Bom srs.,
Primeiro, acho ótimo que o tópico lá foi trancado. Agradeço. Sério.
Concordei até com o Yoji sobre a supressão de tópicos sobre política, pois as desavenças são inevitáveis e isso se leva para o resto do fórum. Tenho também feito muito esforço para me manter alheio a tópicos assim - mas às vezes a mão coça e não consigo… mea culpa, confesso. É que, como diz o Bráulio Tavares, “O que eu escrevo jamais abalará impérios; e fim. Abala somente o poder desses impérios dentro de mim.”
No próprio tópico chamei atenção para discutirmos as fotos do colega e não as motivações políticas dos manifestantes ou fotógrafos pois, estava claro, ia dar no que deu.
De qualquer forma, o tópico seguiu, com pouca ação da moderação (houve, de fato, um trancamento e uma mudança de área) em passagens muito ofensivas e/ou pessoais que em nada contribuíam para o tema ou o fórum. Exemplos? Desde a discussão pessoal entre anngelone e efilho até postagens como essas:
« Resposta #29 Online: 07 de Setembro de 2016, 02:19:45 »
Citação de: efilho em 07 de Setembro de 2016, 00:51:04
Você deve se debulhar em lágrimas ao abrir qualquer jornal com fotos desses agitadores.
Eu falo por mim. Não sou o que as pessoas chamam de esquerda pois não tenho empatia alguma pelo Lula nem pela Dilma (o que não me faz pró temer, aécio, bolsonaro e outras tralhas, pra esclarecer). Dito isso… Achei bem desnecessário o comentário que fez na página anterior e neste citado. Curioso que vc é quase sempre calado nesta área. Mal fala de fotografia, pra ser sincero. É um cara que prefere falar sobre specs e máquina do que a fotografia em si (que não tem nada de errado nisso mas que inevitavelmente nos explica muita coisa). E quando resolve falar sobre as fotos me dá uma bola fora dessas?
Não é a primeira vez que fica soltando comentários fora de hora aqui e ali, como quando me deu alfinetada quando reclamei sobre os valores absurdos cobrados por uma determinada marca. Como se eu tivesse passando por alguma dificuldade financeira ao reclamar dos preços… Preferi não me expor (dizer o que posso e o que tenho) pra você não passar vergonha.
Agora vamos voltar ao que interessa… que não parece ser muito a sua praia: Fotografia.
“e assim, os esquerdopatas vão ao delirio” (aviason, Resposta #62 Online: 10 de Setembro de 2016, 20:33:26 ). Vejam-se as imagens postadas em #65 Online: 10 de Setembro de 2016, 21:04:11, pura ofensa e provocação quando o tópico não estava indo nessa linha.
“E os direitodebeismentais também ” (Marcelo, Resposta #64 Online: 10 de Setembro de 2016, 20:48:22)
“E o mimimi continua…com textos enormes que ninguém tem paciência pra ler e aquela velha e conhecida vontade incontida de parecer um intelectual.”
E DEZENAS de outras espetadas e ofensas diretas… E o tópico seguindo.
Aí, vem o Pictus e tranca o tópico porque eu respondi isso?
“Esse discurso de que quem tenta discutir a complexidade das coisas em textos inevitavelmente mais longos quer “parecer intelectual”, esse desprezo ao pensamento que não seja um meme raso que confirme uma ira tapada é tão tipico do pensamento pueril e binário. Pronto, fui direto.”
Ainda indicando que essa seria seria, ESPECIFICAMENTE, a postagem responsável pelo trancamento. Mesmo? Se ainda fosse pelo “conjunto da obra”.
A declaração mais ofensiva do tópico foi a de que quem desqualifica a fala do outro, chamando de “mimimi”, desqualifica o outro, dizendo que quer “parecer intelectual”, faz discurso pueril e binário? Isso é realmente o ápice da ofensa? Isso, no contexto, pode ao menos ser considerado ofensa?
Ô, moderação, pera lá… A maneira como a questão foi conduzida foi muito “pueril”, muito “binária”.