack, você tem certeza de que quer fazer fotos em um formato menor do que a câmera pode fornecer? Como muitos outros aqui, eu já coloquei filme 35 mm em uma Rollei e confesso que não vi vantagem nisso. Afinal, o interessante de uma câmera de médio-formato é justamente usar o maior formato possível.

AHÁÁÁ!!! Então foi vc!!! E eu fiquei trocando figurinhas com o Braga, se ele não comprasse eu ia ficar com ela, mas vc foi mais rápido, hahahaha!
Excelente compra, parabéns, essas 6x9 são mesmo ótimas!

Que legal, Roberto. Então, ela teve um destino nobre. Está em boas mãos. E, é verdade o que o Marco disse: estávamos mesmo confabulando a respeito dela.

Mas juro que não entendi a atitude do Sr. José. Foi ele próprio quem disse a mim que o dono dela passou lá na loja e a pegou de volta. Disse mais. Que o cara havia se arrependido do preço. Ora, que diferença faria se dissesse a verdade? Por quê mentiu pra mim? Aliás, eu penso que a verdade nesse caso teria um efeito de maior impacto. Algo como: “Tá vendo?! Não quis comprar se phudeu, outro veio e comprou. Bem feito!”. E aí eu ficaria com uma cara de MERcaDoriA. Bem, deixa isso pra lá; não quero nem tentar entender.

Agora me fale, a câmera dá pra prazer ao fotografar, né?! Acho legal a curiosidade que ela desperta nas pessoas. Eu tenho uma com lente Tessar 1:3.8 e outro dia um garoto me perguntou: “Ôh, tiozinho! Essa máquina ainda funciona?”. Pensei: “‘tiozinho’ é o cacete”, mas respondi com educação dizendo que sim. :hysterical:

Oi Roberto, na verdade esse acessório é para ter opções, às vezes podemos querer fazer o filme render algumas fotos a mais. Na Rollei eu tenho o Rolleikin, mas só fiz um filme com ele pra testar.

Jack