Tempo de Reciclagem Sb910 + Eneloop

Ola pessoal.
Estou com uma duvida em relação ao tempo de reciclagem entre os disparos do flash nikon sb910 + conjunto de pilhas sanyo eneloop pro AA HR 3UWXB XX 2550 Mah.

Minha duvida e que mesmo sem compensar a exposição do disparo do flash para + o tempo de reciclagem me parece ser lento entre uma foto e outra e isso parece comprometer o trabalho justamente naquele instante decisivo em que se precise fazer uma serie de fotos. O que achei estranho, e que esses dias percebi em um aniversário de 15 anos que o fotógrafo estava utilizando o flash com disparos contínuos, um atrás do outro sem comprometer as fotos com o tempo de reciclagem.
No mesmo instante fui falar com ele a respeito de quais pilhas ele estava utilizando e para minha surpresa ele falou que utilizava pilhas descartáveis da Sony. Sempre ouvi falar que o que diferenciava as Sanyo eneloop das demais pilhas era justamente um menor tempo de reciclagem e ai surgiu minha duvida;

Pq estou perdendo tantas fotos? Entre 3 disparos, 1 sai bom, um sai subexposto e o outro completamente escuro.

Tenho que esperar em media de 4 a 6 segundos entre um disparo e outro para manter a mesma exposição.

Obs: estou me referindo a ambientes pouco iluminados ou eventos a noite sem compensar o flash para mais ou para menos em modo TTL.

Vlw

Que maquina você está usando e qual o ISO?

Também já percebi esse tipo de problema…
Estou até pensando em comprar um battery pack para resolver isso, ou trocar de marca de pilhas

Eles utilizam lentes claras, ISO’s elevados e modo TTL. Por isso conseguem vários disparos.

Pope
Minha câmera é uma nikon D7100 e o ISO utilizo conforme a necessidade. Mas raramente não costumo passar dos 800/1000 com o flash incorporado a câmera.

Charles
Que pilhas você utiliza?

C Ferrari
Quer dizer então que com uma lente 18-105 (kit) e ISO baixo eu não consigo fazer vários disparos com o flash e manter a exposição correta?

Isso mesmo, e por ser uma lente escura ainda, vai conseguir menos.

Pode colocar ISO 3200 tranquilamente na sua D7100, vai notar a diferença…

Eu uso um SB 900 em uma D3s sem problema de reciclagem, mas o. ISO é alto e as lentes são zooms rápidas!

Não tem mistério, seu flash deve estar disparando o tempo todo em potência máxima, e assim o tempo de reciclagem é realmente alto. Mesmo assim, a Nikon informa que este tempo deveria ser de 2.3s para o SB-900, e não “4 a 6s”.

Outro ponto importante é confirmar que as pilhas são originais, pois infelizmente já existem pilhas Eneloop falsas. E também que seu carregador as está carregando adequadamente.

DMZ
Mesmo quando estou utilizando TTL sem compensar a intensidade do disparo para mais, ou seja, deixando o flash em 0.0 Ev acontece este problema. Ou seja, não estou disparando com potencia máxima.
As pilhas são originais e segundo o representante que me vendeu são as melhores pilhas da marca.

Acho que o problema é que estou usando ISO Baixo demais com medo do ruido que aparentemente 2000+ me parece ser comprometedor.

Uma pergunta, em ambientes com pouca iluminação, onde o uso do flash for indispensável, é preferível aumentar o ISO e diminuir a potencia do flash ou diminuir o ISO e aumentar a potencia do flash comprometendo também os disparos contínuos?

Com exceção de quando precisamos realmente reduzir a potencia do disparo para manter uma exposição correta, vocês costumam trabalhar com a potencia do flash reduzida -EV em ambientes com luz limitada?

Não sei se fui claro o suficiente na pergunta. Esta sendo difícil sintetizar ;D

Não é apenas sob compensação positiva que o flash funciona a plena potência. Além disso, simplesmente mencionar que usa compensação esclarece muito pouco, já que o resultado disso, em relação à potência do disparo, depende diretamente do modo de operação utilizado (TTL ou manual).

A combinação de ISO baixo, lente “escura” e baixa iluminação ambiente pode facilmente exigir potência total do flash, basta o assunto estar um pouco mais distante da câmera para que isso aconteca.

Em geral, utiliza-se ISO mais alto exatamente para propiciar um melhor equilíbrio entre o flash e a luz ambiente, o que tem como consequência imediata a grande redução na potência do disparo do flash, que por sua vez resulta em reciclagem bem mais rápida.

