Tenho que mandar Benzer minha D-7000!

Acabei de comprar uma D7000 e estou com 1 Grande problema sou fotografico amador ainda e trabalho em eventos de Motocross e Arenacross durante o dia e anoite.
Vamos la Ainda tenho a D90 com as Seguintes Lentes Sigma 150/500…6.3 e 18/200 tbm 6.3.
E comprei a D7000 com a 50mm 1.8G.
So q to apanhado MUITO + MUITO mesmo no foco e principalmente com as Sigmas.
Seriamente falando ate o certo momento a minha D90 nao deixa a desejar em materia de foco.
E tbm amaioria das fotos em movimento sequeciais sai tremula e muito embassada PLYZZZ nikonzeiros.
Quando fui comprar fiquei na duvida entre a 300s e a 7000 e optei pela 7000.
Quero ajuda de vcs em nome de Jesus.
Tem hora q tenho vontade de explodir essa D7000.
:aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua:

:smiley: >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D

foto tremida é baixa velocidade.
foto embaçada é pq esta fora de foco.

mas precisa falar mais sobre oq ta acontecendo e as configurações q vc ta usando, se não complica.

Da ela pra mim??.. :smiley:

Brincadeira, desculpe!

Modo M, A, S, P ou auto?
AF-S? AF-C?
Quantos pontos de foco?
Velocidade que usa, abertura, ISO, EV?

Vamos fazer como o açougueiro, vamos por partes… :smiley:

tbm tenho a d7000 e ela tem o foco zuado.

tentei acertar ele no finetune ali, mas nao tive muito sucesso, até pq nao dominei a ferramenta.

tenho 3 lentes e nenhuma fica nitida, em iliminaçao nenhuma.

O único problema que tive foi em situações específicas e com alguns modelos de flash youngnuo (back focus), no mais foco cravado sempre. Sei que as primeiras unidades apresentaram problemas com flash SB-700, mas não tenho visto mais ninguém reclamar disso nas novas unidades.

Sabuga, defina “foco zuado”, poste uns exemplos com exif.

Foco zuado é embaçado :stuck_out_tongue:
essa foto por exemplo: Sossego | Sabugrotz | Flickr
EXIF: NIKON D7000 | 50mm F2.8 1/50 ISO500 | 2013:09:21 14:32:30

Mandei o link que tem a foto full lá pra vc dar uma olhada. Não vejo ela nítida, o foco ta em algum lugar diferente, ou back ou front, mas num acho ele.

Essa ta com 1/160: Poste de iluminação da Praça da Liberdade | Sabugrotz | Flickr
EXIF: NIKON D7000 | 90mm F5.6 1/160 ISO400 | 2013:07:13 16:18:22 |

outro dia botei um livro a uns 2 metros na frente da camera com tripé e comecei a tirar fotos com a 50mm e mudando as configuraçoes la no af fine tune.
Nao consegui achar uma boa. A que ficou melhor foi +05 ou 5 num sei, teria que olhar na camera. Mas ae teria que fazer isso pra todas as lentes. No caso da 55-300 seria complicado.

Ve se é eu que to viajando. 1/50 seiq ue não é bom exemplo, mas essa foi a que to achando melhor de exemplo

essa da mulher parece q ta com back focus, fora isso achei normal cara, no tratamento da pra deixar mais nítido ,mas acho q nem precisa. pelo menos pra visualizar no pc tela cheia ta massa.

ainda não tenho olho clinico para “back focus” “frent focus”… pra falar verdade não sei nem o que é isso…rsrsrsrs… mas não vejo nada estranho nas fotos…

A primeira não dá para falar se tá com problema, pois teria q saber onde foi feito o foco. Se o ponto de foco foi ali pela criança, então tá perfeita a foto e o foco.
Agora, se o ponto de foco foi no rosto da Mulher, então pode ser q tenha problema. Pode…Isso pq vc pode ter dado uma mexidinha na hora de clicar e nesta abertura e tão perto, qualquer mexida já vai acarretar isso, não tremida e sim a mudança do plano de foco devido a mexida para frente ou para trás. Ainda q seja mínima.

A do poste tá perfeitinha, ótima.
Cara, pelo q vc postou (sem saber q tipo de foco vc está usando e como está usando) eu diria q a máquina está Ok e o problema pode ser vc. Um colega pediu para vc colocar qual tipo de AF está usando e como está fazendo e vc não disse nada a respeito. E sem saber isso fica difícil.
Na foto da Mulher e da criança seria uma informação fundamental para acabar com a dúvida.

Não precisa de olho clínico. Mas antes de mais nada é essencial saber onde foi feito o foco. Na foto da mulher, o foco está no plano das orelhas dela, mas tanto pode ser um problema da lente/câmera como simples erro de operação. Onde exatamente você fez o foco?

Mesma coisa na foto do poste, o foco aparentemente está nos anéis circulares no topo dos bojos, ou seja, em um plano um pouco à frente do corpo do poste. Mas sem saber no que foi que você focou, qualquer palpite é inócuo.

Esse metodo é muito bom pra ajustar o foco da Nikon. Fiz na minha e estou super satisfeito.

