Incucado com o post do Dicas de Fotografia, resolvi fazer eu mesmo o teste, na lene nikkor 18-55mm do kit da nikon D40.
O resultado me surpreendeu um pouco. Com 18mm as maiores aberturas(F/4 e F/5.6) apresentaram talvez a melhor definição desta focal.
Em 35mm tudo como o esperado, com F/11 com a melhor nitidez.
Em 55mm ficou claro que a menor abertura, F/32, apresenta uma qualidade bem abaixo do esperado.
No fim, o F/11 acabou se mostrando uma abertura com ótima nitidez em qualquer focal.
Abaixo a imagem
Queria só disponibilizar esse teste, ja que nao encontrei nenhum dessa lente pela internet.
Abraços
Amigo, eu percebinos crop de 18mm uma série de letras que parecem ‘arranhadas’ e azuladas, ao invpes de pretas. Isto está assim na foto original mesmo ou será que é de algum tratamento/resize? :ponder:
A Nikon, pra obter mais nitidez nas suas cam, usa um filtro AA um tanto suave, o que facilita o aparecimento de moiré ou serrilhados. Claro, são poucas vezes que aparece. E nestas imagens (se é que é este o problema) o artifact está bem mais forte do que normalmente vejo.
Os crops sao do centro com 100%, nao fiz nenhum resize.
As pequenas distorçoes de cor podem ser por mudança de branco, pq estava utilizando branco automático e tive algum problema com nuvens.
O link do malick tem um teste mais “corretamente”. Mas recomendo a todos fazer esses testes pra conhecer bem sua lente e poder comparar distorções.
Abraços