Boa Noite pessoal, final de semana de boas resolvi aplicar um teste que deveria ter aplicado antes… Teste das capacidades de macro da minha Nikon D3100 com a Nikkor 70-300mm f 4.5-5.6G
Para referencia flor com cerca de 4mm.
Com a 50mm invertida aberta em 1.8
Uso razoavelmente bastante a lente invertida para supermacro. Quanto menor a distância focal maior é o aumento. 18mm é algo gigantesco invertida.
Não sei como é nas Nikon mas na Canon, pra colocar uma abertura menor no diafragma eu coloco a lente normal e configuro a abertura no modo de video e tiro a lente com a câmera ligada. A lente fica com o diafragma travada no valor que escolhi. Tem gente que vai dizer que da problema, mas não da nada . Pessoal troca lente com camera ligada nos casamentos da vida.
Não sabia desse detalhe! Talvez soubesse empiracamente , mas não tinha me tocado, vou tentar, pena que minha 18-55 não é nada aberta mas quem sabe renda boas fotos, valeu Edu
Não tem problema, em macro devemos usar o diafragma bem fechado mesmo. É normal usar f22 por exemplo. O problema de lente invertida é que você fica com pouca luz para fazer o foco, ja que a lente está sempre fechada. Eu uso uma lanterna pra auxiliar no foco.
interessante, sempre tive comigo que o importante era a lente que não estava invertida estar fechada para nitidez. usando a 50mm invertida parecia que eu não obtinha uma Profundidade de campo significativa fechando ela, só perdia luz… :doh:
Mas muito bom saber, mais um vez obrigado. Realizarei alguns testes!
ps.: Estava dando uma olhada no seu trabalho, parabéns lindas fotos! :worship: :worship:
Um ramo que tenho muito interesse :wub:
Se vc colocar a 50mm invertida por cima de outro lente e esta estiver com diafragma travado em f8 pro exemplo, causara uma mega vinheta, mas se trabalhar com uma tele objetiva amenizará essa vinheta e terá uma profundidade maior, porém como está muito escuro precisará de um flash fora da sapata para compensar.
Com stacking mais fácil trabalhar com a lente sem estar tão fechada provavelmente. Também farei algumas tentativas com o flash externo… Obrigado por todas as dicas.
E como disse antes, parabéns pelo incrível trabalho!
Eu ainda estou " caçando" passarinhos :hysterical:
Único inseto que cacei até hoje foi essa mosca, que vou te contar parecia uma modelo de tanto tempo que ficou parada. permietiu eu chegar bem próximo com a lente e nem se mexeu, fiquei impressionado. E não precisei matar haha