Edit:
Complementando, apesar de a Nikon declarar o tempo de reciclagem do SB-900 como 2.3s, neste vídeo é possível ver que o tempo real em potência máxima fica em torno de 4s:
http://www.rocketrysouthcarolina.com/youtube_browser.php?do=show&vidid=_RMQpXXnhqQ

Perfeito DMZ
Vou começar a trabalhar com valores de ISO mais altos para ver o resultado na pratica.

Só corrigindo um pequeno erro, me referi à reciclagem do SB-900, mas seu flash é um 910, cujo tempo de reciclagem passa dos 5 segundos em potência total, segundo o vídeo. Em compensação, não pára por superaquecimento, como o 900 >:D

Pois é
As vezes penso que o SB 900 ainda tende a ser melhor no quesito disparo continuo.

É bem mais rápido na reciclagem, mas superquece com igual rapidez :ok:

A Nikon lançou o 910 supostamente para corrigir o problema, e ao que parece, a correção foi simplesmente diminuir a corrente de carga :slight_smile:

Eu Faria o seguinte.
Coloca o flash em manual e testa nas condições de luz que você normalmente trabalha e acha a combinação ISO e potência de flash que mais te agrada. Eu fiz isso e é difícil usar mais do que 1/16 de potência com ISO 1600, com isso a reciclagem é quase instantânea…

Um fato óbvio, mas ainda assim muito importante é que o simples fato de subir o ISO de 100 para 200 já dobra a duração das pilhas. Se for para 400 então, quadruplica. E ISO 400 ainda é muito confortável em qualquer DSLR!

Não sei se concordo ou não com isso de usar a lente do kit não poder usar o SB 910 em ISO baixo, pois eis meu dilema, tenho uma D-7000 com lente 18-105 com SB-910 e pilhas Eneloop só uso em ISO 200 raramente vou a 400, 680 tudo bem vamos fixar em ISO 200 que é o foco então, em ISO 200 consigo reciclagens rápidas constantemente sem comprometer a qualidade, até porque nunca gostei de trabalhar só com um flash uso duas tochas 400 com controle de potencias para iluminar o fundo sem comprometer a luz principal, maravilha. Agora o dilema: comprei uma D-7100 com uma lente 18-200 continuo com o mesmo esquema de iluminação de sempre, beleza, só que de uns dias pra cá meu SB 910 começou fazer exatamente como o do meu colega ficar 5 fotos boas e 2 não, 10 boas e 3 não, depois praticamente todas estão ficando sub expostas fiquei intrigado achando que era defeito no SB 910 comprei outro SB 910 e o problema continua do mesmo jeito ai não entendi mas nada, será que é a lente 18-200? :aua: Lembrando o ZOOM da cabeça do SB-910 cobre exatamente 18-200mm.

Não, é a cada 2 passos de ISO equivale ao dobro de NG.

Junior Ferrari Tenho uma D-7000 com lente 18-105 com SB-910 e pilhas Eneloop só uso em ISO 200 raramente vou a 400, 680 tudo bem vamos fixar em ISO 200 que é o foco então, em ISO 200 consigo reciclagens rápidas constantemente sem comprometer a qualidade, até porque nunca gostei de trabalhar só com um flash uso duas tochas 400 com controle de potencias para iluminar o fundo sem comprometer a luz principal, maravilha. Agora o dilema: comprei uma D-7100 com uma lente 18-200 continuo com o mesmo esquema de iluminação de sempre, beleza, só que de uns dias pra cá meu SB 910 começou fazer exatamente como o seu ficar 5 fotos boas e 2 não, 10 boas e 3 não, depois praticamente todas estão ficando sub expostas fiquei intrigado achando que era defeito no SB 910 comprei outro SB 910 e o problema continua do mesmo jeito ai não entendi mas nada, será que é a lente 18-200? :aua: Lembrando o ZOOM da cabeça do SB-910 cobre exatamente 18-200mm. >:(

Então, fiz alguns testes e utilizei ISO mais alto (até 1600) e realmente notei uma pequena diferença em relação ao tempo de reciclagem. Porém ISO 1600 em ambientes pouco iluminados comprometem sim na qualidade final da foto, removem parte da nitidez e criam ruido.
Fiz um teste em modo automático e ISO 800 e para minha surpresa consegui efetuar até 15 disparos sem perder potencia do flash e comprometer a exposição final.
Agora minha Suspeita é que o TTL está me deixando na mão e se confundindo entre um disparo e outro.