Testes DXO Mark das lentes FE na A7R II

Resultados espetaculares. O teste com a 85mm GM confirma tudo que tem sido dito e visto: Otus like. A 24-70mm GM também. A 55mm 1.8… uau!
Viva a Sony!

https://www.dxomark.com/Cameras/Sony/A7R-II---Lenses-tested

Se você pudesse comprar apenas uma lente pra sua câmera, qual compraria?

A Sony começou sua linha de lentes FE com qualidade muito alta - obviamente, preços idem. Agora, vem ampliando com alternativas mas baratas e ainda assim decentes, basta ver a própria 50mm 1.8 de menos de 200 USD, melhor pontuada que as versões Nikon e Canon mais recentes das 50tinha 1.8.
Quanto mais alternativas, principalmente se conta com vidro irretocável como a 85mm GM e a 55mm, melhor.

A Sony já tem um dos melhores sensores… aliado à óticas muito boas, o resultado é fantástico!
Logo o pessoal da Canon vai ficar c ciúme. :assobi:

É uma pena que a dxo não teste Fujifilm/Fujinon.

Sosa, hoje não conseguiria ficar sem a 85mm 1.4.
Mas sendo racional,acho que seria a 55mm 1.8, até pela distância focal mais generalista. Abraços,

Idem.
55 ou 35mm são as distâncias clássicas.
Se for pra levar isso a sério, talvez a 35 que poderia usar no modo aps-c também… Duas lentes em uma.

Se bem q 55 e 80mm no aps-c também são interessantes.

www.nelsonlins.com

A 35mm pra full Frame pelo que estava analisando não é tão boa quanto as opções pra APS-C e ainda são bem mais caras né?

Vejo muita gente rasgando elogios pra 35mm 2.8
Acho muito cara pra 2.8!

Todas as lentes fullframe pra emount são muito caras! Mas tem apresentado uma qualidade ótica acima da média, o que já justificaria o valor.

www.nelsonlins.com

Então, nem todas!

Eu estava vendo algumas opções com preço interessante, como a Sigma 30mm 1.4 Contemporary e aí sim, falando de FE, teria a 28mm f/2.

Eu tenho a 28f2 e gosto bastante. Mas não salta aos olhos… As Sigma 30 e 60mm na A6000 me impressionaram mais.

É excelente, mas não bate a Canon 28mm 1.8 por exemplo…

www.nelsonlins.com

Acho que irei na 30mm 1.4, as fotos que vi no Flickr são bastante convincentes. Mais pra frente compro a Zeiss 55mm e futuramente se tudo der certo, pego a 85mm.

Aí ficaria com um set de lentes assim:

Sigma 19mm 2.8 (199,00 USD)
Sigma 30mm 1.4 (339,00 USD)
Zeiss 55mm 1.8 (899,00 USD)
Zeiss 85mm 1.8 (1.199,00 USD)

Total: 2.640,00 USD (arredondando).

Cada mês aparecem opções mais baratas. Hoje existem a Sony FE 50mm 1.8, por 198 USD e melhor avaliada que as 50tinha Canon e Nikon no DxO; a 24mm f2, de 423 USD que Sosa mencionou, a 28-70mm f/3.5-5.6 que vem nos kits (custa menos de 500 USD e encontra-se pela metade disso no ebay), fora a carrada de third parts que vão desde as excelentes Sigma Art às Voghtlanter, Mitakon e Rokkinon da vida.
As que são muito boas, são caras - como é comum com vidro de excelência.
É fato que a variedade ainda não chega no chinelo de Canon, Nikon, M4/3. Mas já dá para brincar e o futuro se prenuncia lindo.

Sosa,
Há várias opções FE com 35mm. Para variados padrões de qualidade e bolsos.
https://www.bhphotovideo.com/c/search?atclk=Fixed+Focal+Lengths_35mm&ci=17912&Ns=p_PRICE_2|0&N=4196380428+3999800997+4261208123

Nelson,
Estás usando a 28 em FF ou APS-C?
Porque vejo comentários bem favoráveis à Sony e, pelo menos nos dados frios do DxO, ela parece bem melhor que a Canon 28mm 1.8. É lógico que usar as duas de verdade é bem melhor… hehe
https://www.dxomark.com/Lenses/Compare/Side-by-side/Sony-FE-28mm-F2-on-Sony-A7R-II-versus-Canon-EF-28mm-F18-USM-on-Canon-EOS-5DS-R__1516_1035_796_1009

Minha próxima lente será a 55mm com certeza.
Sou apaixonado nela.
O efeito 3D e o microcontraste… Acho q ela tem muita personalidade.

Muitos odeiam, outros amam… Mas uma coisa é certa, ela tem uma marca única.

www.nelsonlins.com

Mas você tem Full Frame né?

Se tiver me diga uma coisa meio OFF TOPIC:

me disseram que demora pra ligar/desligar. É verdade ou resolveram isso? A a6000 é quase instantânea.

Obaaa! Mais um pra acrescentar à discussão.
Bem vindo, Fernando.
Uso a 28mm tanto na A6000 quanto na A7ii.
Não me entenda mal, ela é muito boa e leve. Sempre ando com ela como segunda lente.

A6000 com 16-70f4 e 28mmf2
A7ii com Canon 24-70 e 28mmf2.

Gosto muito dela, mas não vi nela nada demais… O desfoque dela, por exemplo, eu esperava mais. Tanto que demorei a me desfazer da sigma 30mm2.8 que, embora redundantes, eu achava que tinha cores e desfoque mais bonito. Se ela fosse ff não teria dúvidas.

Isso é o meu gosto, né? Cada um cada um.

Ela é muito competente e extremamente equilibrada, mas sem marcos impressionante.

www.nelsonlins.com

Sim, a A7ii demora um pouco mais. Mas muito pouca coisa. Não acho relevante.

Já percebeu que ambas demoram mais na primeira ligada do dia?

Parece a diferença do computador desligado pra hibernando… Kkk

www.nelsonlins.com

Entendo mal não, colega. Ao contrário. Uma coisa são os números frios de nitidez, contraste, etc do DxO, outra coisa, mais interessante, a impressão de quem usa de verdade.
Eu tenho pouca experiência com as lentes Sony pois optei pelo sistema justamente pela facilidade de usar as manuais. Então fico mais aprendendo aqui.
Valeu!

Obrigado Fernando!

Legal, bom saber q a gente pode conversar a vontade sem ser julgado. Adoro grupo assim…
Vamos aprender muito juntos!

Eu cheguei a comprar a Helios 58 e achei uma Canon FD 28mm guardada por aqui.
Mas sou muito mal acostumado com foco automático, erro muito no manual se o objeto não for estático. Como normalmente é o meu filho, nada estático, já viu, né…

Mas gosto muito da Helios! Só o flare dela que é demasiado (não sou muito de flare). Ai é onde a gente percebe como as lentes evoluíram nos últimos anos.

www.nelsonlins.com

Eu acho que pelas fotos que tenho visto da 30mm 1.4 da Sigma vou nela por enquanto, depois vendo (deve ter venda fácil com uma ótica dessas) e pego algo FE se eu me decidir em ter uma Full Frame mais pra frente.

Imgur

Imgur