Primeiramente mude o seu foco para AF-S, Um só ponto! Isso é importante pra voce ter certeza onde a camera vai focar. Segundo, para fazer o Fine Tuning, TEM que ter um tripé, a camera não pode se mexer. Imprima um alvo de foco pra sua camera poder focar nele. Siga as instruções do video e tudo vai ficar legal. O Fine tuning consiste em ajustar para o numero mais mediano possivel. Ou seja, se voce ver que o seu foco está entre +8 e +2, o ajuste ideal é 8+2/2= 5, sacou? Sua camera ou lente apresenta problema de foco se voce tiver que usar valores acima do limite da camera para Fine Tuning, isso quer dizer que está alem dos padrões. Se estiver abaixo, ai é so ajustar e partir pro abraço.

Num tinha visto o lance do tipo de foco
AF-S ponto central.
O foco na verdade eu queria que pegasse os dois, mas foquei no meu filho e enquadrei a foto com o dedo apertado. Sempre tive essa mania, focar e enquadrar.

Sendo assim, considero ela perfeita. O mesmo para o poste, pois deve ter sido o mesmo esquema.
A Cam, então, parece estar perfeita. Agora tem q ver outras variáveis. Até monitor ou software usado na conversão (supondo q esteja usando RAW) podem ser responsáveis por esta impressão de falta de foco. Tem q ver com calma o q pode estar acontecendo. Eu, particularmente, descarto problema com o foco, pois as fotos estão bem nítidas onde aparentemente o foco foi feito.
Pensa em alguma outra variável e expões aqui. De repente é algo bobo.
Mas repito: Se vc está vendo estas fotos com problema de nitidez ou erro de foco eu asseguro q não estão.

Eu tenho essas neuroses. As vezes vejo umas fotos tão nitidas e penso: poxa as minhas nao ficam.
Eu fotografo em RAW mesmo, abro no Ps e só regulo ali mesmo na hora de abrir. Nao uso filtros de nitidez e tal.

o que eu imagino é que o foco tá pouca coisa pra tras do que foco, tipo, na foto da minha esposa, o foco ficou na orelha, pode ter sido no lance de focar e enquadra e a lente ter dado mais um ajuste.

Vou tirar mais fotos e prestar mais atenção nisso.

Momento puxação de saco: Vocês ajudam pra car****! Nem uso outro forum.

Mas veja bem: Se o foco foi feito na criança, estando vc a usar abertura f /2.8, está tudo certo. Pois o rosto da mulher deve estar um pouco a frente do plano da criança e a orelha dela no plano da criança. Logo dentro da área de nitidez. O q ocorre é q com esta abertura e distância q vc estava e com a lente usada, a área q fica em foco (para frente e para trás) é muito pequena. O q não estiver dentro desta pequena área fica fora de foco.
Leia a respeito de “Profundidade de Campo” e vc vai entender bem pq isso ocorre.
O tamanho da área em q as coisas ficam em foco varia de acordo com algumas variáveis: Abertura usada, distância focal da lente, distância da ponta da lente para o assunto. Em macro é normal de área em foco ser de apenas 1 cm ou menos, mesmo usando aberturas pequenas q aumentem a profundidade de campo. Exemplo: Vc foca na cabeça de um grilo e o “Pescoço” já tá fora de foco. O q vai ficar em foco é o q estiver dentro deste plano, entre o “Pescoço” e a cabeça do bicho…
Fica tranquilo e se quiser aumentar esta área de foco o príncipio básico é diminuir a abertura do diafragma. Mas é claro q tem as outras variáveis. Dá uma lida sobre o assunto e vc vai entender melhor.
A máquina tá perfeita ao q parece.
Fica tranquilo.

Se vc quiser desfoque do fundo, que usa grandes aberturas, vc não deve usar o seu método de “focar e recompor” quando estiver muito próximo das pessoas/objetos que quer fotografar. Por que? Porque nesses casos imagino que vc usa o ponto de foco central, porém a “profundidade de campo” (DF) é tão curta que o “recompor” já altera consideravelmente o foco, causando a sensação do embaçado, isso porque as pessoas quase nunca estão alinhadas (mesmo plano).
Para esses casos vc deve usar o modo AF-S com ponto único central. Quando fizer a composição ao invés de focar e recompor, use o multisseletor traseiro com o polegar e desloque o ponto de foco até a posição que vc quer focar, por exemplo os olhos da sua esposa, só então foque e dispare. A D7000 tem 39 pontos de foco e cobre boa parte do viewfinder, portanto dificilmente vc não vai conseguir achar o ponto onde quer focar.

Mas se vc quiser que todo mundo fique em foco, aí tem que fechar o diafragma conforme dito aí em cima, fotometrando corretamente e evitando usar velocidades abaixo de 1/60, caso esteja usando a sua 50tinha, por exemplo.

Hoje eu tirei toda e qq dúvida sobre o problema ser na máquina.
Tá perfeita, tá faltando é esperiência no operador!

Curti muito a nitidez dessas imagens que fiz hoje, com muita luz e abertura menor: Espaço Comum Luiz Estrela | Flickr

usei a 18-105 do kit e tem umas 4 de gopro

Olá pessoal como falei sou amador dos amadores.
Tirei fotos no modo M,A,S,P e tbm tentei no Auto…Mais pramim continua a mesma coisa com a D7000 e na D90 tiro as fotos no modo esportivo pq uso muito fotos em movimentos sequeciais e saem boas perco poucas fotos.
E ja coloquei a D7000 no AF-S e AF-C .
Quero saber se alguem pode me dizer uma regulagem ou alguma coisa do tipo para poder usar as Lentes sigma 150/500 6.3 e tbm a 18/200 da Sigma.
Plyzzz !!!