Teste Macro | Filtro Close-UP 10x vs Lente invertida |

Boa Noite pessoal, final de semana de boas resolvi aplicar um teste que deveria ter aplicado antes… Teste das capacidades de macro da minha Nikon D3100 com a Nikkor 70-300mm f 4.5-5.6G

Para referencia flor com cerca de 4mm.

Com a 50mm invertida aberta em 1.8

1/60 seg f8.0 ISO 800
[b]
https://s14.postimg.org/fhkdhsgu9/DSC7488.jpg

https://s22.postimg.org/4zzibgokh/DSC7482.jpg

[/b]
Com Filtro Close-UP 10 vezes

1/60 seg f5.6 ISO 800

https://s21.postimg.org/6pu3p9axj/DSC7512.jpg

https://s14.postimg.org/m5q47xxcx/DSC7513.jpg

É nítido o Blur causado pelo filtro entre vários outros aspectos negativos, mas aguardo vossas opiniões :snack:

Ps.: Sem pós, apenas em uma aumentei levemente a exposição… A 3º

mais vidro, menos qualidade :ponder: :snack:

Uso razoavelmente bastante a lente invertida para supermacro. Quanto menor a distância focal maior é o aumento. 18mm é algo gigantesco invertida.

Não sei como é nas Nikon mas na Canon, pra colocar uma abertura menor no diafragma eu coloco a lente normal e configuro a abertura no modo de video e tiro a lente com a câmera ligada. A lente fica com o diafragma travada no valor que escolhi. Tem gente que vai dizer que da problema, mas não da nada :wink: . Pessoal troca lente com camera ligada nos casamentos da vida.

abs

Bacana! Já fiz isso usando uma Helios 58mm que me deu um resultado que gostei bastante, uma suavidade na foto muito bacana, além do desfoque lindo.

Sent from mTalk

Obrigado pessoal :ok: :smiley:

Não sabia desse detalhe! Talvez soubesse empiracamente , mas não tinha me tocado, vou tentar, pena que minha 18-55 não é nada aberta mas quem sabe renda boas fotos, valeu Edu

Não tem problema, em macro devemos usar o diafragma bem fechado mesmo. É normal usar f22 por exemplo. O problema de lente invertida é que você fica com pouca luz para fazer o foco, ja que a lente está sempre fechada. Eu uso uma lanterna pra auxiliar no foco.

abs

interessante, sempre tive comigo que o importante era a lente que não estava invertida estar fechada para nitidez. usando a 50mm invertida parecia que eu não obtinha uma Profundidade de campo significativa fechando ela, só perdia luz… :doh:
Mas muito bom saber, mais um vez obrigado. Realizarei alguns testes!

ps.: Estava dando uma olhada no seu trabalho, parabéns lindas fotos! :clap: :clap: :worship: :worship:
Um ramo que tenho muito interesse :wub:

Se vc colocar a 50mm invertida por cima de outro lente e esta estiver com diafragma travado em f8 pro exemplo, causara uma mega vinheta, mas se trabalhar com uma tele objetiva amenizará essa vinheta e terá uma profundidade maior, porém como está muito escuro precisará de um flash fora da sapata para compensar. :ok:

Ainda assim, o melhor resultado é via stacking…

Abs :smiley:

Com stacking mais fácil trabalhar com a lente sem estar tão fechada provavelmente. Também farei algumas tentativas com o flash externo… Obrigado por todas as dicas. :sunglasses:

E como disse antes, parabéns pelo incrível trabalho! :smiley:

Obrigado Augusto, ainda estou me animando pra fazer um tutorial de macro. :ok:

Espero que se anime logo :assobi:

Rapaz, o Rodrigo pode te dar uma luz nisso…

Rodrigo, lembra que você falou que o complicado seria caçar insetos? Cai nesse melodrama! :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Já completou a Pokédex? :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Me peguei no quintal tentando matar barata sem sair aquela aguinha branca! HAUHAuhUAhUHAuHAuHA… :hysterical: :hysterical: :hysterical:

OAHiuAHoiahoiAHiuaHIOUAHIOUAHaoiuHAIUohOIAhIOUAiUAHiuoHAiuAHuoi
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Eu ainda estou " caçando" passarinhos :hysterical:

Único inseto que cacei até hoje foi essa mosca, que vou te contar parecia uma modelo de tanto tempo que ficou parada. permietiu eu chegar bem próximo com a lente e nem se mexeu, fiquei impressionado. E não precisei matar haha

Ignorem a Marca d’Água

Não é uma boa usar gás? hauahu Andar com o tambor de Co2 do lado

Muito boa foto, Augusto! Parabéns! :clap:

Obrigado! Faz tanto tempo essa que nem me lembro o que usei para fazer, mas deve ter sido a 50mm invertida

Moscas, borboletas, dependendo delas, ficam paradinhas mesmo.
Dá até para fazer Stacking na mão mesmo, sem tripé. :smiley:

Se fizer um único disparo, procure objetos pequenos, bem pequenos, ou insetos minúsculos, como essa micro-aranha: